Início » Celular » Lumia 730 capricha nas selfies e no custo-benefício

Lumia 730 capricha nas selfies e no custo-benefício

Com preço oficial de R$ 699, modelo é uma opção para quem procura boa experiência no Windows Phone, mas sem gastar muito

Emerson Alecrim Por
Nota Final 8.6

As imagens de autorretrato ganharam um termo próprio, selfie, por um motivo especial (e um tanto óbvio): o advento da fotografia digital tornou esta uma prática bastante difundida. O Lumia 730 é, digamos assim, um smartphone que leva este conceito muito a sério.

O modelo é equipado com uma câmera frontal mais parruda que a média (para uma câmera secundária) que visa justamente valorizar a tomada de selfies. Além disso, há alguns recursos de software que facilitam a tarefa e, dependendo das circunstâncias, até a deixam mais divertida.

Mas o Lumia 730 também é um dispositivo que tenta conquistar o usuário pela relação custo-benefício. O seu conjunto de hardware não está entre os mais avançados do mercado, por outro lado, não torna o modelo um smartphone essencialmente simplista: tela de 4,7 polegadas, processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz e 1 GB de RAM fazem parte do pacote.

Externamente, o dispositivo possui traços que a gente reconhece facilmente em outros modelos da linha Lumia, mas este aspecto não o deixa menos apresentável.

Mas o que importa mesmo é saber se, no dia a dia, a experiência de uso do Lumia 730 é boa: o desempenho é satisfatório? A bateria dá conta do recado? As câmeras executam a contento as funções que lhe cabem? Me acompanhe neste review para descobrir.

Design e pegada

Ao ter o Lumia 730 em mãos, o primeiro detalhe que eu notei foi a sua leveza. O aparelho pesa 130 gramas. Não é o mais leve do mercado, certamente, mas a diferença é perceptível em relação aos "irmãos" Lumia 930 (167 gramas) e Lumia 830 (160 gramas).

Estes dois têm uma moldura metálica que, além de deixar seu visual bastante sofisticado, transmite sensação de robustez. Mas este componente também influencia no peso, ainda que pouco.

Lumia 730

No Lumia 730, as bordas e a traseira formam uma peça única. Não há metal ali, mas o material empregado - um policarbonato fosco (brilhante no modelo laranja) - é bastante suave e praticamente imune a marcas de dedos. Uma sujeirinha ou outra pode conseguir se fixar no componente, mas não há rebarbas ou proeminências que dificultem a sua remoção.

A textura, seja fosca ou brilhante, se não melhora a pegada, também não interfere nela. Na verdade, a característica que mais soma pontos neste aspecto é a curvatura das laterais: este detalhe torna o encaixe dos dedos ao redor do aparelho firme e confortável.

Lumia 730

Os lados superior e inferior são, em contrapartida, retos. O primeiro tem, ao centro, a entrada P2 para fones de ouvido. O segundo fica com a porta micro-USB. A lateral esquerda simplesmente não é usada, enquanto que a direita concentra os botões de liga/desliga e volume - é um detalhe irrelevante, mas eles me pareceram mais "moles" que o ideal.

Lumia 730

Sentiu falta de alguma coisa? Eu também (acho que os Lumia 930 e 830 me deixaram mal acostumado): o Lumia 730 não tem botão físico dedicado à câmera. Para um modelo tão receptível a fotos (selfies, sendo mais preciso), é uma ausência bastante sentida, mas compreensível se levarmos em conta que estamos falando de um smartphone de custo intermediário.

Os slots para o cartão microSD e chips das linhas telefônicas (o 730 é dual-SIM) ficam na parte interna. A tampa traseira envolve o aparelho de tal forma - do corpo, só a tela fica exposta - que é difícil acreditar que este componente é removível, assim como a bateria.

Lumia 730

A traseira em si é toda lisa, como você já notou. Ou quase: há uma elevação ao redor da câmera, mas tão discreta que você só a percebe tateando ou observando com muita atenção (faça o teste na imagem logo abaixo). Já as extremidades superior e inferior têm uma leve curvatura que as deixam ligeiramente mais finas.

Lumia 730

Lumia 730

Falando neste aspecto, a espessura agrada: o Lumia 730 tem 8,7 mm. Dá para transportá-lo confortavelmente no bolso.

Tela

A Microsoft equipou o Lumia 730 com uma tela de 4,7 polegadas e resolução de 1280x720 pixels. Uma combinação que me pareceu muito equilibrada: as dimensões são suficientes para visualizar imagens e textos com conforto e a densidade (316 ppi) torna a identificação de pixels muito difícil.

O visor possui tecnologia OLED, portanto, exibe preto "profundo" e cores bastante "vivas", mas sem tornar a saturação um problema.

Lumia 730

Também não há o que reclamar dos níveis de contraste e brilho, que possibilitam a visualização satisfatória do conteúdo da tela até mesmo em situações de forte incidência de luz - como quando você caminha no parque em um dia ensolarado, por exemplo. Nos testes feitos em ambientes claros e escuros, o sensor de luminosidade propiciou os ajustes automáticos adequados para cada situação.

Observar a tela a partir de ângulos variados - útil para quando há várias pessoas juntas vendo fotos no aparelho, por exemplo - também não foi nenhum sofrimento.

Assim como tem feito com modelos mais simples da família Lumia, a Microsoft optou por não colocar os botões básicos do sistema - Voltar, Home e Pesquisar - de maneira fixa logo abaixo da tela. Estes foram incorporados à interface.

Lumia 730

Eu considero os botões fixos mais práticos. Nos virtuais, dependendo do aplicativo, você precisa dar um toquinho na tela para os botões aparecerem. Mas esta é uma questão de gosto pessoal: na prática, a integração dos botões à interface não prejudica a experiência de uso.

Sem e com a barra de botões

Sem e com a barra de botões

Um detalhe que me agradou bastante foi a minha dificuldade em deixar marcas de dedos no visor. Quer dizer, não é bem dificuldade: elas se fixam lá, mas não me pareceram tão perceptíveis quanto em outros Lumia já testados por este que vos escreve.

Software

Assim como o Lumia 830, o Lumia 730 chega às prateleiras com o Lumia Denim, um pacote de recursos complementares à atualização GDR 1 do Windows Phone 8.1.

Vários recursos bacanas são provenientes daí, como a ativação da assistente de voz com o comando "Hey, Cortana" (inicialmente, funcional apenas em modelos Lumia mais avançados, portanto, não é o caso do Lumia 730) e o Espaço de Aplicativos (App Corner), que permite a criação de uma tela inicial secundária formada por apps selecionados. O recurso é útil para criar um perfil customizado de trabalho ou para emprestar o aparelho a alguém.

Espaço de Aplicativos

Espaço de Aplicativos

A atualização de um dos melhores apps de fotos do momento, o Nokia Camera, também é uma das novidades disponíveis para o 730. Renomeado para Lumia Camera, o app ganhou poucas mudanças, mas está notoriamente mais rápido no processamento de imagens.

Lumia Camera

É uma pena o Lumia 730 não contar com o Glance. Quando testei o Lumia 830, pude constatar que o recurso é mesmo relevante. A ferramenta exibe horas, data e notificações na tela de bloqueio consumindo o mínimo de energia. É realmente útil visualizar estas informações sem ter que entrar no sistema ou apertar o botão de liga / desliga.

Câmeras

Câmeras frontais sempre serviram a dois propósitos: registrar autorretratos e, principalmente, permitir ao usuário participar de videoconferências a partir de serviços como Skype e Hangouts. Como tirar fotos sem olhar para a tela é uma experiência ruim e conversas por vídeo precisam ser otimizadas ao máximo para poupar largura de banda, nunca houve grande preocupação dos fabricantes em implementar câmeras frontais mais avançadas.

Lumia 730

Mas as selfies deram uma nova perspectiva para as câmeras na frente do smartphone e o Lumia 730 é um dos primeiros modelos que vêm para atender a este "chamado". E o faz com maestria.

Além de 5 megapixels, abertura de f/2,4 e gravação de vídeos em 1080p, a câmera frontal do Lumia 730 possui uma lente grande-angular que propicia um amplo campo de visão. Na prática, isso significa que, se você tirar uma “foto de galera”, terá mais facilidade para fazer todo mundo caber na imagem.

Como se não fosse suficiente, o app Lumia Selfie (que não é exclusividade do 730, você pode instalá-lo em seu Lumia inclusive para usá-lo com a câmera traseira) dá mesmo aquela ajuda. Você pode editar as dimensões da imagem (deixá-la quadrada, por exemplo), ajustar o brilho, aplicar efeitos, entre outros.

Lumia Selfie

Lumia Selfie

Além de fácil de usar, o Lumia Selfie é rápido e conta com um temporizador que dispara a foto 2, 5 ou 10 segundos depois que você clicar no botão correspondente. Também dá para tirar selfies automaticamente, basta seguir as instruções da câmera. Para seres nada fotogênicos como eu, esta função "quebra um galhão".

A qualidade das imagens também agrada, pela fidelidade de cores e o pouco ruído. Nos ambientes com baixa iluminação, os ajustes automáticos conseguem amenizar a falta de flash na frente, mas sem fazer milagres. A galeria abaixo mostra algumas imagens feitas com a câmera frontal.

A câmera traseira, por sua vez, tem 6,7 megapixels, lente Carl Zeiss, f/1,9 de abertura, sensor de 1/3,4 polegadas e flash LED. Como é possível notar, esta não é uma câmera das mais avançadas. Mesmo assim, ela consegue desempenhar bem o seu papel, especialmente se levarmos em conta a categoria intermediária do Lumia 730.

Lumia 730

Eventualmente, você pode encontrar alguma perda de nitidez e cores excessivamente saturadas em alguns pontos das fotos, mas nada potencialmente desabonador. A abertura de f/1,9 permite mais captura de luz, o que facilita a obtenção de boas imagens em ambientes internos ou ao entardecer, por exemplo.

Foto com a câmera traseira do Lumia 730

Foto feita com a câmera traseira do Lumia 730

Foto com a câmera traseira do Lumia 730

Foto com a câmera traseira do Lumia 730

Na gravação de vídeos, é possível fazer registros com até 1080p e 30 frames por segundo, como mostra o exemplo a seguir.

De modo geral, o único aspecto digno de alguma lamentação em relação às câmeras é a ausência do botão físico de disparo. Mas dá para viver bem sem ele.

Desempenho

Como você já sabe, o Lumia 730 é equipado com um processador quad-core (núcleos Cortex-A7) Snapdragon 400 de 1,2 GHz, GPU Adreno 305 e 1 GB de RAM.

Esta combinação está longe de ser a mais avançada do mercado, mas se dá bem com o Windows Phone 8.1 - por si só, uma plataforma bastante otimizada no consumo de recursos - e com a proposta de "bom e barato" do Lumia 730.

Prova disso é que o aparelho executou bem todos aplicativos testados, inclusive os mais exigentes, como o jogo Asphalt 8: Airborne, que quase sempre figura em nossos reviews. Assim como no Lumia 830, que têm o mesmo conjunto de SoC e RAM, o game só apresentou alguns sinais de esforços na presença de muitos itens na tela. Mas foram "congeladas" tão discretas que quase passaram despercebidas.

Lumia 730

De modo geral, só uma ocasional demora em abrir aplicativos e recursos pesados lembrará o usuário de que dentro do Lumia 730 há um processador não muito avançado.

Nos momentos de trabalho intenso, você poderá notar algum aquecimento na parte traseira do aparelho (como acontece com boa parte dos smartphones), mas nada que impeça o seu uso. Dos modelos mais recentes da linha Lumia, o 930 continua sendo o que mais perde pontos neste aspecto (mas, novamente, não é nada que interfira na utilização diária).

Para armazenamento de dados, o modelo oferece 8 GB, com pouco mais da metade deste total disponível para o usuário. É uma capacidade dentro da média. Se você precisar de mais, pode recorrer a um cartão microSD de até 128 GB.

Bateria

Se você não exagerar em jogos e aplicativos exigentes, os 2.200 mAh da bateria do Lumia 730 serão suficientes para o smartphone aguentar um dia inteiro afastado das tomadas.

Lumia 730

Executei as seguintes atividades para avaliar a autonomia: filme Bastardos Inglórios (1h52min) via Netflix com a tela no brilho máximo, 30 minutos do jogo Asphalt 8: Airborne, 2 horas de música via MixRadio com alto-falante ativado, HERE Maps por quase 40 minutos em um percurso de carro, 20 minutos de conversa no Skype (também via Wi-Fi) e 10 minutos de ligação.

Estes testes foram feitos com a bateria em 94%. No final do dia, a carga estava em 29%.

Na recarga, o Lumia 730 levou 2h38min para ir de 10% a 100%, ou seja, está dentro da média.

Conclusão

O 730 não é o Lumia mais bonito do mercado (o que não quer dizer que seja feio), muito menos o mais sofisticado. Mas, inegavelmente, é o modelo que se sobressai no aspecto em que é mais difícil encontrar equilíbrio: a relação custo-benefício.

No Brasil, o aparelho tem preço oficial de R$ 699. Mas alguns varejistas já o oferecem por valores próximos a R$ 600. E, desta vez, há mais opções de cores por aqui: além do branco testado no review e do preto, também é possível encontrá-lo com tampa laranja.

