Aquele papo do seu professor da segunda série de que em alguns anos não teríamos mais papel está cada vez mais próximo de se tornar realidade. A Sony anunciou um “papel eletrônico” chamado Digital Paper que será testado em três universidades japonesas e deve chegar ao mercado ainda em 2013.

A tecnologia adotada no Digital Paper não é nova: ele usa e-ink, presente principalmente nos e-readers e que gasta pouquíssima bateria. Tanto que a Sony promete que a bateria dure três semanas sem o Wi-Fi conectado.

digital paper

Falando do tamanho, pela foto dá para ver que ele é muito fino. Não tanto quanto uma folha papel, mas tem 6,8 mm de espessura (pelas contas que fiz aqui, por curiosidade, dá cerca de 92 folhas empilhadas) e pesa 385 gramas.

A tela é flexível, capacitiva, tem 13,3 polegadas – para ficar do tamanho de uma folha A4 – e resolução de 1600×1200 pixels. O Digital Paper também tem uma caneta Stylus, que é uma ótima – e previsível – solução para anotar coisas.

O protótipo tem espaço de armazenamento de 4 GB, expansível com microSD, conexão Wi-Fi e compatibilidade apenas com arquivos no formato PDF. Mas deve haver mudanças até o lançamento, que ainda não tem data prevista ou estimativa de preço.

Com informações: TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dinart Filho
Chegou tarde, a Wacom já inventou o Inkling..... e não deu certo :)
Thanara Corrêa
Poxa, vida legal pra faculdade.
Theus
Seu Galaxy Note não tem tela flexível! :s
portela.thiago
Seu galaxy note não tem bateria q dure 3 semanas...
portela.thiago
500 gramas no máximo (se vc considerar q deve comprar um case para protegê-lo). 4gb podem armazenar, dependendo do pdf, algo em torno de 16 mil páginas. Vc q utilizou apostilas em algum momento durante sua escolaridade e formação academica, quanto pesava cada uma delas e quantas páginas elas possuiam? Se pensarmos em livros digitais então, já pensou levar aquela bíblia q é o livro de Bioquímica num dispositivo q é só 1/8 do peso?? Quem dera isso existisse na época da minha faculdade.
portela.thiago
Mas eu acho q é esse o propósito mesmo... imagina quantas páginas em pdf 4gb podem armazenar... Pra quê se matar carregando tanto peso de livros e mais livros (sofri muito com isso na facu) qdo tudo pode estar armazenado num dispositivo de 385 gramas? A saúde da sua coluna agradeçe!
Edmilson
Se o custo for baixo, a bateria durar, ele ler pdf, txt, docx e xlsx, alem de um sistema simples de salvar/mudar de páginas me interessaria bastante.
maxikd
acho que usaria. abandonei cadernos faz tempo, e agora só levo folhas e caneta pra faculdade. com um desses, não precisaria levar mais nada.
Renan Dias Serrou
Eu compraria fácil :D
Lekynus Sama
Com tela e-ink nunca vi, mas muitos tablets e smartphones já suportam reconhecimento de escrita
Lekynus Sama
não duvido que no ano que vem lancem um eReader com função Digital paper, isso sobstituiria aquelas mochilas pesasas que as crianças levam. Afinal bastaria elas carregarem um eReader(180g) e um Digital paper(380g), ao invez de varios livros e cadernos que passam facilmente dos 10% maximo de peso que uma criança pode levar nos ombros
Lekynus Sama
ele deve custar o mesmo que um eReader, por volta dos 400 reais.
Lekynus Sama
chega de comprar caderno todo ano, vc compra um desses pro seu filho quando ele entrar na 1 serie e ele usa até acabar a facul xD
Gustavo Bennemann de Moura
Eu quero muito isso. Só eu acho isso super pratico? Se alguém conhecer um similar já disponível no mercado, favor comentar aqui :D
goo_dsd
Legal agora quero ver como irão fazer bolinha de papel (joga a carcaça do aparelho no colega não e uma boa ideia) Bem legal eu aprovo bom que não vou precisar gasta nem um centavo com cadernos pesados.
Exibir mais comentários