Galaxy S24 terá ferramenta Circle to Search, do Google; veja como funciona

Circle to Search será exclusivo para Galaxy S24 e Pixel 8. Modelos de IA do Google também estão presentes no novo smartphone da Samsung.

Giovanni Santa Rosa
Por
Tela de smartphone com imagem de um cachorro de óculos de natação. Há um círculo nos óculos
Gostou dos óculos de natação do cachorro? No Galaxy S24, é só usar o atalho e circular o item (Imagem: Divulgação/Google)

O Google anunciou um novo método de fazer pesquisas visuais, chamado Circle to Search (circule para buscar, em tradução livre). Ao acionar o atalho, basta circular, riscar ou escrever na tela para selecionar o que você deseja procurar. A ferramenta estará disponível em 31 de janeiro para o Galaxy S24, o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro.

Para ativar o Circle to Search, basta tocar e segurar o botão Home ou a barra de navegação do Android. Ao fazer isso, o sistema “congela” a imagem da tela. Aí, basta circular uma área específica, tocar em um item ou riscar uma parte de um texto para fazer uma busca.

O Google dá alguns exemplos disso. Ao ver um vídeo de look do dia, dá para ativar o Circle to Search para procurar qual o modelo dos óculos ou de que loja é a bolsa que aquela pessoa está usando.

Tela de smartphone. O recurso Circle to Search é ativado sobre um vídeo de look do dia. O usuário rabisca uma bolsa para pesquisar por ela no Google.
Circle to Search também funciona rabiscando (Imagem: Divulgação/Google)

A empresa também diz que o multisearch, que permite fazer pesquisas com texto e imagens ao mesmo tempo, também está presente na nova ferramenta.

Como exemplo, o Google mostra uma pessoa ativando o Circle to Search ao ver uma foto de um corn dog. Depois de circular a comida, ela faz a pergunta “por que isto faz tanto sucesso?” — o sistema entende que “isto” é o corn dog, sem precisar usar o nome correto.

Tela de smartphone. Usuário vê uma foto de corn dog em uma rede social e circula. Após a busca, a pessoa digita "por que isto é tão popular?", em inglês.
Circle to Search pode combinar buscas em imagem e texto (Imagem: Divulgação/Google)

Por fim, o Google também tem um exemplo envolvendo textos. Uma pessoa postou um vídeo na rede social com a expressão “thrift flip”. O usuário, para descobrir o que significa, usa o Circle to Search e risca essas palavras. O buscador, então, explica que o significado é restaurar coisas compradas em brechó.

Galaxy S24 vai usar Gemini, modelo de IA do Google

As novas formas de fazer buscas não são as únicas novidades do Google envolvendo o novo smartphone da Samsung. As duas empresas fizeram uma parceria para que o aparelho use o Gemini, modelo de inteligência artificial anunciado em dezembro de 2023.

O aplicativo de notas, o gravador e o teclado do Galaxy S24 vão usar o Gemini Pro na nuvem para fazer resumos, e a galeria do smartphone terá recursos de edição com base no Imagen 2, modelo do Google para gerar imagens.

Imagem de troca de mensagens. Uma delas têm duas reações: um emoji com corações no olhos e um gato
Modelo Gemini Nano é capaz de transformar seu gato em emoji (Imagem: Divulgação/Google)

O Galaxy S24 também terá o Gemini Nano embarcado no aparelho. Este é o menor modelo de IA do Google, projetado para rodar localmente em smartphones. O Pixel 8 Pro também conta com essa tecnologia.

A principal utilidade do Nano é criar mensagens em diferentes estilos — formal, informal, feliz, artístico e mais. O modelo também é capaz de criar emojis a partir de fotos, com a função Photomoji.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados