Google anuncia mudanças para combater spam no Gmail
Big tech exigirá que empresas que enviam mais de 5.000 emails por dia facilitem a função de cancelar a assinatura de listas
Big tech exigirá que empresas que enviam mais de 5.000 emails por dia facilitem a função de cancelar a assinatura de listas
O Google publicou em seu site que está criando novas medidas para combater o envio de spam no Gmail. As alterações na política do serviço de email começarão a valer a partir de fevereiro de 2024. No comunicado sobre essas novidades, o Google informa que o Yahoo será um dos parceiros da empresa para fortalecer a luta contra spams.
Ainda na nota à imprensa, o Google afirma que a sua tecnologia de detecção de spams, fraudes e vírus é capaz de parar 99,9% dos emails enviados pela sua plataforma. No entanto, a empresa assume que nesses últimos 20 anos, idade do Gmail, as ameaças estão ficando cada vez mais complexas.
No comunicado, o Google explica que as alterações na política do Gmail são focadas em empresas que enviam emails em massa — serviços como o MailChimp, por exemplo. Essas empresas que enviam um grande volume de mensagens, utilizando serviços de terceiros, serão obrigadas a seguir as etapas de autenticação.
O Google já exige autenticações dessas contas desde o ano passado. Porém, elas não são eficientes em impedir o envio de spams e conteúdos fraudulentos. Para reverter isso, a big tech afirma que trabalhará fortemente para que as contas de alto volume ativem as autenticações necessárias.
Uma alteração bem mais visível no dia a dia do usuário será a do botão único para se desinscrever de uma lista de email — bem, pelo menos na teoria. Novamente, o Google diz que exigirá que essas contas de alto volume incluam na mensagem um botão para que o usuário desative o recebimento de emails com uma única etapa.
Hoje, o usuário é levado a um segundo site e precisa, geralmente, informar porque está se desinscrevendo.
Além desse novo botão, as empresas terão até dois dias para realizar o pedido de cancelar a assinatura da lista de emails.
O Google também “reforçará” um limite de emails enviados pelas contas de spammers. A ideia por trás dessa proposta é que as companhias enviem apenas mensagens que o usuário realmente queira ver. Ou seja, que os emails sejam efetivos e não um envio em massa esperando que atinja um público-alvo.
Com informações: CNBC