Início » Mobile » Moto Z Play: energia de sobra

Moto Z Play: energia de sobra

Quando se faz um bom smartphone, não há necessidade de módulos

Por
37 semanas atrás
8.7

Prós

  • Bateria com duração impressionante
  • Desempenho consistente
  • Entrada de fone de ouvido!
  • Tela de boa qualidade

Contras

  • Gente, o que é esse calombo?
  • Módulos ainda não mostraram a que vieram

A Motorola era uma das poucas fabricantes que dava atenção para as baterias dos smartphones, com aparelhos como Moto Maxx, Moto X Play e alguns mais antigos. A Lenovo continua essa história com o Moto Z Play, um smartphone modular com hardware mais simples que o do irmão mais caro, mas bateria de 3.510 mAh, que promete aguentar muito tempo longe da tomada.

Como o smartphone da Lenovo com Snapdragon 625 se comporta? A câmera de 16 megapixels é boa? E o mais importante: a bateria atende às expectativas? Eu conto todos os detalhes nos próximos parágrafos, mas posso adiantar que sim.

Review em vídeo

Design e tela

moto-z-play-1moto-z-play-5

O Moto Z Play me parece um Moto Z consertado. Ele tem o mesmo formato do smartphone premium da Lenovo, mas traz mudanças que, no final das contas, melhoram a experiência. É mais fácil apresentá-las em formato de lista:

  • Olha o conector de fone de ouvido ali!
  • A traseira de metal foi substituída por vidro. Ou seja, um esfregão na camiseta, em vez de espalhar ainda mais suas marcas de dedo, agora limpa a sujeira.
  • O logotipo Moto foi levado para o topo, consequentemente tornando a base mais compacta. Poderia ser menor, mas há uma leve melhora na ergonomia.
  • Por ser um pouco mais espesso (7 mm, contra 5,2 mm do Moto Z), a pegada é mais segura, mesmo sem nenhuma capinha.
  • A bandeja dos chips não é híbrida. Você pode colocar dois chips de operadoras e um microSD ao mesmo tempo.
moto-z-play-8moto-z-play-7

Os únicos pontos contra o design continuam sendo o calombo pronunciado na câmera traseira e a espessura do aparelho com os Moto Snaps. O primeiro “defeito” pode ser parcialmente resolvido com a Style Shell inclusa na caixa: a Lenovo manda uma traseira marrom de nylon balístico, que é bonita, mas bem escorregadia.

Quanto à grossura, há uma limitação tecnológica aqui, porque mesmo os Moto Snaps mais compactos, como a bateria externa de 2.220 mAh, deixam o Moto Z Play com pelo menos 13 mm de espessura, o que é bastante desconfortável para um aparelho de 5,5 polegadas. De qualquer forma, se você não conectar nenhum módulo (e ainda não há nenhum que de fato encha os olhos), esse problema pode ser desconsiderado.

moto-z-play-2

No resto do aparelho, temos os tradicionais 16 pinos de conexão dos Moto Snaps; um alto-falante mono na parte superior, que é apenas satisfatório, não fugindo da média do mercado; e um leitor de impressões digitais, que desbloqueia o aparelho rapidamente e também serve para desligar a tela.

Já a tela de 5,5 polegadas do Moto Z Play tem painel AMOLED e resolução de 1920×1080 pixels, levemente inferior aos 2560×1440 pixels do Moto Z, o que não afetou a qualidade. A definição é ótima, sendo quase impossível enxergar pixels individuais, o brilho é forte o suficiente para você não ter problemas com a luz do sol e, claro, o preto é real, contribuindo com o contraste. Ela mostra tons mais frios, com brancos e cinzas tendendo ao azul, mas isso é ajustável nas configurações do sistema.

Software

O software do Moto Z Play é o mesmo do Moto Z. Eis o que eu havia dito:

O Android 6.0.1 Marshmallow do Moto Z é aquele que já estamos familiarizados na linha Moto. Ele praticamente não traz modificações na interface e também não possui aplicativos inúteis pré-instalados.

Os diferenciais de software do Moto Z ficam concentrados no aplicativo Moto. Ele suporta alguns gestos úteis: agite duas vezes para ligar a lanterna; deslize a partir da parte inferior para reduzir o tamanho da tela; ou gire o aparelho para abrir o aplicativo de câmera. Certas funções comuns em concorrentes, como a possibilidade de manter a tela ligada enquanto você estiver olhando para o aparelho, também estão disponíveis no Moto Z.

moto-z-software

O Moto também reúne outras duas funções: o Moto Voz e o Moto Tela. Com o Moto Voz, o Moto Z te escuta mesmo enquanto estiver em standby: basta dar o seu comando de voz personalizado (como “Ok Moto Z”) e a tela ligará. Já o Moto Tela mostra prévias de notificações com o aparelho bloqueado e permite que você interaja com elas. São recursos que surgiram com o primeiro Moto X, foram aprimorados com o tempo e continuam muito bacanas.

Eu fiquei um pouco decepcionado com o fato da Lenovo não se comprometer mais com atualizações de segurança mensais do Android. Esses patches não alteram a versão do Android, mas corrigem falhas de segurança graves (e ultimamente isso tem sido mais importante do que nunca). O primeiro sinal da nova política já apareceu durante os meus testes: enquanto o Galaxy S7 Edge está com o patch de agosto, o Moto Z ainda está com o patch de julho. Outros smartphones da linha Moto também deixaram de receber atualizações com a mesma frequência. Bola fora da Lenovo.

As considerações continuam as mesmas, com uma pequena novidade na parte da segurança: o Moto Z Play está com o patch de agosto, enquanto o Galaxy S7 Edge já recebeu a atualização de setembro, que corrige uma falha grave no kernel. A Lenovo, portanto, continua decepcionando nesse ponto e colocando em risco a segurança dos usuários.

Câmera

moto-z-play-6

A câmera traseira do Moto Z Play me surpreendeu positivamente. Enquanto o Moto Z não traz uma câmera impressionante para a sua faixa de preço, a versão menos cara até que se dá bem. Apesar da lente com abertura menor (f/2,0, contra f/1,8 no Moto Z) e da ausência de estabilização óptica, eu não consegui notar diferenças significativas de qualidade entre o Moto Z Play e o Moto Z, inclusive em ambientes noturnos — o que é muito bom se pensarmos que estamos falando de uma diferença de 1.000 reais.

Com boa iluminação, o Moto Z Play entrega fotos com definição bastante satisfatória e alcance dinâmico decente, sem aumentar tanto o ruído em áreas de sombra. O foco, que é auxiliado por laser e funciona por detecção de fase, também ajuda na hora de fotografar, sendo bastante preciso. As cores também agradam, com saturação na medida certa.

img_20161001_092416879img_20161001_092435015img_20161001_092439386img_20161003_204944506img_20161004_185411667img_20161004_211708856img_20161008_203124225

Em condições de baixa iluminação, o smartphone também não faz feio. Assim como no Moto Z, há um aumento considerável de ruído à noite, mas que não chega a inutilizar a foto. Sem um forte pós-processamento para remover o ruído, a definição permanece boa e não há perda de saturação, como aconteceria em uma câmera mais barata.

É possível encontrar câmeras melhores pelo preço de R$ 2.199 no Moto Z Play, mas dá para afirmar que a Lenovo fez um bom trabalho — e deve agradar inclusive quem estiver pensando em fazer um upgrade do Moto X Play, por exemplo.

Hardware e bateria

moto-z-play-3

O Snapdragon 625 que equipa o Moto Z Play é um pequeno avanço em relação ao Snapdragon 615 do Moto X Play: ele traz os mesmos núcleos econômicos Cortex-A53, mas rodando a uma frequência maior (até 2,0 GHz). Embora esteja atrás dos Snapdragon 652 e 820, é um processador competente, que não faz feio nas tarefas diárias — muito pelo contrário.

No dia a dia, o Moto Z Play aguenta o tranco, não apresentando nenhum sinal de engasgo. Em jogos, a Adreno 506 lida bem com a tela de 1920×1080 pixels, rodando jogos como Unkilled com os gráficos na qualidade média (na qualidade alta, a baixa taxa de frames já começa a incomodar). E os 3 GB de RAM colaboram com o multitarefa; não tive nenhum problema ao alternar entre aplicativos em sessões mais intensas.

moto-z-play-bateria-2

Mas o maior trunfo do Moto Z Play é, sem dúvida nenhuma, a bateria. À primeira vista, a capacidade de 3.510 mAh não enche os olhos — a Motorola já havia lançado smartphones com 3.630 mAh (Moto X Play) e 3.900 mAh (Moto Maxx). Mas, aparentemente, os componentes estão mais econômicos ou houve um esforço para otimizar o consumo de energia do software, porque os resultados me surpreenderam.

Na minha rotina diária, com duas horas de streaming de música no 4G e 1h30min de navegação pela rede móvel, com brilho no automático, eu sempre cheguei em casa com algo entre 65% e 75% de bateria, depois de 13 horas de uso (das 10h às 23h). É uma marca bem impressionante: nas mesmas condições, o Moto Z não chegava com mais de 25% de carga.

Mesmo quando a bateria acaba, o carregador TurboPower de 15 watts faz um bom trabalho em reabastecer o Moto Z Play de zero a 100% em cerca de duas horas e meia. Mas a recomendação de sempre levar o cabo em viagens continua valendo, já que é pouco provável que algum amigo tenha um cabo USB-C para emprestar se você ficou distraído demais com Pokémon Go.

Por aguentar o primeiro dia com folga, eu decidi testar a bateria do Moto Z Play em dois dias seguidos. Tirei o aparelho da tomada às 18h e, 29 horas depois, com a rotina acima feita duas vezes, a bateria chegou a 27%. Não recarreguei o smartphone. Às 10h do dia seguinte, o Moto Z Play ainda estava vivo, com 13% de bateria.

No total, foram 40 horas de teste e 5h04min de tela ligada com uso intenso de 4G. É a melhor bateria que já passou na minha mão.

Conclusão

moto-z-play-4

O Moto Z Play é um dos smartphones mais bacanas que testei no último ano. Ele não é o mais potente, não tem a melhor tela, nem a melhor câmera. Mas a sensação de ter certeza que a bateria vai chegar até o final do dia (e talvez até o final do dia seguinte) é muito boa e até gerou uma mudança na minha rotina — eu nem me preocupava em deixar o aparelho descansando na tomada na hora de dormir.

O fato de ser um smartphone modular ficou em segundo plano em todos os momentos em que utilizei o Moto Z Play. A única grande deficiência do Moto Z, a bateria subdimensionada, não existe no Moto Z Play, logo, o único módulo realmente interessante lançado até agora não vale no irmão mais barato — a não ser que, sei lá, você esteja planejando fazer um mochilão pelo Deserto do Atacama e esteja muito longe de qualquer tomada.

Por R$ 2.199, o Moto Z Play chegou muito mais caro em relação ao Moto X Play, mas, dado o cenário atual, ele é uma opção de compra a se considerar. A bateria impressiona, o desempenho agrada e a câmera não faz feio. O Moto Z Play é basicamente o que o Moto Z deveria ter sido desde o começo. Quando se faz um bom smartphone, não há necessidade de módulos.

Como comprar com desconto?

testador-cupons-checando

Você pode utilizar a nova extensão do Tecnoblog para economizar alguns caraminguás na hora de trocar de aparelho. Ela tem um módulo Testador de Cupons que busca e aplica o maior desconto disponível na internet no seu carrinho de compras. É tudo automático, então qualquer um consegue utilizar, e é completamente grátis!

ta-caro

Outro recurso muito legal é histórico de preços. Quando você acessar a página de um smartphone, por ex, a gente já consegue te dizer se ele está com um preço legal. Esse recurso te ajuda a não cair em nenhuma "promoção", dessas que oferecem tudo pela "metade do dobro". Tenho certeza que vai ser muito útil em datas especiais, como na Black Friday.

