Início » Celular » Categoria ‘explícita’ aparece para desenvolvedores da iTunes AppStore [e some logo depois]

Categoria ‘explícita’ aparece para desenvolvedores da iTunes AppStore [e some logo depois]

Por
9 anos atrás

Essa semana a Apple excluiu mais de 5 mil aplicativos da iTunes AppStore que a empresa determinou que teriam ‘conteúdo sexual’. Segundo o diretor de Marketing, Phil Schiller, a remoção foi feita baseada na reclamação de usuários da própria AppStore, muitos deles mulheres. Mas ao fazer isso, a Apple recebeu uma avalanche de críticas e reclamações de ambos os lados: tantos dos usuários de iPhone e iPod Touch quanto dos desenvolvedores que tiveram suas apps retiradas.

Hoje, no entanto, a empresa parece ter resolvido se retirar da posição de censora e deverá abrir novamente as portas da sua loja de aplicativos para os programas indecentes. Ao menos é o que indica a ferramenta de envio de aplicativos na área de desenvolvedores, que passou a ter a categoria “Explicit” dentre as demais.

A nova categoria, no entanto, não aparece ainda na loja de aplicativos. Porém, ao que parece, os usuários das plataformas móveis da Apple poderão novamente usufruir de conteúdo que poderá ser até ainda mais indecente do que os anteriormente disponíveis. Afinal, uma categoria explícita demanda Apps explícitas. Nada de mulheres de biquíni dessa vez.

Ainda que a categoria seja criada e utilizada pelos desenvolvedores, não acho que isso vá melhorar a posição atual da Apple, que continua a usar regras de rejeição absurdamente caóticas e que se contradizem o tempo todo. Mas ao menos é um passo na direção certa. [TUAW]

[Atualização às 18:50]: De acordo com comentários de desenvolvedores nos blogs Gizmodo, Engadget e outros, a categoria Explicit foi retirada da ferramenta de envio de aplicativos. Da mesma maneira que apareceu, a categoria sumiu: sem explicação nenhuma por parte da Apple. Mas ao menos foi divertido especular.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.