Início » Jogos » Atari vai lançar um console

Atari vai lançar um console

Paulo Higa Por

A Atari, uma das maiores responsáveis pela criação da indústria moderna de videogames, está voltando. O CEO Fred Chesnais confirmou nesta sexta-feira (16), em entrevista ao VentureBeat, que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de um novo console.

Um vídeo misterioso surgiu no YouTube no dia 8 de junho fazendo referência a um Ataribox, que supostamente seria um novo produto físico da Atari. Muita gente duvidou da veracidade do vídeo, mas Chesnais afirmou que os rumores eram verdadeiros, e que a Atari “está de volta ao mercado de hardware”.

Não foram divulgados detalhes do console. Por enquanto, sabe-se que ele será “baseado em tecnologia de PC”, o que pode significar basicamente qualquer coisa. O design ainda está sendo trabalhado e deve ser revelado no futuro. O VentureBeat especula que a Atari pode estar querendo pegar uma fatia do mercado de retrogaming, especialmente considerando o sucesso que o NES Classic Edition teve.

O videogame de maior sucesso da marca foi o Atari 2600, lançado em 1977, que vendeu mais de 30 milhões de unidades. Ele tinha um joystick com um botão vermelho e um manche. Pac-Man foi o jogo mais vendido, mas o console rodou inúmeros outros games icônicos, como Pitfall, Asteroids, Space Invaders, Mario Bros e Donkey Kong. A empresa nunca conseguiria repetir o sucesso com os futuros Atari 5200 e 7800.

A Atari entrou com pedido de proteção contra falência em 2013, quando empregava somente 40 funcionários nos Estados Unidos, mas já se recuperou. O atual CEO Fred Chesnais foi quem comprou a companhia, que atualmente foca no mercado de jogos para dispositivos móveis. Segundo ele, a Atari é hoje uma empresa lucrativa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ToxicBR
A Atari poderia tentar morder uma fatia de games mobiles com a Nintendo (DS e Switch), fazendo um design do hardware voltado para o publico ocidental. O problema é que para entrar na briga, tem que haver muito investimento.
Danilio Costa Silva
PS4, Xbox One, e os últimos são basicamente PCs customizados (APUs). È mais barato usar uma arquitetura e engenharia conhecida.
Baio-kun

“baseado em tecnologia de PC”
Seria uma Steam Machine da Atari, ou então um hardware alternativo ao Xbox, mas com suporte somente a jogos UWP?

Muriel
“baseado em tecnologia de PC” Seria uma Steam Machine da Atari, ou então um hardware alternativo ao Xbox, mas com suporte somente a jogos UWP?
LuizF
E ainda na verdade ele ja existe em várias versões por aí pelo q parece. E a tectoy escolheu uma é trouxe para o Brasil
Keaton
Atari 2600 versão 60
Armando Araújo
Acredito q poucos, saudosistas ou ñ, compraram, visto q os melhores jogos, os icônicos clássicos não vem gravados na memo. A ideia desse relançamento da Tectoy é ótima, porém ñ vir com os principais jogos famosos e ñ ter a possibilidd de expandir a memo com mais jogos foi um tiro no pé.
DumbSloth87
Vão lançar mundialmente o Atari Flashback da Tectoy? Falando nisso, fez sucesso ou ngm comprou aquilo?