psy-gangnam-style

O clipe da música Gangnam Style, do cantor coreano PSY, foi o primeiro vídeo do YouTube a alcançar a incrível marca de 2 bilhões de visualizações – possivelmente pelo fator grudento da música. E esta semana ele alcançou outra marca, e essa deu um pouco mais de dor de cabeça para os programadores do site. O vídeo ultrapassou 2.147.483.647 visualizações – o número é importante porque, pelo menos até esse clipe alcançar a fama, este era o máximo de visualizações que um vídeo no YouTube poderia ter.

O valor 2.147.483.647 não foi escolhido arbitrariamente como o máximo que o contador do YouTube pode exibir. Na verdade este é o máximo que uma variável inteira sinalizada de 32 bits pode conter – e foi este tamanho que os programadores do YouTube escolheram para ela ao criar o site. Eles achavam que nenhum vídeo no site chegaria a ultrapassar essa marca, mas ontem foi exatamente o que aconteceu com o Gangnam Style.

contador-gangnam-style

Por isso, o YouTube se viu obrigado a mudar a variável no algoritmo do site, fazendo ela aceitar valores de até 64 bits. Além da mudança no algoritmo, o YouTube também aproveitou para incluir um easter egg no vídeo. Agora, quando o usuário passa o mouse acima do contador, os números vão rodar como numa daquelas máquinas de cassino e mostrar um número negativo, que é exatamente o que aconteceria se as alterações não fossem feitas e o contador continuasse exibindo o número armazenado na variável.

Para quem ficou curioso, assim como eu, uma variável de 64 bits no contador do YouTube agora significa que vídeos podem ter até 9.223.372.036.854.775.807 visualizações antes dos programadores do site precisarem atualizar o código novamente. Felizmente para os funcionários do Google, deve demorar um pouco mais para um vídeo ultrapassar a marca dos 9 quintilhões de visualizações.

De qualquer forma, se você quiser ajudar pode assistir ao clipe logo abaixo.

Com informações: The Register.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados