Há meses, alguns donos do Chromecast e Google Home repararam em um problema estranho: quando esses dispositivos estão conectados, o roteador às vezes perde acesso à internet.

O Google reconheceu que “pessoas com um celular Android e um dispositivo Cast (como um Chromecast ou Google Home) na mesma rede Wi-Fi podem enfrentar esse problema”. Por isso, a empresa está liberando uma correção nesta quinta-feira (18) através do Play Services.

De acordo com uma nova página de suporte, “um erro no software Cast em celulares Android pode enviar incorretamente uma grande quantidade de tráfego, o que pode desacelerar ou impactar temporariamente a rede Wi-Fi”.

A TP-Link havia explicado o problema em mais detalhes. O Chromecast e o Google Home enviam muitos dados de uma só vez quando acordam do modo suspenso. Trata-se de pacotes mDNS, usados para descobrir smartphones e laptops conectados à rede.

Eles “podem exceder mais de 100 mil pacotes em um curto período de tempo”, diz a TP-Link. O normal é enviar alguns pacotes em intervalos de 20 segundos. Com a sobrecarga, alguns roteadores — da Asus, Linksys, Netgear, TP-Link e Synology — derrubam a conexão à internet.

Para evitar essa sobrecarga, o Google liberou uma correção através do Play Services. A empresa também recomenda “reiniciar seu dispositivo Android e verificar se seu roteador Wi-Fi está rodando a versão mais recente do firmware”. Algumas fabricantes, como LinksysTP-Link, lançaram atualizações para mitigar essa falha.

Com informações: Google, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Silvio Bizum

Putzzz.....absurdo a Google não ter resolvido este bug até agora.
O meu só transmite pelo smartphone.....pelo notebook não rola.

Eduardo Junior

olha o que achei, usei o tradutor

https://elandroidelibre.ele...

LuPoc

O meu é o Chromecast 2. Ontem tava funcionando que era uma beleza, hoje ? Não quer funcionar de jeito nenhum. Já fiz de tudo

Eduardo Junior

fiz de tudo tbm

Eduardo Junior

já fiz de tudo que vi na net,mexi no chromecast,na tv, no pc,no celular,no roteador. nada mudou aqui. estou de saco cheio. meu Chromecast é a primeira geração, aparece que este modelo não é compatível com o seu pais

rodrigoaraujo92

Estamos com o mesmo problema aqui

Ivine Honorato

Até ontem estava tudo ok. Já atualizei todos os apps transmissíveis no celular, já reiniciei o Chromecast, roteador, já fui nas configurações do PC, do celular... nem sei o que mais fazer. Só estou perdendo tempo.

Ivine Honorato

Rapaz, eu também. O botão "Transmitir" não aparece em nenhum app como YouTube e Netflix, além de que não consigo transmitir mais pelo Chrome do notebook. Apesar de tudo isso, consigo entrar nas configurações do Chromecast através do app Google Home, onde aparece até as imagens que estão sendo exibidas, e posso reiniciar o Chromecast por lá também.

Eduardo Junior

estou com este problema hoje

Paulo Rabelo

Tenho um chromecast 1 instalado em uma tv e apesar de não ter nenhum celular android e sim IOS em minha casa, a rede WIFI é constantemente derrubada ficando às vezes o dia inteiro com tremenda instabilidade. Então o problema não é precisamente o que o Google diz. Não é necessário a presença de um android e um cast na mesma rede. Apenas o chromecast causa a instabilidade da rede WIFI.

ial
Como, ao contrário do que a Google disse (falta de compromisso...), não saiu nenhuma atualização final do Play Services nem no dia 18 nem até hoje, então atualizei para a versão beta 11.9.75, tanto os celulares (via beta da Play Store) quanto a própria Mi Box (manualmente, baixado do APK Mirror) e o resultado é: nada, absolutamente nada mudou do meu problema. Hoje o dia foi de passar muita raiva. Chegou numa parte do dia que a conexão passou a cair quase por minuto, chegou até a bugar o Daydream (https://photos.app.goo.gl/9jmMRLbE6GHiug072). Como já expressei, meu problema tem sintomas parecidos, mas outros diferentes do problema relatado, os problemas do dia de hoje nenhum foi ao usar os recursos do Chromecast built-in (pois não usei o recurso), porém o comprometimento da conexão sem fio do roteador inclusive nos celulares é semelhante a relatada: quando a Mi Box fica sem conexão (apesar de conectada normalmente ao wifi) os celulares ficam com a conexão ao roteador instável, ora funciona, ora não. Desativei e reativei a conexão sem fio da Mi Box várias vezes e a rede voltava. Reiniciei o roteador várias vezes e a rede também voltava. Mas nos dois casos parava de funcionar pouco tempo depois. Estou aguardando um adaptador de rede USB/LAN chegar para ver se no cabo ela vai tomar vergonha na cara, mas estou prevendo o desuso desse equipamento que mesmo com seu abandono por parte da fabricante e do fornecedor do sistema operacional, estava me satisfazendo no uso de alguns apps de mídia. Triste fim.
Felipe Xavier
Engraçado, faço parte do time beta de atualizações e não notei isto aqui não.
Magnosama
Agora entendo porque. O Google dá atenção zero à Android TV.
Magnosama
Os aplicativos estão lá, consigo vê-los e atualiza-los, só não consigo abri-los... É bizarro. Principalmente o Google fotos, que seria a melhor forma de manter meus álbuns integrados. Por essas e outras desanimo com o Google. Na Apple TV tenho tudo integrado.
@Sckillfer

Afeta porque ela age como um Chromecast, mas ela é o receptor de conteudo e o problema tá no telefones/tablets que enviam conteudo, então só atualizar eles deve resolver. Mas mesmo que não, Elas também rodam Play services que pode ser atualizado; O próprio "chromecast integrado" não passa de um app que tb pode ser atualizado (e que eu adoraria que funcionasse no Android comum).

Exibir mais comentários