Curtiu? Então clique aqui para instalar. ;)

Especificações técnicas

  • Bateria: 3.510 mAh;
  • Câmera: 16 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal);
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11n, GPS, Bluetooth 4.0, USB-C, NFC;
  • Dimensões: 156,4 x 76,4 x 7 mm;
  • GPU: Adreno 506;
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 2 TB;
  • Memória interna: 32 GB;
  • Memória RAM: 3 GB;
  • Peso: 165 gramas;
  • Plataforma: Android 6.0.1 (Marshmallow);
  • Processador: octa-core Snapdragon 625 de 2,0 GHz;
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, bússola, giroscópio, impressões digitais;
  • Tela: AMOLED de 5,5 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels.

Notas Individuais

Design
8
Tela
9
Câmera
8
Desempenho
9
Software
8
Bateria
10
Conectividade
9
  • Antonio Júnior

    Este é o único aparelho que me despertou a vontade de trocar pelo meu Moto X de 2ª geração. Não é tão caro como o Z normal, com a mesma aparência e qualidade. Nenhum aparelho da Motorola tinha me chamado a atenção igual o Moto Z Play. Os de 2015 não me deram vontade nenhuma de trocar.

    • Vicente Machado

      Exatamente o mesmo aqui. Há um pouco mais de 1 semana migrei do Moto X2 pro Moto Z Play. Também não me interessei em trocar o X2 por um modelo 2015.

      • Antonio Júnior

        Então, nenhum de 2015 compensou a troca do X 2014. O meu me serve muito bem, a câmera e bateria são péssimas, mas dá pra suportar hahaha. Vou ficar mais um tempo, até poder comprar o Z Play, que terá abaixado o preço um pouco. Na verdade, se a situação financeira permitir, quero mesmo o S7. Kkkkk.

        • FABIO NEVES

          Nenhum celular da transição Motorola / lenovo valia a pena.
          Mas parece que dessa vez acertaram em cheio no Z play.

          • Antonio Júnior

            Concordo. Acertaram mais no Z Play do que no Z normal, acho eu haha… Vai vender muito mais que o Z normal, que tem preço muito alto, e com concorrência pesada.

          • Fabrício Araújo

            Eu escolhi o Moto Z Play por 3 motivos: primeiro, tem entrada para fone de ouvido; segundo, tem dual chip mais suporte para cartão de memória (não é híbrido); terceiro, a bateria de longa duração, realmente ela cumpre o que promete. Estou muito satisfeito e recomendo!

        • Fabrício Araújo

          Eu ia pegar o S7 Edge, até porque estou acostumado com a Samsung, fiquei com um S4 Zoom por 2 anos e 8 meses… Mas o que me desanima na Samsung é a bateria de má qualidade, depois de um ano elas começam a descarregar mais rapidamente e começam a inchar, e como a bateria do S7 é irremovível, isso pode causar muita dor de cabeça… Então apareceu o Moto Z Play na hora certa, o comprei e estou muito satisfeito!

          • Vito O.

            A bateria fica sempre com 5h de tela mais ou menos ou isso é o mínimo?

    • Diogo Nóbrega

      No meu caso, tenho o Moto G de 2ª geração, e estou com a mesma vontade de trocar pelo Moto Z Play (ou seja, seria um upgrade maior). Porém, eu já tive vontade de trocar também pelo Moto X Style de 2015 – que não se encontra em nenhum lugar atualmente, foi praticamente descontinuado sem nenhum aviso. Também estou considerando o Moto X Force, que dá pra encontrar quase pelo mesmo preço que o Moto Z Play com o mod de speaker.

      • Antonio Júnior

        Saindo do G, será um baita upgrade hahaha. A linha de 2015 não me despertou vontade, e nem compensaria sair do X 2014 pra algum de 2015. Eu pegaria o Z Play ao invés do X Force, pelo design mais bonito, e pelo suporte, que no caso, terá um ano a mais de update e tal. Acho. hehe

        • Diogo Nóbrega

          Tem razão. Mas o que ainda tá me segurando por enquanto é o valor. Eu nunca gastei mais de mil reais num celular (o Moto G foi 800 se eu não me engano), que dirá 2 mil. Estou considerando como alternativa o Quantum Fly ou o ZenFone 2, que tão na faixa de 1.500 e 1.200 respectivamente…

          • CaioAC

            Estou nessa também, quero trocar o meu G 2014, mas o preço ainda me assusta.

          • Renan Birck Pinheiro

            O que mata o Quantum Fly pra mim é a câmera (que deixa a desejar, pelos reviews que eu vi) e ele não ter carregamento rápido. Pra um aparelho na faixa dele, seriam melhorias básicas.

          • Thalles Ferreira

            Sim, a câmera é relativamente fraca, mas mesmo assim ainda acho bom CxB. O único problema que acho grave pro uso da maioria das pessoas é a falta do QuickCharge mesmo. Quem acostuma já era, igual leitor de digitais.

          • Rodrigo Cerqueira

            O Moto Z Play não tem QuickCharge? 🙁

          • Evanei Ramos

            Tem sim.

          • Evanei Ramos

            Olha eu tenho o Quantum Go 4G e não tem Quick Charger, mas até que carrega bem rápido.

          • Thalles Ferreira

            Só diria uma coisa pra você, se pegar um X Force: coloque uma película de vidro. A tela inquebrável arranha bem fácil =/

          • Diogo Nóbrega

            Sim, eu vi esse detalhe no review aqui no site…

          • Ricardo Soares da Silva

            Bom dia. Não sou muito de responder em foruns/blogs e afins, mais quando vi você cogitar a possibilidade de pegar um zenfone 2, tive que te salvar dessa furada, acabei de trocar o ZF2 pelo Moto Z, e te falo melhor coisa que fiz, não pegue um ZF2, corre desse elefante branco.

          • Diogo Nóbrega

            Algum motivo especial? Eu vi que anunciaram o lançamento do Zenfone 3 pro final do mês, dependendo do preço que ele sair, talvez seja uma opção a ser considerada…

          • Ricardo Soares da Silva

            O primeiro atualizações, lançaram a versão 6.0 ai pronto todos os sensores não funcionarão mais, o segundo alto-falante traseiro tive que trocar duas vezes porque deu pt, a bateria então nem se fala, não durava 18 horas isso que nem usava tanto assim.
            Por isso voltei para a versão 5.1 e vendi, cansei de sofrer. Kkkkkk

          • mralex1832

            vai de zenfone que vc não vai se arrepender, o problema da asus e as atualizações do sistema, mas as atualizações de segurança a asus esta atualizando certinho! mas a lenovo não esta fazendo as atualizações de segurança em seus aparelhos.

      • mralex1832

        O moto x style e o pior aparelho que vc pode comprar, já tive um e sei oque estou dizendo! Este é o motivo da Lenovo tirar de circulação um aparelho tão rápido do mercado. Da muito problema esquenta muito, e depois que esta quente trava em qualquer App! E esquenta mesmo sem estar em uso! O meu foi 3 vezes para assistência em menos de um mês. Na quarta vez eu foi no Procon e pedi meu dinheiro de vota! E enquanto o moto x style estava na assistência comprei um zenfone 2! Tirando a qualidade da foto que é um pouco inferior de resto o style não chega nem perto do desempenho do zenfone. É impressionante o quanto o zenfone 2 e rápido não esquenta e não trava! Só quando estou usando o galaxy s7 edge da minha esposa que vejo que o s7 e bem mais rápido que o zenfone2. Acho que não compro outro aparelho da Motorola tão cedo! E tanto o zenfone quanto o s7 edge recebe atualização de segurança pontualmente! Já tive também um moto x play que é melhor que o moto x style!

        • Diogo Nóbrega

          Hmmm… faz sentido esse lance do Moto X Style… mas pode ter sido um problema pontual não? Enfim…

          • mralex1832

            já vi ouros casos de pessoas que teve o mesmo problema no moto x style que eu! conheci uma pessoa que o dele foi 4 vez na assistência, mas ele me disse que ficou bom! ele falou que não foi no procon porque gostava muito do aparelho. mas tem de ter muita paciência mandar um aparelho com meses de uso varias vezes para o conserto, e ainda ter confiança que o aparelho não vai dar problema asim que sair da garantia!

        • Gcriv

          Olha, essa questão da temperatura também acontece comigo. Não tem nenhuma explicação lógica. Já teve vezes de estar usando aplicativos leves e a temperatura dele começou a subir. Mas de uns tempos pra cá ele tem ficado mais tranquilo nesse aspecto. Mas nunca cheguei a enfrentar travamentos de aplicativos não.
          Eu pulei de um moto X 2ª geração para o X style (a mudança foi meio forçada, quebrei a tela e não valia a pena mandar trocar). Eu já tinha reparado que a versão anterior esquentava algumas vezes, por isso achei “normal” a questão da temperatura.

        • Vinícius Barros

          Gosto da Motorola (já tive vários) e o X Style pra mim também foi uma decepção – que irá para assistência assim que o Z Play que comprei agora no Submarino chegar, pois os alto-falantes estão estourados, o carregador parou de funcionar e a bateria é uma piada. E realmente esquenta muito.

          Mas a Moto Tela, pra mim, é a melhor função que alguém já botou em um smartphone. É prático demais. Por isso ainda não desapeguei da marca.

    • Fabio

      Estou na mesma situação que você. Meu moto X de 2ª geração com tela trincada e bateria que não aguenta o dia todo está pedindo pra ser trocado. Mas vou esperar o z play aparecer em um preço decente.

    • Fabrício Araújo

      O aparelho é ótimo, a bateria dura dois dias tranquilo, até mais! Comprei um e não me arrependo nem um pouco de pagar o preço que ele vale, estou gostando muito e recomendo! Saí de um Galaxy S4 Zoom e vim para o Moto Z Play, foi como mudar da água para o vinho!

      • Antonio Júnior

        Você que comprou o Moto Z Play, me diz se ele tem Rádio FM?
        Sinto muito a falta quando saí do S4 e comprei o Moto X 2014, que não tem. Sou usuário assíduo de rádio hahaha.

        • nightwishjp

          Não tem rádio FM.

    • Rodrigo Cerqueira

      Tô na mesma. Só acrescentaria, no meu caso, o Galaxy S6, que o próprio Higa elogiou bastante por aqui, mas em termos de bateria não tem comparação entre esses dois. Ainda tô na dúvida.

    • Douglas David

      Já se consegue encontrar ele a R$ 1650 à vista! Um preço e tanto pelo que oferece… Vamos aguardar a blackfriday para ver se eles oferecem esse preço parcelado. Eu irei compra-lo para substituir meu Lenovo A7010 também, pois, pelo que oferece ficou muito bom e, de certos pontos, melhor que as versões mais robustas.
      .
      Grupo Windows
      .
      telegram.me/grupowindows
      .

    • Hermes Filho

      E olhe lá se ainda vale a pena a troca, tenho um Moto X de 2ª geração também e o aparelho satisfaz as minhas necessidades. Comparei ele com o Moto Z Play e, pelo menos nos números, não notei tanta diferença de chegar ao ponto de resolver substituir. Não sei a experiência com o Z Play em mãos. Mas por enquanto irei durar um pouco mais com o Moto X 2.

      • Antonio Júnior

        Pois é, o meu me satisfaz em desempenho e funções normais satisfatoriamente. Porém a câmera e bateria me desanimam um pouco. Em prática, acredito que o Z Play seja sim mais rápido e com multitarefa melhor, pelo 1 GB de RAM a mais, e todo o suporte mais novo, como atualizações e tal. Fora a câmera melhor, e bateria nem se fala. Mas ainda vou segurar o meu X de 2ª geração por mais uns 6 meses. Aí sim vou trocar, se fosse hoje, seria no Z Play, daqui 6 meses, aí eu não sei! Hahaha.

        • Pedro Barbosa

          também tenho um moto x 2, acho um aparelho excelente. pretendo trocar pelo Z play em novembro, mas quero pagar 1.500,00 mais que isso já vou pensar duas vezes e vou segurar o meu X2 mesmo…

    • Downgrade

      Porém custa 2k, com desempenho que chega a ser inferior ao do Moto X 2 e é bem maior (o que pra mim é uma desvantagem). Também não tem sensores pra acender a moto tela ou silenciar chamadas com gestos de mão (o que também é algo q eu uso bastante no X2).

      Acho que a única vantagem mesmo é a duração da bateria.

