Motorola Edge 50 é anunciado em três versões; veja preço
Motorola promete a melhor câmera já vista num smartphone da marca. Aparelhos trazem recursos inteligentes sob a chancela do Moto AI.
Motorola promete a melhor câmera já vista num smartphone da marca. Aparelhos trazem recursos inteligentes sob a chancela do Moto AI.
(México) A Motorola renovou os celulares premium com o lançamento do Motorola Edge 50 Ultra, do Motorola Edge 50 Pro e do Motorola Edge 50 Fusion nesta terça-feira (dia 16/04). Por ora, sabemos o preço apenas da versão Pro: R$ 3.499. Eu estive com os smartphones e posso dizer que estão leves, com visual moderno, agradável de ser manuseado. Todos rodam sistema Android 14.
Os smartphones contam – pela primeira vez nesta indústria – com validação de cores da Pantone, consultoria conhecida por escolher a cor do ano. Isso significa que tanto a tela quanto as câmeras reproduzem tons fiéis à realidade.
Trilhando caminho similar ao do Galaxy AI, da Samsung, a Motorola apresenta a marca Moto AI para indicar recursos que utilizam inteligência artificial. A diretora executiva de marketing global, Nicole Hagen, destaca uma ferramenta que personaliza o papel de parede do dispositivo a partir de uma foto feita pelo usuário. Dá para combinar o wallpaper com a blusa do dia.
O Moto AI também está presente nas câmeras. Em conversa com o Tecnoblog, o gerente de marketing global Thomas Milner elogia a tecnologia de estabilização adaptativa em momentos muito movimentados, como ao praticar um esporte radical. A gravação de vídeo realiza a estabilização para que as imagens fiquem firmes, ainda que, para isso, precise descartar alguns detalhes que aparecem nos cantos da cena. Este “recorte” pode ir de zero a 40% no Edge 50, enquanto fica sempre travado em 30% no iPhone, de acordo com ele.
Por outro lado, a suíte de IA da Motorola não tem funções como sugestão de escrita e ortografia no WhatsApp ou intérprete em chamadas telefônicas – algo que se vê no Galaxy S24. Também fica devendo o Circule para Pesquisar, função que aparece entre as mais utilizadas pelos adeptos da rival Samsung.
Os sucessores da linha Motorola Edge 40 refinam a identidade visual de outrora. Talvez um dos pontos de maior destaque seja a traseira, já que os telefones não possuem um módulo de câmera exageradamente sobressaltado, conforme temos visto em smartphones rivais.
Além disso, a Motorola segue utilizando materiais diferentes. Um dos modelos do Edge 50 Ultra é feito num polímero perolado italiano de toque suave, que lembra bastante marfim. Ele é feito à mão. Há ainda opções em madeira, camurça e vegan leather (ou seja, aquele material sintético com textura que lembra couro).
A linha Edge 50 é inteirinha protegida pelo IP68 contra água e poeira. O visor também conta com Gorilla Glass, mas o nível de proteção depende de cada modelo – veja em detalhes na ficha técnica ao fim do texto.
Milner, o executivo da Motorola, se diz orgulhoso com a qualidade das fotografias feitas pelos novos Edge. Os três smartphones contam com câmera principal de 50 MP. Já o restante da tecnologia fotográfica vai depender das necessidades do usuário e de cada modelo.
Tome o Ultra como exemplo: ele traz uma lente periscópica pela primeira vez nos produtos Motorola. Já consagrada em aparelhos da Huawei e Samsung, permite que a teleobjetiva realize uma maior aproximação. O zoom ótico é de 3x e o híbrido pode chegar a 100x. Cabe dizer que, na minha experimentação no México, ele se mostrou mais interessante em registros de até 20 ou 30x. A Realme recentemente anunciou o Realme 12 Pro Plus no Brasil também com esta tecnologia.
Este assunto sempre dá o que falar. Na semana passada, publicamos uma reportagem na qual representantes da Motorola explicam a maneira com que a empresa aborda a questão. Os dois executivos da marca são muito claros ao prometer que as versões Ultra e Pro receberão três novas versões de Android e quatro anos de pacotes de segurança. Menos prestigiado, o Fusion receberá duas versões e três anos de suporte de segurança.
A Motorola revelou que o Motorola Edge 50 Pro tem preço sugerido de R$ 3.499. As vendas começam nesta terça-feira nos canais próprios, em lojas parceiras e nas unidades da Claro. Não se sabe o preço do Edge 50 Ultra, que certamente custará mais caro; nem do Edge 50 Fusion, que sairá por uma cifra menor.
Thássius Veloso viajou para Tulum, no México, a convite da Motorola