Lumia 730

Com precisão quase “cirúrgica", a Microsoft soube separar os elementos certos e concentrar esforços nos itens que mais fazem diferença na experiência de uso.

Consequentemente, os botões fixos do sistema e da câmera não deram as caras, o acabamento externo é de plástico e o hardware, de básico para intermediário.

Por outro lado, a tela apresenta ótima qualidade, o aparelho se encaixa bem nas mãos, a câmera traseira entrega resultados satisfatórios e o sistema operacional é estável e otimizado o suficiente para não exigir especificações mais avançadas. São os aspectos que mais importam, não?

Além do equilíbrio alcançado, há o diferencial: a câmera frontal. A Microsoft podia apenas ter colocado um sensor com mais megapixels ali, mas se preocupou com os detalhes que tornam selfies e videoconferências mais práticas - lente grande angular e o app Lumia Selfie, em especial.

Sendo assim, vem a inevitável pergunta: será que o Lumia 730 consegue enfrentar a principal referência do segmento, o Moto G? Acredito que sim. No final das contas, o fator que acabará pesando mais na escolha do usuário é, provavelmente, as suas expectativas em relação à plataforma de cada modelo.

Lumia 730

Para quem pretende usufruir de serviços 4G, vale a pena esperar um pouquinho para pegar o Lumia 735. O modelo é idêntico ao Lumia 730, exceto pela compatibilidade com LTE e pelo suporte a apenas um chip SIM.

De acordo com a Microsoft, o Lumia 735 chega ao mercado brasileiro no final do mês com preço sugerido de R$ 899.

Ao optar por um ou outro, lembre-se de comprar ou reutilizar cabo USB e fones de ouvido. Assim como têm sido feito com outros smartphones atuais da Microsoft, nenhum destes itens acompanha os Lumia 730 e 735.

PRÓS

  • Câmera frontal com 5 megapixels e lente grande-angular
  • Tela OLED com cores vivas e níveis satisfatórios de brilho
  • Excelente relação custo-benefício

CONTRAS

  • Não é imprescindível, mas o botão físico de câmera seria bem-vindo
  • Incompatibilidade com o Lumia Glance
Nota Final 8.6

Especificações técnicas

  • Bateria: 2.200 mAh;
  • Câmeras: traseira de 6,7 megapixels, frontal de 5 megapixels;
  • Conectividade: 3G, Wi-Fi 802.11n, GPS, NFC, Bluetooth 4.0 e micro-USB 2.0;
  • Dimensões: 134,7×68,5×8,7 mm;
  • GPU: Adreno 305;
  • Memória externa: microSD de até 128 GB;
  • Memória interna: 8 GB (pouco mais de 4 GB livres);
  • Memória RAM: 1 GB;
  • Peso: 130 gramas;
  • Plataforma: Windows Phone 8.1 com Lumia Denim;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 400 quad-core (Cortex-A7) com 1,2 GHz;
  • Sensores: acelerômetro, bússola, giroscópio e proximidade;
  • Tela: OLED de 4,7 polegadas com resolução de 1280×720 pixels (316 ppi) e proteção Gorilla Glass 3.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor Mikaelson
Não. Wifi Direct faz transferência direta entre o "roteador" de ambos os celulares. É como se fosse um Bluetooth, mas através do wifi... Basicamente, é o AirDrop, da Apple.
ricardo
Não sabia dessa, cara. Mas isso seria um problema? Porque se usasse Wifi Direct ele seria dependente de internet pra enviar o arquivo, não é?
Vitor Mikaelson
Único problema na minha opinião, é que WP usa Bluetooth para transferência de arquivo via NFC. Deveria ser Wifi Direct.
ricardo
Não quis dizer que você disse que tinha (hehehe). Mas acho a presença do NFC um ponto muito positivo sim, visto que muitos não tem, inclusive o moto g 2ª geração e xiaomi redmi 2, grandes referências entre os intermediários. Mais uma bola dentro do Lumia 730.
Sergio Moreira
Não vai se arrepender, saí do Lumia 925 pelo dual sim
Sergio Moreira
aparelho não esquenta,ótima bateria sem dúvida o melhor na faixa de preço,comprei por menos de 600,00 reais por ser dual chip.vou vender meu Lumia 925 com kit capas todas as cores no ML
Iraci Falavina
"Nada de imprimir pra por na boca do sapo" hshuahs
Iraci Falavina
"Nada de imprimir pra colocar na boca do sapo" HSUAHEHHUSAE
Alexsandro Peres
Só pra lembrar: e num é que ele tem um Led escondido e que será ativado no Windows 10? Excelente iniciativa da Microsoft, mesmo que ainda "adormecido" e aguardando o suporte via software! ?
Roge
Acho que a luz de notificação tem sua importância sim, basta bater o olho no celular e de longe ver se tem alguma chamada ou mensagem perdida! Bem melhor que chegar perto do aparelho e ficar verificando através do botão, pois com tempo vc quer praticidade, é como um aviso no painel do seu carro marcando se há ou não água do arrefecimento no veiculo, isto é, não precisa ficar abrindo o capô para ficar verificando.Tem certas coisas que deveriam vir como mais um atrativo. Lembrando que a nokia tinha essa luz no antigo e66, era show de bola.
Silvestre Cantalice
SIm..são as mesmas...so muda o 4g e o 1sim, mas as capas são as mesmas
Eduardo Gonçalves
Cada telefone com a sua "Marca". Os xperias tem o led de notificação mais "visive", alguns até que fazem uma troca de cores dependendo do ritmo da musica... Mas nao acho que a falta de Um led de Notificação vai estragar um telefone, pois a maioria das pessoas procuram um smarphone pra utiilização no dia-a-dia, nao vao se importar se nao vier uma luzinha colorida
Eduardo Gonçalves
Tem que baixar um app, criador de toques... que corta a musica, mas lembrando que o toque nao pode passar de um minuto e 1mb... e tem alguns apps que ja tem os toques "cortados" que voce somente baixa
Stephanie Moreira
Todos os lumia orientam que você pegue uma música no formato .mp3 na pasta do seu computador e transfira manualmente para uma pasta no telefone chamada "ringtones". Nunca entendi muito bem essa dificuldade toda, mas...
Thales
Supera sim, pois o sistema Windows Phone é mais otimizado na utilização de bateria. Dura um dia inteiro com 3g e wifi ligado e checagem de mensagens constantes.
Thales
É o aparelho intermediário mais leve que já peguei. Mesma sensação de leveza e ao mesmo tempo segurança presenciada no seu antecessor, o Lumia 720. Pode comparar seu peso com aparelhos concorrentes (Moto G 2014, Zenfone 5, Galaxy Gran Prime entre outros) e verá que o Lumia 730 é o mais leve.
Thales
É possível utilizar qualquer cabo micro usb e qualquer fone de ouvido nos telefones nokia, inclusive aqueles da Phillips de 10 reais.
Thales
Talvez não, pois no site da Microsoft os aparelhos possuem espessuras diferentes entre si. O 720 tem 8,7mm, enquanto o 735 tem 8,9mm. http://www.microsoft.com/pt-br/celulares/celular/lumia730-dual-sim/#ProductSpecsEnhancedWidget http://www.microsoft.com/pt-br/celulares/celular/lumia735/#ProductSpecsEnhancedWidget
Thales
Você pode criar uma Lista de Reprodução no app "Músicas".
Thales
Use o app "Criador de Toques". Vc corta a música no momento em que quiser, e então ela poderá ser utilizada como toque tanto para chamadas quanto para notificações/mensagens, se quiser.
Ramiro R Batista
Cara. Meu Lumia 730 não disponibiliza toque com música mp3 e não tem a opção "personalizar" na pasta "toque". Não dá pra seguir as próprias orientações do manual.
jaci pereira
por que este telefone na recarrega desligado e noa funciona o despertador também desligado e só vibra uma vez
Dore Guilherme
Mas o 925 por exemplo é AMOLED e tem Glance, o 1020 também.
Eduardo Alba
apos trocar de androide LG l7 PARA NOKIA 730, tive dificuldades em ouvir meus mp3,ele não permite que eu crie uma lista de preferidos dentre 500 musicas ,tem que tocar tudo ou nada , e tem a parte horripilante ,ate o momento não consigo transferir videos gravados para o pc,nem pelo cabo e nem posso encontrar o arquivo ,ele apenas e invisível no windows Explorer ,assim não dá , de um w7 para w 8.1,,,que palhaçada e esta da microsoft ,
Adelino Pessanha
Fiquei com uma duvida quando fui comprar uma tampa personalizada para meu Lumia 730.... Eu achei uma tampa muito show, mas era para o 735. Ai veio a duvida, se o lumia 730 e 735 tem apenas a diferença de LTE e suporte SIM a capa serviria em ambos?
Vitor Mikaelson
Eu não falei que tinha. =P
Ricardo Corrêa de Deus
Mas NFC o meu 630 não tem...
Breno Ribeiro
Tu é meu stalker é? AUHEUAHEUHAE
Rudson Soares de Oliveira
Kra o preço ta muito bom, para um smartphone recém lançado, eu lembro q no final do ano passado quando fui comprar meu lumia 520, o preço era de 540, sendo q era um smartphone com hardware inferior e o sistema ainda era o 8.0
Rudson Soares de Oliveira
Eu leio o post, e olha o comentário q encontro primeiro kkkkkkk
Daniel Parente
comprei no ebay e paguei 25 reais e ja chegou. E o cabo USB uso um que tenho em casa e funciona normalmente.
Daniel Parente
Claro! Todos Os lumias com windows 8.0 suportam . Eu mesmo tenho um cartão de 64 gb que comprei por 120,00 reais não comprei o 128 pelo preço.
Anselmo Z
Ok, quero comprar meu primeiro lumia. Vou ter que morrer 79,90 no fone de ouvido original (loja nokia online) e mais 35 no cabo usb original (walmart.com) da nokia? É isso mesmo, produção?
Daniel Parente
Muito boa matéria ! Indo um pouco alem, "câmera traseira entrega resultados satisfatórios " se essa câmera é "satisfatória" então a do moto g e "menos satisfatória" pois a qualidade das lentes no Lumia 730 e o tamanho dos pixés é superior mesmo com menos pixés segundos vários sites internacionais. Ainda mais tem as configurações manuais nativas da câmera de controle do ISO, velocidade e abertura. E a tela amoled é uma tecnologia superior a tela do moto g em relação a consumo de energia e visualização no sol por exemplo. Lembrando também que nativamente podemos passar para o cartão de memoria o soft onde o android não faz para todos. Sendo tudo isso muito significante, com toda a edução peço ao senhor que coloque essas informações no seu artigo e aumente a nota por favor. E aproveitando , qual sistema o senhor usa no momento? Boas festas!
Rogerio
Como é que a Nokia, digo Microsoft, consegue estragar um belo smartphone por causa de um mísero detalhe. Me refiro a ausência de Led de notificação. Tenho um Xperia que o Led, e até a cor do Led de notificação é configurável com diversos propósitos (remetente de sms, bateria, email, chamadas perdidas, contatos). Até mesmo a tecla do logo da MS poderia cumprir esta função mas parece que os Lumia abominam a idéia de alguma luz de notificação. Que pena, continuarei no Android.
Marcela
Pesado? Desculpe, mas vc deve ter pego a versão errada. O aparelho é super leve, é o primeiro comentário q recebo quando mostro ele pros amigos.
Vitor Mikaelson
Priorizo muito a bateria. =P
Ígor Moreira
A questão não é se vai ser AMOLED, IPS, OLED ou LCD. E sim se vai ter o DM. E outra, AM é matrix ativa, que pode acender pixels individualmente. Já o IPS da 920 não faz isso e tem o Glance. "So why not use an AMOLED display with display memory? That answer comes down to money, as we were told they are only too cost prohibitive for that particular combo. LG and Samsung are big AMOLED display manufacturers, and we’re guessing that the combo of 1080P, AMOLED and display memory components are not as mass produced as others, or there is something else keeping their prices too high for Nokia. Remember, Nokia doesn’t make their displays, even if they are involved with their engineering." Agora sobre ser OLED ou AMOLED. Eu peguei a informação do site da fabricante. http://www.microsoft.com/en/mobile/phone/lumia820/specifications/
Carlos
Igor, os OLED não têm glance. os AMOLED têm. A tela do 820 não é OLED.
Carlos
Vai sair de um "highlander" pra outro... Dois aparelhos sempre elogiados pela bateria.
Emanuel Schott
Esse preço que você pagou foi determinado pela Nokia. Assim que assumiu a divisão de smartphones, a Microsoft abaixou o preço oficial pra R$499 justamente pra não rivalizar com o 730. Minha mãe pagou 399 no 630 dela.
Marcos Tony Lehmann
Obrigado.
Eryck
Já pegou ele? super leve, até meu 620 que é mais leve que ele parece ser mais pesado devido o tamanho.
Ígor Moreira
Não. O meu antigo 820 tinha e a tela dele também é OLED. A Samsung e LG superfaturam o preço de adicionar o Display Memory nas telas de OLED. Justamente porque só a Nokia compra. O link: http://www.windowscentral.com/nokia-lumia-930-does-not-have-glance-heres-why
Vitor Mikaelson
É site. =P http://wincentral.com.br
Lineu Camargo
Alguem pfvr, diga-me se existe algum smartphone igual ao iPhone 6 que suporte até 128gb ?
Marcos Tony Lehmann
Vitor, me passa link do seu canal...
Vitor Mikaelson
Tenho um Lumia 720, e estou com o 830 atualmente apenas para fazer um review. Tenho que devolver a MS. Ele tem o mesmo hardware do 730. Em termos de hardware (processador, memória, GPU), achei a combinação excelente. Ele joga todos os jogos liso. Sem travamentos nenhum, testei Asphalt e alguns outros. Tenho que testar GTA para ver a situação. No IE, as páginas carregam rápido, e completas (inclusive do Google Plus) sem problemas. A Multitarefa também é excelente. Consigo alternar entre apps facilmente sem nenhuma demora. Apps abrem rápido. Enfim, o desempenho é realmente excelente. Quanto a câmera do 730, é a mesma do 720, e fiz algumas comparações entre os dois, são praticamente iguais! Ou seja... Eu consideraria o 730 uma excelente escolha e o melhor Custo x Beneficio atualmente.
Eduardo Couto
Muito lindo. Mas achei muito pesado
Manoela Freitas
Olá Vitor , percebi pelos comentários que você entende bem sobre celulares (exclusivamente do lumia ). Estou em uma grande busca em qual dos lumias escolher, já dei uma olhada bem profunda no 635, 720 e 830. Na cidade em que estou não encontrei o aparelho do 730. Mas pelo que ando pesquisando sobre ele na internet estou bem afim de compra lo. Então me referi a você para me dá uma clareza se farei uma compra boa... Pois em lojas os vendedores não estão interessados se o aparelho é bom oq eles querem é te empurrar o mais ''caro''. Enfim concluo minha pergunta, afim de saber se Tu achas que farei uma boa escolha no 730..? Boa tarde !
Fábio
Em pensar que eu comprei o 630 há alguns meses atrás por 650,00 A Microsoft tem uma política de preços muito doida... Sei que os aparelhos depreciam, lançamentos são realizados e etc. Mas sei lá, rola uma canibalização sinistra entre os próprios produtos deles.
Nato Novais
Satisfeito com meu 820 por enquanto. Mas antes de comprar meu próximo Lumia, vou perguntar pro vendedor se o aparelho vem junto na caixa. Vai que até lá já tenha virado opcional também?!
David
De fato foi um engano meu. Realmente o 730 é somente dual sim.
Eryck
Não existe o 730 single, tem o 735 que é single 4G, que ainda vai chegar por aqui.
David
Uma pena a Microsoft não ter trazido a versão single sim do 730 para cá.
Maiara Verdi
Lumia 630 por apenas R$ 319,99, hoje das 23:00 ás 23:59, confirma: http://goo.gl/aqdrrZ
gabriel Fernandes
Mais pq o 620 tem Glance e o 630 n tem sendo q os dois tem a mesma tela?
Bruno Cunha
O Lumia 1520 tem IPS LCD. Sim, a incompatibilidade com o glance é relacionada a este tipo de tela OLED que eles estão usando, provavelmente problemas com "burn in". O lumia 925 por exemplo usa AMOLED e tem Glance! Eu nunca usei o Glance no meu 1520 e nem nos aparelhos que usava antes, acho a função desnecessária. Já os dois toques para acordar a tela são indispensáveis!!
Rafael
Eu não tenho. Manda uns pra mim!! :-p
Wellington Guimarães
Excelente review, ótimo aparelho! Pena que não possui botão dedicado para a câmera e não vem com os fones de ouvido e o cabo USB. Pra mim não faz muita diferença mas pra usuários que estão comprando como seu primeiro celular isso deve ser frustrante. Pra finalizar, se ele tivesse também a TV Digital, como o Moto G, aí ninguém teria desculpa pra não ter um. Deixa o preço baixar um pouquinho que minha digníssima esposa terá um!
Wellington Guimarães
Sem a capa ele lembra o Lumia 820.
Wellington Guimarães
Também ia dizer a mesma coisa: Lumia 800 "renovado".
Adam Lewis Charger
Eu acho isso estranho, pois teoricamente as telas OLED deviam ter um melhor funcionamento com o Glance, pois ascendem os pixels individualmente.
Vitor Mikaelson
A Nokia sempre foi boa em popularizar tecnologias novas. NFC até Lumia 620 tem. 4G tem o Lumia 625 e 635.
Josiel Hen
Moto G encontrou, ~com precisão quase "cirúrgica"~, um real oponente aqui no Brasil, e se não fosse pelo Android estar tão mais consolidado e transbordando features (além dos apps), esse 730 teria ultrapassando seu oponente, teria sim. obs.: apesar de que eu (EU) achei matador o fato de não vir com o cabo usb e fones de ouvido (já estou repetitivo neste ponto, mas né), e mesmo o botão pra câmera, encontrado ate no low-end king Lumia 520.
Henrique Ferreira Lima
Será que o Lumia Glance tem uma incompatibilidade com telas OLED? Me corrijam se eu estiver errado, mas todos os aparelhos com tela IPS oferecem o recurso. O 930 e agora o 730 ficaram de fora e os dois possuem telas OLED. Não tenho certeza sobre o Lumia 1520 se tem o mesmo tipo de tela ou se é IPS LCD.
Vinícius
Ia falar isso, parece muito o primeiro Lumia
Vitor Mikaelson
O do meu 720 é gigante. Mas é pouco maleável mesmo.
Vitor Mikaelson
Mas ainda é de operadoras. =P
Emanuel Schott
Sem contar que o Windows Phone aparentemente gasta menos bateria. O HTC One M8 com WP gasta menos bateria que o mesmíssimo modelo equipado com Android.
Infinity
Pessoal hoje em dia reclama da ausência do cabo USB, mas tenho uma gaveta cheia, e acredito que muitos também tenham.
Rafael Machado de Souza
o meu Moto D1 veio com um cabo bem longo e resistente, mas por mim não precisaria mais vir, já que o micro usb se tornou padrão. Já tinha um carregador e cabo USB da LG sobrando.
Paulo
Sim,o MOTO G achou um verdadeiro concorrente agora! Não há nda em que este cell perca para o MOTO G,cabe ao usuário escolher o SO. :) E um acréscimo Alecrim: O LUMIA 735 tem suporte a carregamento sem fio.
Marcelo
Já acho o contrario... Esses carregadores que usam cabo USB + adaptador são bem ruins... o cabo é muito curto e pouco maleável... Em compensação, o carregador da nokia que tenho, tem um fio que possibilita ligar na tomada e por o celular na mesa sem problemas, mesmo que a tomada não esteja necessariamente do lado....e o fio é bem fino, então não fica forçando nada...e pode enrolar a vontade que fica do mesmo tamanho da fonte..
Anselmo Z
Tomando como padrão de referência o moto G com bateria de 2070mah, a bateria do 730 é melhor (2200mah).
Anselmo Z
Nem uma mençãozinha sequer sobre o NFC, tecnologia infelizmente ainda rara nos smarts medianos? Ponto pra Nokiasoft, quer dizer, micronokia! E temos que agradecer ao moto g por subir o nível dos mid-phones!
Emanuel Schott
Pegadinha do malandro, quer dizer, do Submarino. Na página do aparelho mostra R$566 a vista, mas quando vai pro carrinho, volta pros R$ 664.
Emanuel Schott
O 635 também começou assim, era só com as operadoras. Hoje, pouco tempo depois de ser lançado, já é encontrado nos varejistas.
Rafael
Higa, não ficou muito claro se a bateria está acima ou na média. A bateria do Lumia 730 supera a do Moto G, por exemplo?
Breno Ribeiro
Ser mais bonito ou não é um conceito subjetivo. Eu por exemplo acho esse aparelho lindo por lembrar o Lumia 800, que é um smartphone muito bonito. Fora o OLED, que torna a tela quase inteiriça. Eu teria um sem problemas, ainda mais agora que a plataforma está mais madura.
Vitor Mikaelson
Tenho um Lumia 720 e estou pensando em vende-lo e comprar o 730. O que eu realmente gostei, é esta bateria que parece ótima. Como todo este uso, a bateria foi sugada MUITO pouco.
Vitor Mikaelson
É uma burrice sem tamanho essa da Nokia. Tinha que ser o cabo USB + adaptador.
Marcos Tony Lehmann
Ele vai sem cabo USB? O carregador então só vai com a fonte?
Vitor Mikaelson
Acho lindo ele com a capa. Lembra muito o Lumia 800 e 920.
Vitor Mikaelson
A versão 4G que eu saiba, por "apenas" 899. E ouvi falar que vai ser nas operadoras apenas.
Antony
Só eu achei que ele fica muito mais bonito sem a capa? Parece um pouco "barato" demais o design do aparelho com aquela capinha, cara de L520
Daniel Lucena
Tem aparecido a R$ 566,00 preço muito bom, se a versão com 4G sair por R$600, moto g achou seu concorrente...