Início » Brasil » Casos de selfies nas urnas vão parar na Justiça

Casos de selfies nas urnas vão parar na Justiça

Avatar Por

Apesar dos alertas, eleitores em todo o país decidiram registrar o momento do voto e publicar nas redes sociais. Sejam selfies ou fotos da urna, fato é que a Justiça Eleitoral vai investigar as postagens. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, afirmou na tarde de hoje que o órgão irá apurar se as fotos foram publicadas neste domingo ou se são registros de eleições anteriores. A punição para quem for flagrado assim é de 15 mil reais e mais dois anos de detenção.

De acordo com o ministro Toffoli, a proibição de fotos tem um motivo muito simples: impedir a comprovação do voto. Pode parecer besteira, mas por meio da foto comprovando o sufrágio, pessoas mal intencionadas poderiam confirmar uma relação de troca de favores. A preocupação não é com a “vaidade” dos eleitores em postar os selfies, segundo ele.

Eleitor publica foto da urna

Eleitor publica foto da urna

O Twitter e o Instagram já apresentam diversos registros fotográficos do momento do voto. A moda não é exclusiva dos eleitores anônimos, por assim dizer. A empresária Paula Lavigne, ex-mulher do cantor Caetano Veloso, publicou no Facebook a cola inteira com suas escolhas para deputados federal e estadual, senador, governador e presidente.

O comediante Hélio de La Peña publicou a foto que abre este artigo no Instagram dele. Em seguida, apagou a mensagem. Ele pediu desculpas...

...mas publicou a cola mesmo assim.

Na própria postagem, alguns fãs alertam de que o procedimento não está correto. Aliás, este é um comportamento bastante comum: após a publicação da foto, aparecem internautas avisando sobre as restrições. Criaram (claro!) até um blog no Tumblr para reunir os flagras de pessoas na cabine de votação.

Vale lembrar que a proibição não vale só para os selfies e as fotos. De acordo com a lei 9.504, é proibido portar “aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabina de votação”. Os mesários foram orientados a pedir que os cidadãos deixem os equipamentos eletrônicos com eles. O registro também pode ser considerado boca de urna, ilícito que prevê multa de 5 mil a 15 mil reais, mais seis meses a um ano de detenção, tendo como alternativa prestar serviços à comunidade.

O ato também incorre como violação ou tentativa de violação do voto, o que dá até dois anos de prisão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
O povo está fazendo selfie com parentes mortas, imagine votado. O mais engraçado é ver pessoas que se dizem "educadas" e que bem informadas, fazendo merda.
Guilherme C.
Quando vi o caso dos Correios fui até ver esperando ser mais um escândalo. Mas quando vi o vídeo quase ri. Não tinha nada de mais.

O caso dos Correios parece esquizofrenia. Todos os candidatos usam os Correios pra entregar seus materiais. Por exemplo, o Aécio teve mais de 11 milhões de materiais de campanha entregues pelos Correios (a falha na entrega que alguns acusaram foi de 0,009% das postagens). Juntando Aécio, Anastasia e Pimenta, foram postados quase 30 milhões de materiais de campanha pelos Correios.

Uma pena a política do Brasil não ser baseado em propostas, mas sim em factoides.
Marcos Tony Lehmann
O ministro Dias Toba festá tão arvorado com o 'crime' dos eleitores e querendo aplicar os 'rigores da lei' pelo ato odioso, mas permanece caladinho sobre o uso dos Correios para fazer campanha dia e noite para a dupla nefasta Dilma-Pimentel aqui no meu estado. Que coisa...
Victor Martins
http://fraudenaseleicoes.tumblr.com/

E sobre esses casos?
Guest
http://fraudenaseleicoes.tu...E sobre esses casos?
Edmilson_Junior
Eu fui votar, tirei o fone da orelha por vontade própria e coloquei no ombro, com o celular ainda no bolso enquanto votava por que os mesários não estavam nem ai.
Edson Malheiros de Castro
O comentário... "Errei, foi mal. Pronto, resolvido. Ou quase...". Esse comportamento está cada vez mais comum... pessoas comentem infrações e logo depois assumem o erro e pedem desculpas como se fossem ficar isentas de punições relacionadas ao ato. Talvez por falha no sistema judiciário ou de fiscalização.
Luiz Henrique
E a governabilidade?
Luiz Henrique ?
E a governabilidade?
Claus by the Wind
Sempre isso né? Ser corrupto e roubar milhões e o krl a 4: dá em nada.


Ter que se matar 8h por dia pra ganhar 2k e tirar uma foto na urna: ser preso por até 2 anos e ter que pagar 15k
Kazz
Sobre a cola dele: Votar em candidatos de partidos com ideologias diferentes é a mesma coisa que amarrar várias carroças em direções opostas e querer que elas cheguem a algum lugar.

Just saying.