Início » Ciência » SpaceX lança e pousa dois foguetes em 48 horas

SpaceX lança e pousa dois foguetes em 48 horas

Emerson Alecrim Por

O final de semana foi marcante para a SpaceX. A companhia espacial fundada pelo bilionário Elon Musk conseguiu lançar ao espaço dois foguetes Falcon 9 em menos de 48 horas. Depois de colocar satélites em órbitas, ambos regressaram e aterrissaram com sucesso em plataformas marítimas.

Embora a SpaceX tenha como meta reduzir ainda mais o intervalo entre os lançamentos, as missões do final de semana não foram planejadas desde o início para ocorrer dentro de 48 horas. Na verdade, o primeiro lançamento estava previsto para 19 de junho, mas acabou sendo efetuado na última sexta-feira (23) por causa de problemas técnicos.

O lançamento foi feito a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida

O lançamento foi feito a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida

Na missão, um Falcon 9 foi usado para colocar o BulgariaSat-1 em órbita, nas palavras da própria SpaceX, o primeiro satélite de comunicações geoestacionárias da Bulgária. Assim que o procedimento foi realizado, a parte reutilizável do foguete (primeiro estágio) voltou para a “Of Course I Still Love You”, plataforma para aeronaves não tripuladas que a companhia posicionou no Oceano Atlântico.

Quase 40 minutos depois do lançamento, o BulgariaSat-1 já estava em órbita. O satélite deverá operar por pelo menos 15 anos, principalmente na oferta de serviços de TV digital na Europa.

No domingo (25), outro Falcon 9 foi lançado, este a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. A missão cumpriu o objetivo de colocar em órbita baixa dez satélites da Iridium Communications. Os equipamentos, de nome Iridium-2, fazem parte de um conjunto de 75 satélites de nova geração que a Iridium quer botar em operação até 2018.

Estabilizadores de titânio usados na missão da Iridium

Estabilizadores de titânio usados na missão da Iridium

Novamente, a missão foi um sucesso. Minutos depois do lançamento, o Falcon 9 aterrissou na plataforma “Just Read the Instructions”, esta posicionada no Oceano Pacífico. O próprio Elon Musk chegou a avisar que, por causa das condições climáticas adversas, o retorno poderia ser problemático, mas tudo terminou bem graças ao reposicionamento da plataforma.

Algumas mudanças estruturais no Falcon 9 também ajudaram, com destaque para os novos e mais resistentes estabilizadores de titânio que melhoraram a aerodinâmica e, assim, facilitaram as manobras.

Com o sucesso de duas missões dentro de um período de 48 horas, a SpaceX se aproxima do objetivo de aumentar a frequência de missões — ao menos 24 lançamentos com o Falcon 9 estão previstos para 2017. Para isso, é primordial que a companhia consiga recuperar com sucesso o primeiro estágio do foguete, tarefa que já foi realizada 13 vezes, oito delas a partir de plataformas marítimas.

A estratégia da SpaceX se torna cada vez mais viável, consequentemente: lançar equipamentos espaciais, recuperar os foguetes e então reutilizá-los em outras missões para diminuir custos. O processo de reutilização ainda é lento — o primeiro Falcon 9 levou quase um ano para ser empregado em outra missão depois de sua recuperação —, mas Musk quer fazê-lo em menos de 24 horas.

Alguém duvida que SpaceX conseguirá?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danilio Costa Silva
É bom levar em conta o trabalho de centenas de engenheiros, pesquisadores e técnicos que fazem o sucesso das empresas dele. Ele é um gênio dos negócios, mas sozinho ninguém faz verão.
Ricardo - Vaz Lobo
Olha bother, uma das características das pessoas minimamente inteligentes é ter humor, nem precisa ser grande, sabe? Um rasguinho de boca já serve, viu? Ah, sim. Pelo que li você ignora quem seja Everaldo Marques e como ele transmitiu as NBA Finals. Acredito que teria vômitos terríveis, daqueles cheios de caldo de fígado. Mas valeu pela lição, felicidades.
jader p.borges kandor
Eu queria ser ridiculo igual este cara bilionario e inteligente igual ele e nao estes imbecis que postam merda aqui na rede mundial de computadores!!!
DumbSloth87
Elon é fã de Iain Banks.
MauPR
Se vai ser bilionário colocando placas solares no teto das casas, carros elétricos nas ruas e revolucionando a exploração espacial, que seja!
Wagner
Vale ressaltar que esse lançamento do BulgariaSat-1 foi o segundo a usar um foguete usado. E dessa vez eles levaram apenas alguns meses.
Haalkan
E eu aqui no KSP achando difícil entrar em órbita :(
Ricardo - Vaz Lobo
Musk, você é ridículo!
Lucas Carvalho
"Just Read the Instructions" e "Of Course I Still Love You" são nomes de naves do livro The Player of Games.
Leandro Nascimento
Musk é o cara!
Anayran Pinheiro
Elon Musk será o novo bilionário a controlar o mundo não só pelo dinheiro, mas principalmente pelas inovações que ele apresenta às empresas... E isso é interessante.
Kang Otro ?
"Down the road, they will not even be repainted between launches. Aiming to be able to relaunch same orbital rocket booster in <24 hours." Musk, Elon O cara não ta nem ai pra nada, quer saber de metralhar o espaço de foguetes!! Avante, viado!
Junior
Vai ficar ainda mais rico e por mérito próprio.