Início » Gadgets » Apple HomePod leva a Siri para dentro da sua casa

Apple HomePod leva a Siri para dentro da sua casa

Emerson Alecrim Por

Quem apostou nos rumores de que a Apple anunciaria um rival para o Amazon Echo (ou algo próximo disso) na WWDC 2017 se deu bem. Coube a Phil Schiller, vice-presidente de marketing da companhia, detalhar a grande surpresa do dia: o HomePod (nome criativo, não?), dispositivo com o qual a empresa espera "reinventar a música doméstica".

O aparelho é, essencialmente, um alto-falante que roda a Siri. Além de reproduzir música (obviamente, há compatibilidade com o Apple Music), a assistente pode receber comandos para realizar várias outras tarefas, basta acioná-la com um "hey, Siri" que pode ser ouvido mesmo em um ambiente com bastante ruído, de acordo com a Apple.

Apple HomePod

Sim, o design lembra um novelo de lã, mas a Apple afirma que o dispositivo foi inspirado no atual Mac Pro. O objetivo aqui é reproduzir som claro, com bom volume e sem distorções, tudo isso em 360 graus. Para tanto, o HomePod tem sete tweeters com controle direcional distribuídos na parte inferior e um subwoofer de 4 polegadas no centro (voltado para cima).

A Apple explica que, graças a essa combinação de recursos, o dispositivo pode oferecer "consciência espacial", ou seja, adaptar a reprodução de áudio ao tamanho do ambiente.

Para que a Siri possa receber ordens mesmo a distâncias relativamente longas, o HomePod conta com seis microfones. Além de pedir para trocar de música, é possível fazer perguntas à Siri sobre trânsito na região ou resultados de jogos esportivos, mandar uma mensagem, agendar um compromisso, enfim.

Resumidamente, a Siri do HomePod faz praticamente tudo o que pode ser feito com a assistente a partir do iPhone, com o adendo de que a novidade também é uma ótima opção para quem quer ter um lar inteligente: a partir da integração com outros equipamentos, é possível pedir para a Siri apagar todas as luzes da casa ou ajustar o ar condicionado, por exemplo.

Não deve haver gargalos. A Apple equipou o HomePod com um processador A8, o mesmo chip usado no iPhone 6. A segurança é outro ponto que a companhia destacou: nenhum comando é enviado aos servidores sem o reconhecimento do “hey, Siri” (ou equivalente em outro idioma). Quando a comunicação é estabelecida, um sistema de criptografia entra em ação para proteger os dados.

Segundo a Apple, o HomePod terá duas opções de cores (preto ou branco) e deve ser lançado nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália em dezembro. No resto mundo, o dispositivo será disponibilizado apenas em 2018. O preço oficial é de US$ 349.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel RB
Se tiver integração com Netflix, de forma que eu possa sentar no sofá, e dar uma ordem pra ele sintonizar na minha série favorita, eu compro!
Thiago Lopes
Ei!!! Deixa o cara, é óbvio que ele tem uma Tardis, foi lá no ano que vem, comprou um e voltou para nos contar.
sincero
Verdade. Os comentários do gizmodo não se discute mais nada. Antigamente era até interessante. Hoje só há porcarias. Gizmodo poderia começar a expulsar aquele povo pra elevar o nível de novo. E concordo com o colega que se não começarem a limpar aqui se tornará a mesma coisa.
Eduardo Lemes
Ah sim... Mas os comentários abaixo me dão dor de barriga: Baidu feat MC Brinquedo: Cale-se! Não ouse falar mal da minha pequena Apple, ou do contrário.. Kodos Otros: Vc tá linda, mudou o tom do prateado do cabelo?
Gertrudes, a Lhama
Uma piadinha aqui e ali não faz mal. Até os redatores daqui entram na zoeira as vezes. Tem uns comentários muito piores que não vêm do pessoal de lá.
Eduardo Lemes
Tomara... Mas acima tem uns dois ou três que caíram aqui, melhor começar a podar agora, eles são como ervas daninhas...
Eduardo Lemes
Como eu disse em outro comentário: esse pessoal tem que voltar pro Gizmodo...
Gertrudes, a Lhama
Não vai ficar que nem o Gizmodo, porque aqui eles postam conteúdo de qualidade. Lá ninguém lê os "artigos"
Zanac_Compile
Blog errado !!!
Zanac_Compile
Não disse que ele vai chegar aqui, não faço a mínima ideia. Pelo histórico da Apple, é provável que sim, todos produtos dela costumam a chegar no Brasil meses depois. Aposto que vai ser 2000 a 2500 reais. Se for muito bom, teremos tempo de amadurecer a ideia até chegar aqui e com certeza vou comprar fora, pagando uns 1100 reais, menos da metade do cobrado aqui que é surreal. Só mencionei que os concorrentes nunca chegaram aqui e não tem suporte ao nosso idioma, mesmo que compremos fora. Conheço amigos que tem o Amazon Echo (o modelo menor e o maior também) e tem que fazer gambiarra pra funcionar no Brasil, e obviamente, só falando em inglês, já "brinquei" com a Alexa. Ela existe desde 2015 e nem rumor de vir pro Brasil. Enfim, aposto que a Apple, mesmo nem existindo no mercado ainda, chega primeiro aqui no Brasil com suporte a português (meia boca), antes da concorrência toda que não dá a mínima para nosso mercado de preços proibitivos.
Zanac_Compile
Então... é o que mais falam, que o som do Beats é uma porcaria. Não sou audiófilo especialista para conseguir distinguir a diferença, tenho fone Sony, Beats, Leadership e sinceramente não vejo diferença entre eles, quanto ao som. Mas não tenho dúvida, que acabamento, durabilidade, usabilidade fazem toda a diferença. Um amigo me trouxe o novo Beats X bluetooth pra mim, eu queria os Airpods mas estão esgotados em tudo que é lugar. Minha segunda opção era o BeatsX que ele achou com facilidade. Buenas....e ele comprou um fone bluetooth genérico pra ele, e ainda se arriou que paguei 135 dólares no BeatsX enquanto ele pagou 35 dólares no dele. Fora exorbitantes 100 reais de diferença para fazerem a mesma coisa........ Resultado: - O fone dele deixava de funcionar o bluetooth ao botar o telefone no bolso. O fone dele se esfarelou com pouco mais de 30 dias de uso, já foi para o lixo. - O BeatsX que gastei 500 reais funciona deixando o telefone no armário do vestiário da academia, estou a uns 30m de distância nos aparelhos controlando as músicas pelo relógio e tudo funciona bem. O acabamento é impecável, já uso direto a uns 3 meses e nada de se desmontar. Ele tem uma parte magnética que faz um fone grudar no outro e facilita andar com eles pendurados sem cairem... Enfim, é sutil... mas tem vários detalhes... Se fosse fazer uma boa pesquisa, com certeza encontraria um de 50 dólares, de 80 dólares tão bom quanto, com o mesmo custo/benefícios... Mas azar, esse é um pouco mais caro, mas pago pela garantia de usabilidade e durabilidade... enfim, não é um absurdo sem fundamento, tem retorno.... Funciona redondinho com o iphone, é só ligar e já aparece a imagem do BeatsX na tela do telefone, sem função de parear e tudo mais que um bluetooth normal precisaria. Tenho um outro fone Sony com fio que já esfarelou as esponjas. O Beats equivalente com fio que tenho, está firme e forte segurando o tranco. Não acho que seja só ostentação irracional como é moda falar deles.
RodrigoCard
NSA Aprova isto! Kkkk
Carlin
Será Apple se torna líder desse "mercado" (se é que esse mercado realmente já esta mesmo de pé), e derruba a concorreria Google Home e Amazon Echo?! Digo isso, porque foi o que aconteceu com o Apple Watch, a Apple chegou um pouco atrasada no mercado de smartwatch e o aparelho acabou se tornando um dos únicos, se não o único no segmento que deu lucro!
Keaton
Claro que vai chegar no brasil... brasileiro adora produto superfaturado e a apple não é boba nem nada. 3500 esse troço quando chegar no brasil.
Eduardo Lemes
Tecnoblog, me faz um favor... Bloqueia esses caras com nome fake que ficam postando porcarias... Já já o feed de comentários vai estar como no Gizmodo, ou seja, um lixo... =/
Yago G. Oliveira
Decepcionado com o design desse microfonão.
Diego
Design e preço ridículos.
Jonas S. Marques
6 tweeters e um sub de 4 polegadas. A não ser que esse conjunto seja fabricado com peças com acústica de outro mundo vai ser no máximo comparável a uma caixinha de 10 W, o que significa nada. Ah, sim, gostaria de ver onde tu leu que isso vá chegar aqui, né.
Kaio
Beats já não era tão bom em qualidade de áudio antes da Apple e nada mudou após a aquisição.
Anayran Pinheiro
Áudio não é muito o forte da Apple, só ver os fones da Beats...
Zanac_Compile
"SIM, TEM REPRODUÇÃO DE ÁUDIO BEM MELHOR" Onde testasse o HomePod para saber que uma caixa JBL é melhor ? Qual concorrente tem no Brasil para a gente poder comprar antes ? Amazon Echo já tem Alexa em Português ?
Jonas S. Marques
350 dólares por isso aí? Da pra comprar uma JBL que "SIM, TEM REPRODUÇÃO DE ÁUDIO BEM MELHOR" e um Home ou Echo. Além disso, anunciaram pra 2018, basicamente até lá quem tiver que comprar vai comprar um dos concorrentes. Boa sorte, Apple.
Kodos Otros
Vc tá linda, mudou o tom do prateado do cabelo?
Baidu feat MC Brinquedo
Cale-se! Não ouse falar mal da minha pequena Apple, ou do contrário..
John Maverick
Se a qualidade do áudio for bem boa pode valer a pena
Kodos Otros
Já foi tempo que a Apple era sinônimo de design, mas ela ainda consegue aquecer certos nichos.
iamyourfather - your mom likes
Pelo menos nesta foto está fei pa carai... Mas enfim, é Apple, vai vender
Eliézer José Lonczynski
Parece mais um microfonão do que caixa de som, faz sentido. Enfim.. já quero.
Gertrudes, a Lhama
Nossa, uma vez as coisas da Apple enchiam os olhos com o design...