Yahoo Respostas será apagado da internet nesta terça-feira (4)

Yahoo Respostas chega ao fim depois de 16 anos de existência; usuários podem baixar backup de seu conteúdo até final de junho

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Yahoo Respostas

Yahoo Respostas (imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Desde 20 de abril, o Yahoo Respostas não aceita mais perguntas. Nesta terça-feira (4), o serviço será “enterrado” de vez. Na data, todo o conteúdo da plataforma deixará de ficar acessível na internet. Aos usuários, só resta uma opção: fazer download de suas perguntas e respostas antes de 30 de junho.

Lançado em 2005, o Yahoo Respostas foi, por muitos anos, um celeiro de perguntas e respostas de todos os tipos, das mais complicadas e elaboradas às mais bizarras e inusitadas — daquelas que muita gente não teria coragem de discutir nem mesmo com as pessoas mais próximas.

A variedade de perguntas era tão ampla que, não raramente, o conteúdo do Yahoo Respostas aparecia com destaque na primeira página de resultados do Google.

O problema é que o serviço parou no tempo e, aos poucos, perdeu relevância. De acordo com o comunicado do Yahoo enviado aos usuários, essa é a principal razão para o serviço ser descontinuado.

Uma mudança de layout implementada entre o fim de 2013 e o início de 2014 deu alguma sobrevida ao Yahoo Respostas, mas isso não foi suficiente para que o interesse pelo serviço caísse progressivamente, bem como os destaques ao conteúdo do serviço nas páginas de buscas.

É de se presumir que, com relação às buscas, parte da queda de relevância tenha sido efeito do conteúdo de baixa qualidade que podia ser encontrado ali: o sistema de pontuação do Yahoo Respostas fazia muitos usuários darem respostas rasas ou imprecisas em uma tentativa de subir de nível dentro da plataforma.

Também é possível que os atuais esforços de combate à desinformação na internet tenha pesado para a decisão de encerramento do Yahoo Respostas. Ainda que o Yahoo não tenha comentado esse aspecto, respostas com teor extremista ou manipulador não eram incomuns por lá.

Backup pode ser baixado até o fim de junho

A partir de 4 de maio, todos os acessos feitos ao Yahoo Respostas serão redirecionados à página inicial do Yahoo. Pelo menos o prazo para baixar o conteúdo é maior: usuários poderão requisitar o backup de suas perguntas, respostas e imagens compartilhadas se fizerem a solicitação antes de 30 de junho de 2021.

  • Como baixar o meu backup do Yahoo Respostas

Note, porém, que não é possível baixar o conteúdo gerado por outros usuários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados