Início » Web » Facebook atualiza Feed de Notícias para exibir menos hoaxes e spams

Facebook atualiza Feed de Notícias para exibir menos hoaxes e spams

Por
3 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Facebook liberou um comunicado nesta terça-feira (20) para dar um recado há muito tempo esperado: o Feed de Notícias da rede social foi atualizado recentemente para exibir menos hoaxes (boatos), spams e postagens “caça-cliques”.

A empresa afirma estar recebendo numerosas queixas contra estes tipos de conteúdo. O problema é que muitos usuários não percebem que tais posts são duvidosos – e, muitas vezes, perigosos – e os compartilham sem verificar, fazendo com que seus contatos também os vejam e repitam o procedimento.

Este tipo de post deve sumir (ou quase)

Este tipo de post deve sumir (ou quase)

Você mesmo já viu conteúdo do tipo, provavelmente. Aquelas mensagens que afirmam que uma personalidade famosa morreu ou que usam imagens chocantes acompanhadas de chamadas como “você não vai acreditar no que esta garota fez” estão entre elas.

Como os algoritmos do Facebook não conseguem, sozinhos, identificar todas as publicações enganosas, o Feed de Notícias levará em consideração a quantidade de “denúncias”: quanto mais as postagens forem marcadas como falsas pelos usuários, menos elas aparecerão. A medida vale para links, fotos, vídeos e publicação de status.

Quando alguém insistir em compartilhar posts duvidosos, o Facebook poderá ainda exibir um alerta de que aquele conteúdo vem sendo marcado como falso por outros usuários.

Este tipo, já combatido antes, deve aparecer menos ainda

Este tipo, já combatido antes, deve aparecer menos ainda

Vai ser um desafio: usuários que discordarem de determinadas publicações podem marcá-las como falsas quando elas, na verdade, apenas refletem opiniões contrárias ou polêmicas, características que não as tornam ilegítimas. Talvez seja por isso que o Facebook decidiu, por ora, não apagar estes posts.

A atualização já começou a ser implementada, assim como a opção para marcar um post como falso, mas pode demorar alguns dias para todas as contas estarem cobertas. Por isso, ainda não dá para saber se a medida é mesmo eficaz. Fiquemos de olho.