James Damore ficou conhecido no ano passado por ter redigido um polêmico manifesto criticando as políticas de diversidade do Google. Demitido dias após a divulgação do documento, o engenheiro de software abriu uma queixa trabalhista contra a companhia. Não foi suficiente: ele decidiu processar o Google, agora sob acusação de discriminação.

Trata-se de uma ação aberta em conjunto com David Gudeman, engenheiro que foi dispensado pelo Google no final de 2016. Mas o processo, de acordo com o escritório de advocacia Dhillon Law Group, visa representar todos os funcionários que se sentiram discriminados pelo Google por terem visão política conservadora, serem do sexo masculino e pertencerem à raça caucasiana.

James Damore

No manifesto, Damore argumenta que as mulheres são menos presentes nas áreas de tecnologia por serem mais inclinadas aos sentimentos e, assim, preferirem trabalhos em áreas sociais ou artísticas. Ele também alega que as mulheres têm menos tolerância ao estresse, o que explica a menor participação feminina em cargos avançados.

O engenheiro afirma ainda que os esforços do Google para estabelecer a diversidade criaram uma “monocultura politicamente correta” que humilha quem pensa diferente das ideias promovidas.

Era para ser um documento interno, mas as ideias colocadas ali são tão polêmicas que o manifesto acabou “vazando” rapidamente. A consequência não poderia ter sido outra: James Damore foi demitido.

O assunto gerou tanta repercussão que Sundar Pichai, CEO do Google, publicou uma carta dizendo que apoia o direito dos funcionários de se expressarem, mas que partes do manifesto violam o código de conduta da companhia.

Mas, para Damore e Gudeman, o Google marginaliza, menospreza e pune funcionários que expressam pontos de vista políticos diferentes da visão que a maioria tem ali. A empresa teria inclusive mantido listas negras de empregados conservadores e de pessoas com visão similar que estariam proibidas de visitar o campus do Google.

Mulher no Google - imagem por Women on the Web

A ação também dá a entender que os esforços do Google para promover a diversidade acabam criando injustiças. Damore e Gudeman afirmam, por exemplo, que a empresa pressiona abertamente gestores das unidades de negócios que não conseguem atender às porcentagens mínimas de contratação de mulheres e candidatos vindos de minorias.

Vale frisar que David Gudeman não teve envolvimento direto com o caso do manifesto. O engenheiro foi demitido do Google em dezembro de 2016 por conta de uma investigação iniciada após ele responder com ceticismo a uma mensagem de um funcionário muçulmano preocupado com a sua segurança por conta da então recente eleição de Donald Trump.

À Wired, um representante do Google informou que a “empresa está ansiosa para se defender do processo de Damore no tribunal”.

Com informações: TechCrunch, The Guardian.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ochateador
Isso aí de exigência é frescurice no rabo inventada pelo RH. Aqui onde trabalho a gente precisava desesperadamente de 1 ou 2 técnicos. Se soubesse só formatar PC e atender um telefone seria excelente. RH publica a vaga pedindo para o sujeito saber ingles, sql, certificação não sei das quantas e por aí vai. 3 sujeitos se candidataram, nenhum pediu menos de 10 mil reais e o RH achou ruim. Mandamos o RH tomar no lugar que não bate sol e postar o seguinte anúncio de vaga "contrata-se técnicos de informática que saibam formatar PC, trocar toner de impressora e atender usuários através de telefones (e resolver os problemas)". Em 2 dias fechamos a vaga porque apareceu 100 candidatos e 1 deles trabalha na empresa e faz exatamente o que foi pedido na vaga.
Wellington Gabriel de Borba
Por que você é branco? Duvido.
PPKX XD ?????????
Tá inventando que não existe racismo pra branco caucasiano, vai numa escola com maioria negra e parda na periferia pra vc ver, aonde apesar de ter a mesma situação social de todos você ainda é considerado diferente e tratado beeem diferente, vira o centro da porrada.
Wellington Gabriel de Borba
Existe muita verdade no que você disse, a política pode ser algo mais simples e inclusive acho que ela está em todo lugar, como na organização de uma fila preferencial por exemplo. Mas prefiro ensinar isso para os meus alunos, eles são mais humildes e bem mais crítico. Eles compreendem melhor o que é espaço coletivo e o que é espaço individual. Que quando um respeito o direito do outro existir como outro bem entende, todo mundo no final das contas tá garantindo a própria existência de forma plena. Agora para adulto iguais a esses que tem por aqui? Ah, não dá! É difícil tentar explicar para alguém tão convencido e cheio de si que um monte de coisas que ele projeta sobre a gente é falso. Fora que defendem ideias como se isso fosse uma religião e uma verdade suprema. Como diz a Eliana, eu pego os meus dedinhos e faço assim para as drogas.
Wellington Gabriel de Borba
Mas o tópico no qual eu toquei não falo de racismo e sim orientação sexual, homofobia. Mas reconheço que o racismo existe. Eu não sei como ele é, porque eu sou lido socialmente como branco e nunca sofri racismo, inclusive posso até ter praticado.
Wellington Gabriel de Borba
Que mundinho que eu to inventando que você não acredita? Que aluno sofre bullying, é ofendido, é agredido na escola como um todo, o que a inclui a pública? Como eu falei, a escola pública tem problemas, mas lá eu aprendi a ler interpretar texto muito bem. Não vem me chamar de playboyzinho, porque foi neste lugar que estudei a vida todo e onde trabalho. Sei do que to falando como aluno e como professor.
Vieira Tracy

Bom dia, todos, sou Vieira Tracy. eu só quero
Dê um grande agradecimento ao Dr. Ajobi que usa o seu mágico
poder recuperar meu marido da mão de
outra senhora, depois de três anos de casar com meu marido
Sr. Nelson. Ele decidiu deixar-me e meus filhos para
outra mulher. Quando eu estava navegando uma terça à tarde
Eu vi uma publicação sobre este Dr. Ajobi, eu decidi entrar em contato com ele,
Tive a sorte de responder ao mesmo tempo e
Resolva meu problema, as palavras não são suficientes para eu dizer
Obrigado Dr. Ajobi, eu digo que Deus abençoe você e sua família ...
O Dr. Ajobi me ajuda com pouco dinheiro, meu irmão e minha irmã
Se você tiver o mesmo problema, não hesite em contactar o Dr.Ajobi
para ajuda ................................................ ...
Se você quiser contornar o seguinte problema, entre em contato com ele também.

1 * Se você deseja que sua esposa engravide
2 * Se você quer parar o seu divórcio
3 * Se você quer homens ou mulheres para correr depois de você
4 * Se você deseja que sua esposa nasça com sucesso
5 * Se você quer o seu ex de volta
6 * Se você deseja promoção em seu local de trabalho
7 * Se você está procurando um bom trabalho
8 * Se você deseja que sua empresa ou empresa esteja bem
9 * Se você quer curar HIV e AIDS
10 * Você quer ampliar sua masculinidade
11 * você quer que sua masculinidade não fique quieto quando a mulher
Você está tendo HIV ou outras doenças em seu corpo
CONTATO DR AJOBI PARA AJUDA A VIDA É BOM MEUS POVOS

As informações de contato do Dr. Ajobi são ...
NÚMERO DE TELEFONE: +2347036354940
NÚMERO WHATAPP: +2349064706881

Mago Erudito®
Você precisa urgente de aula de interpretação de texto. Eu deixei bem claro que tem empresa que coloca exigências absurdas e desnecessárias somente para facilitar a análise dos currículos visto que não são atributos necessários no trabalho em questão. Você falhou miseravelmente na comparação, volte 5 casas.
PPKX XD ?????????
Pois eu estudei em escola pública de periferia e passei por isso, e pra piorar meus pais eram professores lá... saia do seu mundinho...
Maria Santa
Ah, a famosa "lenda do parafuso de um milhão"... Sim, sim, a bendita eficiência. O assunto na verdade se estenderia sobre educação, cultura, foco social, etc... Mas paro por aqui. Já vi que a discussão ficaria longa contigo.
Paul
Mds... o que virou esses comentários aqui? TB, vamo fazer uma limpa... Os fakes do Gizmodo Br invadiram isso aqui ó.
ochateador
OK. Já que as exigências são irreais e desnecessárias faça o seguinte. Então quando seu carro quebrar, procure um morador de rua e o 1º que você encontrar, voce entrega o carro para ele arrumar.
ochateador
Minúncias e detalhes. Tem 2 técnicos novatos que trabalham comigo, que já ensinei umas 50x sobre como fazer backup de um usuário que qualquer computador com windows (e provavelmente ensinarei mais 500x). Ainda não aprenderam porque acham que estou exagerando. No exemplo que citei da máquina de 100 milhões de reais. Só pense em quantos parafusos e botões escondidos podem existir. E esses parafusos e botões podem ser a diferença entre manter a máquina funcionando 24h/365d ou funcionar por 1d e ficar parada por 29d... Bastando apenas apertar o parafuso do jeito certo ou apertar o botão que tal informação da máquina atingir determinado valor.
Jaca Paladium
Se eu tivesse em SP...iria !!!!
Mago Erudito®
Obrigado pelo convite, mas não estarei em São Paulo nessa data. Uma lástima terrível.
Exibir mais comentários