Início » Internet » Yahoo renova Flickr para atrair usuários de dispositivos móveis

Yahoo renova Flickr para atrair usuários de dispositivos móveis

Por
4 anos atrás

O Yahoo segue tentando fazer o Flickr ter a glória de outrora. Nesta quinta-feira (7), a companhia apresentou as novas versões da modalidade web e dos apps móveis do serviço. O objetivo é óbvio: tentar te convencer a mandar o máximo possível de fotos para lá.

Flickr para Android

A renovação tem como alvo principal os usuários de dispositivos móveis. Um dos fatores que fizeram o Flickr perder relevância foi justamente a falta de uma estratégia para o segmento – não faz muito sentido mandar fotos do celular para lá se você pode conseguir mais visualizações e interações no Facebook ou no Instagram, por exemplo.

Para virar o jogo ou, pelo menos, amenizar a situação, os novos apps do Flickr para iOS e Android tentam facilitar o upload automático de fotos tiradas com o smartphone.

Quando isso é feito, um algoritmo de reconhecimento analisa o conteúdo para poupar o usuário da tarefa de organizar as fotos. Assim, a pessoa consegue localizar facilmente determinada imagem para editá-la, compartilhá-la ou simplesmente visualizá-la.

Tanto na versão web quanto nos apps, a organização melhorada se deve à interface Camera Roll, que arranja as fotos em uma espécie de linha do tempo. Com poucos cliques, você pode selecionar as imagens de um determinado mês, por exemplo, para movê-las de pasta ou editá-las em bloco. Se optar pelo modo Magic View, o acervo será dividido em categorias – paisagens, preto e branco, abstrato e por aí vai.

Flickr Camera Roll

Flickr Camera Roll

Como o contexto social é extremamente importante, o Flickr também ganhou melhorias nas opções de compartilhamento. Segundo o Yahoo, você não precisa mais criar um álbum para compartilhar um grupo de fotos. Agora, basta selecionar as imagens no acervo e clicar na função de compartilhamento. É possível compartilhar a seleção via email, Twitter, Facebook, entre outros.

O Yahoo não esqueceu o desktop. A empresa também atualizou o Flickr Uploadr para Windows e OS X. A ferramenta está mais fácil de usar e consegue fazer upload automático de imagens armazenadas em diferentes pontos, inclusive em unidades externas conectadas ao computador.

Flickr Uploadr

Se essas e as demais mudanças vão trazer resultado, é difícil saber. Mas ao menos o Yahoo está tentando. É preciso mesmo agir assim, nem que seja para segurar os usuários ainda fiéis ao serviço. Segundo a empresa, o Flickr possui 100 milhões de contas ativas. O rival Instagram tem três vezes mais, ainda assim, 100 milhões está longe de ser um número inexpressivo.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.