Início » Telecom » Google lança correção para problemas de Wi-Fi causados pelo Chromecast

Google lança correção para problemas de Wi-Fi causados pelo Chromecast

Por
30 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Há meses, alguns donos do Chromecast e Google Home repararam em um problema estranho: quando esses dispositivos estão conectados, o roteador às vezes perde acesso à internet.

O Google reconheceu que “pessoas com um celular Android e um dispositivo Cast (como um Chromecast ou Google Home) na mesma rede Wi-Fi podem enfrentar esse problema”. Por isso, a empresa está liberando uma correção nesta quinta-feira (18) através do Play Services.

De acordo com uma nova página de suporte, “um erro no software Cast em celulares Android pode enviar incorretamente uma grande quantidade de tráfego, o que pode desacelerar ou impactar temporariamente a rede Wi-Fi”.

A TP-Link havia explicado o problema em mais detalhes. O Chromecast e o Google Home enviam muitos dados de uma só vez quando acordam do modo suspenso. Trata-se de pacotes mDNS, usados para descobrir smartphones e laptops conectados à rede.

Eles “podem exceder mais de 100 mil pacotes em um curto período de tempo”, diz a TP-Link. O normal é enviar alguns pacotes em intervalos de 20 segundos. Com a sobrecarga, alguns roteadores — da Asus, Linksys, Netgear, TP-Link e Synology — derrubam a conexão à internet.

Para evitar essa sobrecarga, o Google liberou uma correção através do Play Services. A empresa também recomenda “reiniciar seu dispositivo Android e verificar se seu roteador Wi-Fi está rodando a versão mais recente do firmware”. Algumas fabricantes, como LinksysTP-Link, lançaram atualizações para mitigar essa falha.

Com informações: Google, TechCrunch.