Como não perder qualidade em fotos e vídeos publicados no Instagram

Tutorial ensina a ativar a alta qualidade em fotos e vídeos postados no Instagram Stories, Feed ou Reels; ajuste é feito no aplicativo da rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Descubra como evitar que suas fotos e vídeos fiquem com aspecto pixelado no Instagram (Imagem: Vitor Padua/Tecnoblog)

A qualidade de fotos e vídeos no Instagram se refere à percepção do produto final exibido aos usuários e inclui fatores como resolução, nitidez e processamento. Para melhorar a qualidade das mídias publicadas no Instagram Stories, Feed ou Reels, dá para ajustar o app do celular para carregar sempre o melhor arquivo possível.

Ao ativar o modo de alta qualidade no Instagram, a rede social não fará distinção da conexão que está sendo usada no momento para fazer a compressão dos arquivos. Isso quer dizer que o app pode gastar mais dados, independentemente de estar no Wi-Fi ou em redes 4G e 5G.

Vale ressaltar que esse maior consumo de dados pode esgotar mais rapidamente o pacote de dados móveis do plano de celular.

Dependendo da rede usada no momento, o upload de fotos e vídeos em alta qualidade pode levar mais tempo. Isso vai depender da cobertura e estabilidade do sinal da operadora.

A opção de alta qualidade está disponível no aplicativo do Instagram para celulares com Android ou iOS.

A seguir, veja como não perder qualidade em posts do Instagram:

1. Acesse seu perfil no Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular Android ou iPhone e toque na sua foto de perfil, no canto inferior direito da tela.

Captura de imagem do aplicativo Instagram indica como acessar o perfil do usuário

2. Acesse o menu do Instagram

Toque no menu do Instagram, ícone com três riscos horizontais no canto superior direito. Depois, selecione a opção “Configurações e privacidade” para continuar.

Capturas de imagens do aplicativo Instagram indica como acessar o menu principal e a área Configurações e privacidade

3. Toque em “Uso de dados e qualidade da mídia”

Desça a tela do app até encontrar a seção “Seu app e suas mídias” e toque na opção “Uso de dados e qualidade da mídia”.

Capturas de imagens do aplicativo Instagram indica como acessar a seção "Uso de dados e qualidade de mídia"

4. Ative a opção “Carregar em alta qualidade

Na área “Qualidade de carregamento de mídia”, ative a opção “Carregar em alta qualidade”.

Capturas de imagens do aplicativo Instagram mostra como ativar a opção "Carregar em alta qualidade"

Por que as fotos perdem qualidade no Instagram?

O Instagram usa um algoritmo de compressão para diminuir o tamanho de imagens com mais de 1.080 pixels de largura e de 1.350 pixels de altura. Isso permite que os arquivos carreguem mais rápido e ocupem menos espaço nos servidores da rede social.

Aqui vale citar que o formato de imagem dos Stories é de 1.080 por 1.920 pixels. Assim, quando o recurso “Carregar em alta qualidade” está desativado, a plataforma reduz automaticamente o tamanho das mídias para se adequar aos próprios parâmetros.

Por esses motivos, as fotos e vídeos do Instagram costumam ter a qualidade afetada após a publicação. Em alguns casos, eles podem ganhar um aspecto borrado ou levemente pixelizado por conta da compressão.

Colocar música nos Stories do Instagram faz perder qualidade?

Sim. Publicar um story com música ou várias mídias, como GIFs e avatares, afeta a qualidade da imagem. Caso a opção “Carregar em alta qualidade” esteja desativada, o Instagram vai reduzir a resolução da foto ou do vídeo com muitos elementos para priorizar a velocidade do carregamento.

Fazer publicações no Instagram usando a rede móvel faz perder qualidade?

Os posts do Instagram feitos com a rede 4G ou 5G não perderão a qualidade se a opção “Carregar em alta qualidade” estiver ativada e a opção “Economizar dados” estiver desativada. Caso contrário, o Instagram tentará comprimir ainda mais os arquivos para se adequar à rede do celular e não consumir tanto do pacote de dados móveis, o que impacta a qualidade das publicações.

Usar filtros no Stories prejudica a qualidade das fotos e vídeos no Instagram?

Sim. Os filtros do Stories do Instagram que mudam drasticamente cores e tons podem interferir na qualidade das mídias após a publicação. Algo semelhante pode ocorrer com fotos e vídeos com edições excessivas, mesmo que as alterações tenham sido feitas fora da rede social.

Posso escolher a qualidade das fotos e vídeos no Reels do Instagram?

O recurso “Carregar em alta qualidade” é válido para a qualidade de Reels do Instagram. Contudo, é possível ativar ou desativar a opção nas “Configurações Avançadas” na tela antes de compartilhar um reel.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados