IA avança e exige cada vez mais preparo dos profissionais de TI

Profissionais de TI autônomos que participam do programa Dell Expert Network ficam por dentro dos avanços da IA e de outras tendências tecnológicas

Conteúdo patrocinado
Por
• Atualizado há 2 semanas
IA avança e exige cada vez mais preparo dos profissionais de TI (imagem: divulgação/Dell)
IA avança e exige cada vez mais preparo dos profissionais de TI (imagem: divulgação/Dell)

A inteligência artificial (IA) já faz parte da rotina de indivíduos e organizações. Se você é um profissional de TI autônomo, precisa acompanhar esse movimento para saber quais soluções estão mais alinhadas às necessidades de seus clientes. Nesse sentido, o programa Dell Expert Network é de grande valia.

O programa é mantido pela Dell Technologies. Por estar na vanguarda do setor de TI, a companhia disponibiliza produtos que vão de notebooks equipados com processadores otimizados para IA a soluções que se baseiam no conceito para melhorar a execução de processos pelas organizações.

Inteligência artificial: mais do que moda

Se até um passado recente a inteligência artificial era um recurso limitado a centros de pesquisa e aplicações corporativas, hoje, tecnologias baseadas no conceito estão ao alcance de qualquer pessoa com um celular ou PC.

O exemplo mais notável dessa realidade é a chamada IA generativa, que produz conteúdo em texto, imagem, vídeo ou áudio de acordo com as instruções dadas pelo usuário.

Tome como referência o Microsoft Copilot, que já aparece no Windows 10 e no Windows 11. Você só precisa clicar no ícone da ferramenta na barra de tarefas e digitar uma pergunta ou instrução. A inteligência artificial apresentará o resultado em poucos segundos.

O poder de ação do Copilot vai de esclarecer dúvidas simples à realização de tarefas avançadas, como ativar o Bluetooth para o usuário ou fazer uma captura de tela.

Copilot no Windows (imagem: divulgação/Microsoft)
Copilot no Windows (imagem: divulgação/Microsoft)

Tendências da inteligência artificial

A geração de conteúdo é apenas uma das aplicações favorecidas pela inteligência artificial. O conceito também vem tornando outras demandas computacionais mais eficientes ou viáveis. São exemplos:

  • Automação de processos de negócios: sistemas do tipo executam tarefas corporativas em etapas de modo a tornar os resultados mais precisos e gerar economia de tempo ou recursos financeiros;
  • Segurança digital: recursos de IA podem ser usados para otimizar sistemas de reconhecimento facial, identificar padrões que sugerem fraudes e monitorar atividades em redes para prevenir invasões;
  • Análise preditiva: a inteligência artificial pode tornar os algoritmos de análises de dados mais eficazes para aumentar as chances de acertos de cenários futuros para um negócio;
  • Simulações: a IA torna simulações de processos, serviços ou cenários mais realistas para aperfeiçoar treinamentos, testes de procedimentos, desenvolvimento de produtos e assim por diante.

A IA como recurso local

As ferramentas de IA mais conhecidas funcionam a partir da web. Contudo, recursos de IA podem ter funcionamento local. Isso é útil para que determinadas tarefas sejam executadas mais rapidamente, para aumentar a segurança de uma aplicação ou para diminuir a dependência do acesso à internet, por exemplo.

Para tanto, é importante que os recursos de TI disponíveis estejam adequados a essas aplicações. É por isso que a Dell Technologies oferece um portfólio amplo de soluções de TI. Tamanha abrangência favorece a implementação de sistemas baseados em IA.

Começa pelos computadores da marca que contam com processadores equipados com NPUs, unidades que otimizam fluxos de trabalho de IA. São exemplos os modelos das linhas Latitude e Precision com chip Intel Core Ultra. Neles, é possível executar sistemas de IA generativa localmente com bastante desempenho.

No âmbito corporativo, sistemas de IA desenvolvidos ou implementados sob medida requerem uma infraestrutura de TI que combina recursos de processamento, storage (armazenamento de dados), segurança, automação, ferramentas multicloud, entre outros.

A Dell Technologies é uma das únicas companhias que oferece soluções de TI que atendem a todos esses requisitos. Os produtos da companhia são tão abrangentes que podem até otimizar transferências de cargas de trabalho locais para sistemas nas nuvens ou em computação de borda (edge computing).

Aplicações de IA podem ser executadas nas nuvens ou localmente (imagem: divulgação/Dell)
Aplicações de IA podem ser executadas nas nuvens ou localmente (imagem: divulgação/Dell)

Aplicações com IA embarcada

Outro uso cada vez mais comum da IA consiste na sua integração a ferramentas já existentes ou em desenvolvimento para aprimorar a execução de tarefas específicas.

A própria Dell Technologies já implementou recursos de inteligência artificial em vários de seus softwares. Eis alguns deles:

  • Dell Otimizer: o software otimiza de modo inteligente e dinâmico o desempenho do computador por meio de IA e aprendizado de máquina;
  • ExpressCharge: usa IA para analisar o padrão de consumo de energia do PC de modo a otimizar o uso da bateria;
  • Dell Display Manager: otimiza de modo inteligente o uso de telas pelo usuário para favorecer a produtividade;
  • Dell Peripheral Manager: ajuda o usuário a aproveitar melhor seus periféricos Dell Technologies, permitindo ajustes personalizados, atualizações de firmware e mais.

Note que esses exemplos têm a IA como um mecanismo focado na experiência do usuário. Essa percepção nos ajuda a compreender que o conceito não é algo passageiro, mas um recurso tecnológico que estará cada vez mais presente em nosso dia a dia, mesmo quando não percebemos.

Fique por dentro com o Dell Expert Network

Se você é um profissional de TI autônomo, pode ficar por dentro dos avanços da inteligência artificial e de outras tendências tecnológicas fazendo parte do Dell Expert Network.

Criado e mantido pela Dell Technologies, o programa disponibiliza treinamentos, apoio técnico, eventos e dados que te ajudam a oferecer as melhores soluções de TI aos seus clientes, bem como a gerar mais negócios.

Além disso, as indicações de soluções Dell Technologies que são convertidas em vendas geram pontos que podem ser trocados por produtos da marca, como notebooks e desktops. Além de ter acesso a mais recompensas, profissionais que atingem o nível Elite têm direito a exibir seu perfil no site do programa.

Saiba mais sobre o Dell Expert Network e cadastre-se gratuitamente. Se você for elegível para o programa, um gerente da Dell Technologies entrará em contato para finalizar a sua inscrição.

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

O Tecnoblog publica conteúdos patrocinados em diversos formatos, incluindo artigos textuais, vídeos de divulgação e spots em áudio nos podcasts da casa. Todas as peças publicitárias desenvolvidas pela equipe do TB são claramente identificadas como anúncios, de acordo com os padrões definidos no nosso aviso de ética, e o teor dos conteúdos é revisado e aprovado previamente pelo anunciante. As informações e opiniões são de responsabilidade da empresa contratante, mas nos reservamos o direito de recusar campanhas que não estejam de acordo com nossas políticas.

Relacionados

A Dell Technologies e o respectivo grupo de empresas ("Dell") gostariam de manter contato e lhe enviar atualizações sobre produtos, serviços, soluções, propostas exclusivas e eventos especiais. Para obter mais detalhes sobre as nossas práticas de informações, leia a nossa Declaração de Privacidade. Você pode anular a inscrição a qualquer momento. Aqui você encontra mais informações sobre a Dell Technologies e seu grupo de empresas.