  • Thalles Ferreira

    To decidido já então a trocar o LG G4 (cuja câmera me parece claramente melhor) por ele, já que no frigir dos ovos, não adianta ter uma ótima câmera, tela melhor e processador idem, mas estar com o telefone desligado.

    Eu fiquei pensando também sobre a ergonomia, pois o aparelho é ainda maior (apesar de mais fino), mas infelizmente eu tenho usado boa parte do tempo celulares (antes do G4 mesmo) segurando uma bateria externa pra aguentar o tranco, sendo assim pouco provável que o Z Play + snap de bateria sejam mais desconfortáveis.

    • Everton Duarte

      Teve problemas com a câmera do LG G4?

      • Thalles Ferreira

        Não, é excelente. O aparelho em si é muito bom, não me arrependo em nada. Só que eu uso muito, daí autonomia tá fazendo falta.

        • Everton Duarte

          Ops, errei a pergunta, eheheh. Ia te perguntar se ele tem uma boa bateria. Já vi muita gente reclamando da bateria dele, de autonomia, enfim… Ainda cogito a compra desse aparelho.

  • Felipe Xavier

    Enquanto isso o Xiaomi Redmi Note 3 Pro tem o Snap 650, 4000 mAh de bateria que recarrega em 2h15min e custa muito menos. :'(

    • Diogo Nóbrega

      Eu iria tranquilo de Xiaomi… se ela ainda tivesse por aqui. Celular sem suporte é um risco que não tô a fim de correr…

    • Thalles Ferreira

      E tem uma câmera bastante pior, diga-se de passagem. E não tem garantia no Brasil pra caso dê algum problema, o que ninguém tá imune no mundo dos eletrônicos. Claro que tem muitas vantagens, mas esse evangelismo da galera que importa telefone chega a ser engraçado (em tempo, eu acho o Mi5 ótimo por exemplo, mas aí já sai o mesmo preço do Z Play e a garantia continua sendo a sorte).

      • Rookie naz

        Esse evangelismo é chato mesmo, a galera do importa fala como se fosse fácil importar(tão fácil quanto comprar numa loja física ) e se esquece o celular vem sem garantia, o valor pago geralmente tem que ser a vista, taxa da receita, tempo de espera entre outras coisas.

        • Felipe Xavier

          Não é por nada não, mas você está bastante equivocado.
          1. Lojas como a Gearbest oferece garantia de 1 ano (ou você envia o aparelho, ou o comprovante do valor do reparo, ou ainda se o problema for sério, ele devolvem o valor do aparelho (não lembro se uma parte ou integral).
          2. Quase todas as lojas já estão oferecendo o parcelamento, além de atuarem com o Mercado Pago e ter taxas bem baixas.
          3. Há ainda a opção de boleto, pra não ter supresas de IOF ou cotação do dólar no dia do fechamento da fatura.

          Já a taxa da receita e a espera, você está certo, existe. Não deve-se importar sem considerar isso.

          PS. Não, não quero te convencer que importar smartphone é o caminho a verdade e a vida, só queria esclarecer pontos errados que você citou.

          • Rookie naz

            1. Em grupos de importação já vi casos que a gearbest recusou o pedido de reembolso por a mercadoria não chegar no destinatário, então não colocaria a mão no fogo por esse tipo de garantia.
            2. De certa forma entra taxa o que aumenta o valor final.
            3. Esse ponto eu citei quando disse pagar a vista.

            PS. Tenho a 2 meses um Redmi Note 3 Pro importado do AliExpress, então conheço esse mundo de importação e vai ser difícil sair dele, só fiz uma crítica a esse pessoal que em tudo quanto é lugar da Internet fica nesse mimi de importar celular e se acha superior a quem compra celular aqui no Brasil.

          • Marcão Sparcos

            Não sabia dessa que tinha garantia não, é só a gearbest que oferece? Interessante.

          • Felipe Xavier

            Tem que ver com a loja em questão. Eu geralmente só compro com eles, pois o atendimento é muito bom e vou juntando pontos. Acho que na Dx tem também.

    • Felipe Xavier

      Eu fiz evangelismo? Fiquei falando que deveriam comprar e comprar e comprar? Que a Motorola não presta?
      Posso ter sérios problemas de interpretação de texto, mas acho que fiz apenas uma comparação entre eles.

      Eu tenho o Note 3 Pro, não trocaria por nenhum nacional, mas respeito quem não considera como uma opção.

    • Marcão Sparcos

      Estava na dúvida entre ele e o Z Play.
      Mas como tive meu celular furtado, precisava de um urgente de um e paguei 1500 reais em 12x no meu Z Play em loja física em uma excelente oferta.
      Eu ia economizar com o Redmi Note 3 mas ia ter que esperar o aparelho chegar da China e não ia ter assistência técnica e nem garantia nacionais, só por isso não fechei com ele.
      Mas futuramente quero comprar um Xiaomi, estou só de olho heheheheh
      Espero que a Mi do Brasil parem de ser amadores e entrem de vez no mercado chutando bundas.

      • Diogo Nóbrega

        Realmente por esse preço tá imbatível… queria achar em alguma loja da Tim por aqui, aí eu compraria logo :/ Mas em toda loja que eu vou tá esgotado…

    • pensei o mesmo e peguei o Mi Max de 4850mah, mais o pedido de um carregador Aukey 3.0

  • Arthur Fortes

    queria saber o porquê do moto g4 plus não desligar a tela com o sensor de digitais

    • Higo

      Pq vc pode usar o sensor para outros fins, como autenticação em determinados apps, e não gostaria q a tela apagasse no momento em que vc fizesse isso.

      • Arthur Fortes

        mas assim como no Z e Z play, seria um toque duplo, o simples continua sendo pra leitura de digital quando precisa

  • Yago G.

    O design é muito bonito. Se com 3000mAh, o moto G4 passa 1 dia e meio comigo, com certeza esse aí passaria uns dois.
    O problema continua o de sempre, preço. Mas quem sabe não caia um pouco, já que essas configurações ficarão mais comuns daqui a algum tempo.
    Essa câmera é a mesma do Moto G, será?

  • David Diniz

    Tenho um Z play Sound Edition e recomendo a compra do aparelho fortemente.

    • J H Gouveia

      O que vc me diz da qualidade do som, é boa?

      • David Diniz

        Sim boa qualidade de áudio.

  • Frederico Lica

    Tive que trocar meu iphone 6 plus por um moto g4 plus por falta de grana, porém agora já posso trocar denovo…. pois o moto g4 me deixou extremamente insatisfeito, mal da 4 horas de tela… Estava pensando em pegar o S7 Flat ( Até porque a tela EDGE não me agrada ), Porém esse moto z play meche comigo! Mas tenho medo de gastar e ficar puto com a camera, e tal… Complicado, estou com muitas dúvidas!

    • Fabrício Araújo

      Eu não tenho o que reclamar da câmera, para um smartphone do porte do Moto Z Play, ela é muito boa. Eu também ia pegar o Moto G4 Plus, porém ia comprar insatisfeito, mas aí bem a tempo o Moto Z foi lançado! Comprei um Play e estou muito satisfeito! Super recomendo!

    • Marcão Sparcos

      A câmera é muito boa, minha noiva tem um iPhone 5c que faz macumba com a câmara por ser tão boa rssss (bem melhor que a do meu ex Moto X 2 mesmo na teoria sendo inferior) e adorou a câmera.
      Essa câmara do Z Play rapazzzzzz tanto pra Selfie quando pra fotos normais a qualidade é muito boa, recomendo

  • Masaru Hisaeda

    Vou comprar ele.
    Muito bom.

  • Felipe Ricardo

    O meu problema com esse celular continua sendo o tamanho. Tenho um Moto X² e já acho ela um pouco grande, as vezes me atrapalho na hora de usar. Não consigo entender como a Lenovo simplesmente não tem um bom celular com tamanho razoável! Todas as outras empresas tem um modelo com tamanho até 5 polegadas, os iphones tem, a google agora tem com o Pixel, a Samsung tem. Mas a Lenovo além de só fazer celular gigante, perdeu em Design quando deixou a proporção de tela para tamanho do aparelho menor que 70%. Vou continuar com o Moto X² e seus 75% de tela na frente.

    • Marcão Sparcos

      Comprei um Z Play e não gostei também da tela gigantesca. A tela só meu X2 já achava grande demais e ainda aumentaram hauhauhauhauhau.
      É meio ruim digitar com uma mão só, haja dedinho pra segurar o aparelho rssssss

    • Bruno Lins

      O tamanho da tela é o principal motivo de eu ainda estar com o meu Moto X 2013.

  • Bruno

    Comprei por 1760 no submarino, completamente satisfeito!

    • Diogo Nóbrega

      1760 dividido?

      • Marcos Tony Lehmann

        em 1x no cartao da loja (subcard)

      • Bruno

        1x no Cartão Submarino

  • Ainda na espera de um Snap com tela de e-paper/e-ink.

    😀

  • Será que vale a pena sair de um Moto Maxx e pegar um Moto Z Play?
    A tela do Z Play não é Super Amoled? Tinha visto em outros reviews que era Super Amoled e a câmera traseira tinha estabilização ótica.

    • Marcão Sparcos

      Acho que não vale a pena não, a menos que sua bateria já esteja começando a viciar, mas mesmo assim se trocar a bateria seu celular tem um rendimento muito longo ainda.

  • Marcão Sparcos

    Tive meu Moto X2 furtado na estação da CPTM ao entrar no trem 😳😭 e comprei um Moto Z Play e estou com ele a uma semana e 3 dias.

    Comprei em uma oferta da TIM no plano pós pago (sem fidelidade 😁) e paguei R$ 1.500 reais em 12x.
    Estou adorando o aparelho o desempenho dele é muito bom e não me deixa na mão pelo meu uso, a câmera é ótima bemmm melhor que do Moto X2 que tinha (a câmera dele não era um primor), entrada de 2 chips e expansão de memória mas o grande ponto forte é a bateria, que pro meu uso aguentou 1 DIA E MEIO INTEIRO LONGE DO CARREGADOR a bateria é boa demais.
    Meu Moto X2 já estava com a bateria zuada e precisava de 2 recargas uma a noite antes de dormir e outra durante a tarde.
    A única coisa dele que peca é a tela que é grande demais (5,5) e ele é meio pesado, e tenho que cuidar mais da traseira de vidro pra não riscar, já que entra um pouco de poeira pela capinha snap que vem com ele.

    De resto é um excelente aparelho e recomendo a todos.

  • Filipe Santana

    O Moto Z Play está em promoção na Tim por R$ 1.499,00 na compra com um plano pós sem fidelidade que pode ser cancelado no mesmo dia rss.

    Só não vou comprar ele, pois esse ano peguei o Moto Maxx. Mas minha namorada vai pegar ele na Tim semana que vem, assim que virar o cartão. Já deixamos reservado. E ela vai vender o Moto G 2013 velho de guerra dela.

    • Diogo Nóbrega

      Rapaz, eu tô procurando ele em tudo que é loja da Tim aqui no Recife, mas não encontro em nenhum lugar… em todo lugar tá esgotado :/

      • Filipe Santana

        Aqui no Polo shopping (Indaiatuba-SP), o atendente disse que chegará 15 unidades amanhã, já reservei uma com ele, mas vou reservar mais uns três rss. Alguns colegas ficaram interessados também, ainda mais com esse ótimo preço. Esse era para ser o preço real dele.

  • Vitor Mello

    Ate agora ninguém mais na mídia falou sobre o MOTO Z FORCE. O lançamento como topo de linha deveria ser agora neste mes como foi com o X FORCE. Sera que alem de um processador capado, a lenovo também deixará o brasil apenas com as versões medianas dos seus aparelhos???

    a bateria , a camera, e a tela nao se comparam com as do Z normal… KD O Z FORCE LENOVO???

  • David Roberto Reis

    Atualmente tenho o moto x play, no quesito câmera, os 16mp do z play são melhores que os 21mp do x play?
    Pergunto pois sei que a resolução nos celulares acabam sendo definidas pela capacidade de processamento e filtros aplicados após tirada a foto e não da capacidade da lente.
    Esse aparelho me atraiu bastante, mas isso é uma questão a considerar.

    • Tiêgo R. Alencar

      olha, comparei os dois numa loja semana passada e a câmera do moto z play realmente faz um trabalho mais competente que o do Moto X Play. Achei as cores mais vibrantes e a definição muito maior, pelo menos em ambientes iluminados. Vc não mencionou, mas acho interessante comentar que o flash na camera frontal também é um belo adicional, já que faz um bom trabalho nas selfies (que não ficam com aquele branco estourado de foto com flash em excesso, sabe?).
      não tenho nenhum dos dois, by the way haha mas no resumo, não é uma diferença gritante entre as câmeras. nada que te faça ficar pilhado por estar com o X Play, que é um excelente smartphone

      • David Roberto Reis

        Tiêgo, muito obrigado pela resposta! Na verdade a câmera é um dos motivos que me fazem ficar com ele. Uso no trabalho e nao tenho do que reclamar.
        Na maioria do tempo é um bom aparelho, porem ele decide travar nos momentos mais inoportunos, e isso me incomoda bastante, pois na maioria das vezes que trava, é executando tarefas simples. Não tenho jogos no celular, apenas redes sociais, streaming de audio e video e alguns apps de produtividade, tinha um s4 antes dele que não travava tanto assim.
        Entao acredito que os 3gb de memoria devam dar conta do recado.
        O fato de nao ter giroscopio e nao conseguir ver videos 360 está me incomodando um pouco tb…
        Mas no geral eu gosto do aparelho, com quase um ano de uso a bateria ainda dura muuuuuito tempo.
        Qual aparelho você usa?

        • Tiêgo R. Alencar

          Pois é! Meu primo tem um Moto X Play desde o ano passado e só agora está sentindo com os males do travamento (quando deixa várias coisas abertas ao mesmo tempo. Acho que é falta de ram, né?). Os 3gb do Moto Z Play, pra um celular que tá no meio termo entre intermediário e top de linha, tá bem bom!! Com essa bateria então…
          Ah, eu uso Windows Phone 🙁 Tenho um Lumia 730 que já está nas últimas. Esperando a Black Friday pra trocar por um Moto Z!

  • Thiago Silva

    Galaxy S7 ou Moto Z, dúvida cruel.

    • se tivesse essa grana ia de S7. mas como nao tenho fui de china

    • André G

      Curte Android puro? Quer uma ela grande? Vai de Moto Z
      Se quer um aparelho menor e com vários recursos da rom, vai de S7.

  • Souza

    Não acho o “calombo” um contra se acho estranho usar sem, ao menos, uma capinha.

  • Marcos Tony Lehmann

    Paulo Higa, o recurso de bloqueio e desbloqueio por botão (sensor) biométrico funciona também no G4 plus ou nele (G) somente desbloqueia?

    Tela amoled do Z Play tem tom mais natural ou conserva o amarelão do tempo do Moto X de 2014??

    • André Souza

      Não sou o Higa, mas posso te responder.
      Não, o leitor no G4 Plus serve somente para desbloquear.
      Não, o branco da tela do Z Play é realmente branco, não é igual ao do X 2014 (tive um X 2014 e hoje tenho o Z Play).

      • Marcos Tony Lehmann

        Obg. então o desbloqueio via sensor é exclusivo da linha?:
        legal que corrigiram o problema da tela do Moto X com aquele tom horrível

        • André Souza

          No Z e no Z Play o sensor serve tanto pra desbloquear como pra bloquear; já no G4 Plus, só desbloqueia (é preciso usar o botão power pra bloquear a tela).

      • Willian Hayashiya

        Cara, vc que fez a troca x 2014 por z play? Como é a diferença de desempenho? Em jogos (se joga), há grande diferença?

        • André Souza

          Baixei alguns jogos mais pesados pra testar, como Unkilled, FIFA 16 e Injustice, e tive a impressão de que a taxa de quadros ficou um pouquinho abaixo do que ficava no X 2014, mas não tenho certeza, pode ser só coisa da minha cabeça. Só jogo joguinhos mais leves (Horizon Chase, Monument Valley, Joe Danger…) então não fez nenhuma diferença pra mim; todos rodaram 100%.
          Mas compensa demais pela bateria, que dura o dobro, tela muito melhor, câmeras infinitamente melhores e leitor de digitais. No desempenho geral do sistema e multitarefa, notei uma leve melhora; acho que pelo 1 GB de RAM a mais.

          • Willian Hayashiya

            Entendi, é que no meu caso, acho que o jogo mais ‘pesado’ é o MK X! Em geral, compensaria pra mim fazer a troca! Muito obrigado 🙂

          • André Souza

            O que disse sobre Unkilled, FIFA 16 e Injustice também vale pro MK X.

          • Willian Hayashiya

            Entendi, essa perca em taxa é muito ‘sentida’? Ou se não ‘procurar’ por defeitos não acha?

          • André Souza

            Não, dá pra jogar de boa.

  • Mickael Fernandes

    Gostei do review. Se fosse Snapdragon 650/652 seria muito melhor e passaria a considerá-lo como compra.

    Na minha opinião, a Motorola perdeu a oportunidade de fazer o celular perfeito, que é o Moto Z com as características do Z Play. Com isso, a única coisa que mudaria é o sensor de digitais, mas pelo conjunto, seria irrelevante.

    • Jul14no

      mas o preço seria muito maior também..

      • Mickael Fernandes

        O preço seria muito maior com o Snap 6xx ou sobre o que citei? Se for o primeiro caso, acho que não seria tão relevante para ser mais caro.
        Já quanto ao que imaginei, ficaria no preços dos smarts tops mesmo.

      • Mickael Fernandes

        Se estiver falando do Z Play, acho que o snap 65x não agregaria tanto valor assim, poderiam ter colocado, ainda mais pelo preço cobrado no Brasil, lá fora não sei como está.

        Já quanto ao aparelho idealizado, ficaria no preço dos tops do Brasil, ou subiria pouco, pois mudaria o jack de fone de ouvido e bateria, basicamente.

  • Vsoco

    Vendo outras análises, essa versão já havia me chamado mais a atenção que a “não-play”. Este review só veio confirmar minhas impressões. Great job, Higa!

  • Ernesto Barros

    Este leitor biométrico + botões virtuais ficou muito estranho, da mesma forma é o G4 plus.

    • André G

      Leitor biométrico na frente não fica legal, gosto atrás ou na lateral, como nos Xperias.

  • Higa, e esse leitor biométrico (botão power), só pra isso mesmo??
    Dá ao menos para não digitar mais senhas em sites e apps com ele?

  • Thiago Adomaitis

    Ok, Moto Maxx, você ficará comigo por mais uma geração.

  • BeTauM

    Está certa essa informação de que o carregador TurboPower de 15 watts demora duas horas e meia para levar o Moto Z Play de zero a 100%? Para 3510mAh não é demorado d+ não? Porque os Samsungs que tem aí 3000mAh ou mais carregam em cerca de uma hora e meia no máximo com carregador turbo.

  • Michel Vieira Pinto

    Quando se faz um bom smartphone não há necessidade de módulos!

    Pqp… essa foi de cair o cu da bunda!!!

  • Eliézer José Lonczynski

    Um belo sucessor com baita upgrade pro meu Moto X Play. Queria tanto esse widget de data/hora/clima da nova geração moto. Alguém sabe como posso instalar no X Play/G3?

  • Leandro Santos

    a diferenca de preço daqui e la fora é imensa. vale mto mais a pena, mesmo com dolar alto, comprar la fora.

  • Danilo Schreiner

    Higa, tem um detalhe neste aparelho que me preocupa. A utilização de tela Amoled aliada a botões virtuais fixos. Isso vai gerar “burn in” em médio prazo.

  • Daniel Bonato

    Galera, to na dúvida: Moto Z play ou Galaxy S6. Tenho um moto x 2014 e sempre defendi muito a motorola, inclusive contra a própria samsung. meu x2 ta com a bateria zoada já. eu uso pouco e ela ja não está durando nem 1 dia. Não tenho jogos no celular. Mas to na duvida entre um celular top do nao passado ou um mid-top desse ano. Tem tbm o zenfone 3 que tá vindo com a mesma spec, mas acho que a camera virá melhor q o moto z play. Detalhe, a questão mesmo é o preço de R$ 1.600,00.

  • Cumpadi Úochinguinton

    Galera to em duvida entre o Z Play e OnePlus 3…. Mas só que nunca comprei Smart de Importação (GearBest, AliExpress etc)
    O que vcs acham, pega o Z Play ou comprar o OnePlus???

  • Paulo Deursen

    O reviewer nao entendeu a proposta dos mot mods… pena, pois é um formador de opinião. Essa ideia é fantástica e com um potencial gigantesco. O projetor pode ser muito útil para alguém que queira praticidade em apresentações, sem levar nada além do celular e projetor – no bolso!. As possibilidades são infinitas, desde ferramentas profissionais específicas até aplicações médicas, como medidor de pressão ou monitor de glicose. Faz todo o sentido pagarmos só por aquilo que usamos de verdade. Espero um dia não precisar pagar por cameras frontais, por exemplo. Inúteis para mim. O preço que ainda está exagerado…

    • Orlando Silva

      Creio que eles mostrarão ao que veio quando terceiros fizerem bons mods, com preços mais acessíveis (ideias bacanas aí em cima; o ruim / que não vinga ainda é justamente o alto preço praticado pelo poucos que tem).

  • Gustavo75

    Olá Higa; tenho um galaxy S6, um smartphone muito bom, porém algo que me incomoda nele são as fotos saturadas, com cores infiéis, fora da realidade. Prefiro as fotos realistas. Quais smartphones você recomendaria que possuem câmeras de qualidade e fotos mais próximas da realidade, menos saturadas? Obrigado!

  • Eron Gomes

    Ainda ficaria no Moto x Force.

  • Eu não tive essa sorte de passar mais de 24h com a bateria carregada. Estou carregando o meu com exatas 24h todos os dias. Não estou achando ruim, afinal um celular que você possa usar de uma maneira que só se carregue uma vez no dia é o suficiente pra mim.

    Satisfeitíssimo com meu Z play 😉

  • Priscila

    Comprei o meu tem mais ou menos um mês e estou muito satisfeita. A bateria dura uns dois dias fácil e o calombo da câmera não chega atrapalhar com a capinha.

    Comprei o meu no submarino com desconto, por 1.700 reais, valeu muito a pena.

  • Mateus Barros Oliveira

    Olá, possuo um galaxy s6 mas a bateria tem se mostrado totalemnte insuficiente. será que indo pro z play haverá uma perda de desempenho visivel? Obs: nao costumo jogar. E a camera como será que as duas se comparam?

  • Vito O.

    Só eu acho 5h de tela muito pouco? Cade revolução nas baterias, gente? :((

  • Matheus Cesar

    estou com uma curiosidade ao pesquisar esse smartphone pelas lojas da vida…

    comparei o z e o z play pelos sites e vi que o z play n possui os comando de voz com a tela desligada e verdade ??

  • Adriano Dib

    O cara faz um bom review mas no finzinho do vídeo fala uma besteira que estraga tudo. Como assim os snaps não servem pra nada? Você pluga uma ótima câmera nele, ou uma caixa de som JBL potente, ou um módulo que dobra a bateria… tem até um projetor! E o cara diz que não servem pra nada???? Aff cara…. se liga

  • Marcelo Costa

    O meu aguentou nem 20 dias, a tela deu um pau, ficou toda colorida tipo gliter amarelo… vou ter q enviar pra assistencia, ver se garantia cobre…mais já to me preparando para uma resposta do tipo “mau uso”… gravei um vídeo mostrando o problema, e tbm a carcaça do aparelho sem nenhuma risco ou sinal de mal uso.,,vamo ver o que dá…(Foda é um aparelho de 2k que te deixa na mão)

  • Mark_SP

    Ótimo aparelho e já esteve por 1390 na Fast Shop no final de janeiro por uns 2 dias, pelo que vi zeraram os estoques por lá e já voltou ao valor normal, para quem comprou nesse valor foi a compra do ano, pois este é o melhor aparelho que usei com Android ha tempos….. vale cada centavo

  • Caue Peres

    Gostaria de saber sobre a qualidade da recepção de sinal, hoje tenho um moto G2 e estou querendo comprar o moto Z mas se a qualidade de sinal não for melhor vou optar por outra marca.