Yahoo Grupos apagará todo o seu conteúdo em dezembro

A decisão fará com que arquivos, enquetes e links compartilhados no Yahoo Grupos não estejam mais disponíveis

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Yahoo

O Yahoo Grupos é mais um dos serviços tradicionais da internet que está chegando ao seu fim. O Yahoo anunciou que removerá o conteúdo da plataforma de comunidades ainda em 2019, em um processo que contará com duas fases.

A primeira delas prevê que os usuários só poderão fazer novas publicações nos grupos até o dia 28 de outubro. Já a segunda fase fará com que todo o conteúdo publicado no Yahoo Grupos seja apagado em 14 de dezembro.

“Você terá até esta data para salvar qualquer coisa que tenha enviado”, diz o Yahoo, em um artigo de ajuda sem justificativas para a decisão. Com isso, a plataforma removerá o acesso ao conteúdo compartilhado desde sua criação, em 2001. Isso inclui arquivos, enquetes, links, fotos, pastas, calendários, histórico de mensagens, entre outros.

Após o material ser apagado, o Yahoo Grupos ainda poderá ser acessado pelos usuários. O serviço fará com que todos os grupos se tornem privados, exigindo que a entrada de novos membros seja aprovada pelos administradores.

Os responsáveis pelos grupos também terão acesso a configurações bem limitadas. A interação entre os participantes, porém, não será realizada no site do Yahoo Grupos, já que a plataforma não oferecerá a opção de criar novas publicações.

Em vez disso, os membros dos grupos poderão continuar se comunicando por e-mail, opção que existe desde o lançamento da plataforma.

Até dezembro, o Yahoo Grupos deverá voltar a ser acessado por usuários em busca de seus históricos. O material poderá ser salvo manualmente nos grupos ou por meio do Privacy Dashboard, um recurso que permite baixar todos os dados por meio deste link.

Com informações: Motherboard, The Verge.

Receba mais sobre Yahoo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados