Facebook Dating

O Facebook Dating chegou ao Brasil em abril, após o anúncio de Mark Zuckerberg na F8. Entretanto, o chamado “Tinder do Facebook” existe desde 2018 e foi anunciado como “Paquera”, no evento para desenvolvedores do ano anterior, nos Estados Unidos.

A novidade faz sentido, as pessoas já usam o Facebook para conhecer pessoas e nada mais óbvio que a rede social criar a sua própria versão do Tinder. Para usar, você precisa criar o que a plataforma chamou de um “perfil de namoro”, que é separado.

As possíveis correspondências são recomendadas com base nas preferências de namoro, interesses semelhantes e até amigos comuns. Ou seja, tira o match do cenário de “total estranho” e tenta aproximar por gostos, grupos, amigos, lugares e eventos.

É natural ter dúvidas que como vai funcionar, principalmente porque está dentro do pacote do Facebook. Reuni todas as informações do anúncio oficial e dos testes que fiz.

1. Precisa baixar outro aplicativo?

Não. O Facebook Dating é um recurso separado dentro do próprio aplicativo do Facebook, que funciona igual ao Tinder, mas com base em preferências e interesses.

2. Funciona só no celular?

Sim. Só funciona no aplicativo. O Facebook Dating ainda não tem uma versão para Web.

3. Precisa criar outro perfil?

Sim. Você precisa criar um “perfil de namoro”. Se você não criar, não consegue usar os recursos do Dating. De acordo com o Facebook, o que as pessoas fazem dentro do Dating não será mostrado para os seus amigos do Facebook, são dois universos.

Facebook Dating

4. Como eu crio o perfil do Dating?

Para criar um perfil no Dating, baixe a versão mais recente do aplicativo do Facebook no iOS ou Android. Em seguida, vá até o menu “Mais” e procure pelo símbolo de coração. A partir daí, crie seu perfil adicionando fotos e suas preferências de relacionamento.

Dating FB

É bastante fácil, siga os passos:

  1. Abra o aplicativo do Facebook;
  2. Toque para abrir o menu sanduíche;
  3. Encontre a opção “Dating” no menu;
  4. Se não encontrar, toque em “Ver mais” e estará por lá;
    Ainda não encontrou? Atualize o app do Facebook, está chegando…
  5. Feito isso, siga os passos: escolha uma foto, seu gênero e opção sexual.

5. Que dados do meu perfil o Facebook usa no Dating?

Essa pergunta é boa.

No Facebook Dating é obrigatório usar seu primeiro nome cadastrado no Facebook, assim como sua idade. No meu caso, aparece “Melissa, 32 – Rio de Janeiro”. Só é possível alterar esses dados se você alterar isso no seu próprio perfil da rede social.

6. Posso usar uma foto diferente do Facebook?

Sim. O Facebook sugere usar a mesma foto do seu perfil como foto principal no Dating, mas você pode escolher outra se desejar (que já estejam no Facebook ou no celular). Na edição, você pode incluir outras fotos só para quem visita seu perfil de namoro.

7. Com que idade posso usar o Dating?

De acordo com a Meta, o Dating é um recurso apenas para maiores de 18 anos. Sendo assim, a rede social considera a idade do seu perfil do Facebook para o Paquera.

Mach - Facebook Paquera

8. O que eu faço no Dating aparece no meu Facebook?

O Facebook afirma que toda a sua atividade no Dating não é compartilhada no seu perfil do Facebook, Feed de Notícias ou com qualquer outra pessoa na plataforma.

9. Como o Dating sugere pessoas?

No Facebook Dating, o usuário vê sugestões de pessoas com base em suas preferências, interesses e atividades no Facebook, o que ajuda você a se conectar com quem pode ter coisas em comum (como visão política, gosto musical e lugares).

10. Quem pode ver seu perfil no Facebook Dating?

Os seus perfis no Facebook Dating e no Facebook são associados (para indicar pessoas com base em interesses). No entanto, apenas os perfis sugeridos para você e as pessoas para quem você aparecerá como sugestão poderão ver o seu perfil do Dating. Ou seja, seus amigos (comuns, normais, contatos) do Facebook não verão você no Dating.

Entretanto, você pode editar suas configurações de privacidade para que você possa ver apenas pessoas com quem não tem amigos em comum. Evitando que alguém que conhece alguém que você conhece veja seu perfil e conte para alguém, por exemplo. E, caso se sinta desconfortável, é possível denunciar ou bloquear alguém específico.

11. O Dating mostra meu perfil para os meus amigos?

O Facebook Dating tem um recurso chamado “crush secreto”, em que as pessoas podem explorar potenciais relacionamentos românticos dentro de seu próprio círculo de amigos. Você pode selecionar até nove dos seus amigos no Facebook. Se um desses nove escolhidos para a lista do “crush secreto” adicionar você à lista de crushes secretos dele, vai acontecer um match. Sendo assim, pode dar mole para os seus amigos.

Cursh Secreto Facebook Dating

O melhor é que, se a pessoa que você marcou como crush secreto não estiver no Dating, não criar uma lista de Crushes Secretos e/ou não colocar você na lista – não se preocupe! Se o interesse não for recíproco, ninguém saberá da sua quedinha.

12. Casado/namorando/enrolado consegue usar o Dating?

Sim, senhoras e senhores. Quando Zuckerberg anunciou o Dating, focou nos mais de 200 milhões de pessoas que têm seu status de relacionamento como solteiras na rede social, mas qualquer pessoa, inclusive as casadas, namorando ou em outros tipos de relacionamento conseguem criar um perfil no Facebook Dating (eu testei).

Como você é obrigado a usar seu próprio nome, pode ser um pouco difícil pular cerca por aí, caso você não tenha um relacionamento aberto e ambos estejam “OK” com isso. O que me faz acreditar que vai chover perfis falsos ou “número 2”, “alternativo”, “dix”, ou qualquer outro nome, para conseguir usar sem ser desmascarado(a).

13. Onde eu posso usar o Facebook Dating?

Desde o anúncio na F8 2019, o Facebook Dating passou a estar disponível em 19 países. A rede social diz que o lançamento será gradativo no Brasil para iOS (iPhone) e Android.

14. Como eu começo uma conversa?

Quando encontrar alguém com quem queira começar uma conversa, basta tocar em “Tenho interesse” — exatamente como nos eventos. Você poderá enviar uma única mensagem. Trate de caprichar. Após a pessoa responder, então poderá continuar interagindo com ela apenas por meio de mensagens de texto. Caso contrário, é adeus.

Isso é bastante diferente do Tinder, em que ambos precisam dar o match. Você pode dar o primeiro passo com a mensagem. Se a pessoa gostar, pode continuar a conversa.

15. Como atrair matches em eventos e grupos?

Você tem a opção de incluir Eventos e Grupos que comparecerá ou participa para ver outras pessoas que também escolheram essa opção. Ao fazer isso, você vai ver pessoas que tenham as mesmas preferências de Eventos e Grupos. Quando você escolhe ativar essa opção, só as pessoas que também a escolheram poderão ver essa conexão.

Bônus

Há uma ferramenta de segurança para compartilhamento de localização em tempo real, que é bastante útil quando você vai encontrar alguém que não conhece pessoalmente. Usuários do Dating poderão optar por compartilhar seus planos e localização em tempo real com um amigo ou alguém da família no Facebook através do Dating, via Messenger.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook Paquera na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados