Toda segunda-feira, eu escuto uma seleção de músicas que o algoritmo do Spotify escolhe para mim. A playlist Descobertas da Semana é um dos meus recursos favoritos, e está prestes a melhorar.

O Spotify confirmou ao Mashable que está testando botões “curtir” e “não curto” como uma possível novidade para a Descobertas da Semana; isso já está presente no Daily Mix. Eu fui contemplado, mas nem todo usuário tem acesso por enquanto.

Não tem muito segredo: há um botão de coração ❤ e de bloqueado 🚫 ao lado de cada música. Se você gostar de uma, clique em “curti” e ela será adicionada à sua biblioteca.

Se odiar, clique em “não curto” e diga se você não gosta da música ou do artista. Então, o Spotify mostra a mensagem: “da próxima vez, não vamos recomendar músicas como essa”, ou “não vamos mais incluir esse artista nas suas Descobertas da Semana”.

Claro, você pode desfazer um “curti” ou “não curto” clicando novamente no botão; neste caso, aparece a mensagem “vamos fingir que nada aconteceu”.

No app para Android, eu não consigo curtir/descurtir faixas. No entanto, se eu descurti uma faixa no computador, ela aparece na lista em cinza com um ícone 🚫 ao lado, e não é reproduzida.

A Descobertas da Semana é bastante popular: um ano após seu lançamento, ela já tinha 40 milhões de usuários, que ouviram 5 bilhões de faixas no total. O Spotify tem 140 milhões de usuários, dos quais 60 milhões são assinantes do Premium.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

David Marquardt
existe uma rádio "Rádio do Usuário" em que você pode executar músicas baseadas em você.
Elcobos
Vamos ver se finalmente o 'Descobertas da Semana' vai melhorar. Pra mim, são sempre sugestões bem ruins e repetitivas.
@Sckillfer

Antes tarde do que mais tarde... Mas agora já me irritei com ele "desbaixar" minha biblioteca do nada e tô migrando pro Deezer pela promoção de black friday mesmo.
Infelizmente esses serviços não tem como bloquear o artista globalmente, tu não gosta e ele insiste em baixar.

JulioTenorio

Verdade, pior no dia que fui escutar e estava sem internet e estava tudo apagado, a sorte que ele não apaga as playlists

Douglas Pires

O Flow monta a playlist a partir do que você ouve igual ao Daily Mix. Já a Radio do Spotify não faz isso, essa função simplesmente toca músicas relacionadas ao artista ou música selecionada que deu origem a Radio.
Então acredito que o Flow concorra com o Daily Mix ao invés da Radio

Joseph Arimateias Diniz

Não captei a diferença.

Douglas Pires

Como sinto falta de um Flow no Spotify. O Daily Mix é extremamente repetitivo e as Descobertas da Semana quase sempre trazem músicas que eu não gosto, talvez com essa novidade finalmente o algoritmo do Spotify fique mais esperto igual ao do Flow funcionava para mim.

Douglas Pires

O Flow não concorre com a Radio não. A Radio necessariamente vai tocar alguma musica relacionada ou com o artista ou com a musica pre-selecionada já o Flow seleciona a partir de todo o seu histórico de músicas ouvida. O Flow concorre mais com a Daily Mix.

Pedro Zanini Pretto

Idem aqui. Não consigo entender. Do nada abro o app e ele começa a baixar uma cacetada de músicas, as mesmas já baixadas antes.

Lucas Blassioli

Hahahahha vdd

David Marquardt

Flow concorre com o Radio do Spotify, que já possui esse recurso. O que muda agora é que em playlists geradas proceduralmente (coisa que até onde lembro ainda não tem no deezer) você pode dar feedbacks pro sistema, o que antes não era possível.

Kodos Otros

Que bom, agora tem no Spotify também.

Pedro Cavalieri

Existe a opção, dentro das configurações, de ouvir músicas como num "modo anônimo". Fazer um botão "Desculpe cliquei sem querer não considere essa música no algorítimo" não soa viável... Hahahahaha

Lucas Blassioli

Não é só pq eu ouvi uma vez aquele sertanejo do banner que quero ele eternamente sendo me indicado como uma descoberta. Bem que podia ter uma função para play acidental...

Mickão

Isso já existe há bastante tempo no Deezer, dentro do modo "Flow". Não funciona tão bem quanto poderia e sinto poucos esforços da empresa em melhorá-lo, mas está lá (e no geral é bem decente).

Exibir mais comentários