Início » Telecomunicações » Google lança correção para problemas de Wi-Fi causados pelo Chromecast

Google lança correção para problemas de Wi-Fi causados pelo Chromecast

Felipe Ventura Por

Há meses, alguns donos do Chromecast e Google Home repararam em um problema estranho: quando esses dispositivos estão conectados, o roteador às vezes perde acesso à internet.

O Google reconheceu que "pessoas com um celular Android e um dispositivo Cast (como um Chromecast ou Google Home) na mesma rede Wi-Fi podem enfrentar esse problema". Por isso, a empresa está liberando uma correção nesta quinta-feira (18) através do Play Services.

De acordo com uma nova página de suporte, "um erro no software Cast em celulares Android pode enviar incorretamente uma grande quantidade de tráfego, o que pode desacelerar ou impactar temporariamente a rede Wi-Fi".

A TP-Link havia explicado o problema em mais detalhes. O Chromecast e o Google Home enviam muitos dados de uma só vez quando acordam do modo suspenso. Trata-se de pacotes mDNS, usados para descobrir smartphones e laptops conectados à rede.

Eles "podem exceder mais de 100 mil pacotes em um curto período de tempo", diz a TP-Link. O normal é enviar alguns pacotes em intervalos de 20 segundos. Com a sobrecarga, alguns roteadores — da Asus, Linksys, Netgear, TP-Link e Synology — derrubam a conexão à internet.

Para evitar essa sobrecarga, o Google liberou uma correção através do Play Services. A empresa também recomenda "reiniciar seu dispositivo Android e verificar se seu roteador Wi-Fi está rodando a versão mais recente do firmware". Algumas fabricantes, como LinksysTP-Link, lançaram atualizações para mitigar essa falha.

Com informações: Google, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ial
Como, ao contrário do que a Google disse (falta de compromisso...), não saiu nenhuma atualização final do Play Services nem no dia 18 nem até hoje, então atualizei para a versão beta 11.9.75, tanto os celulares (via beta da Play Store) quanto a própria Mi Box (manualmente, baixado do APK Mirror) e o resultado é: nada, absolutamente nada mudou do meu problema. Hoje o dia foi de passar muita raiva. Chegou numa parte do dia que a conexão passou a cair quase por minuto, chegou até a bugar o Daydream (https://photos.app.goo.gl/9jmMRLbE6GHiug072). Como já expressei, meu problema tem sintomas parecidos, mas outros diferentes do problema relatado, os problemas do dia de hoje nenhum foi ao usar os recursos do Chromecast built-in (pois não usei o recurso), porém o comprometimento da conexão sem fio do roteador inclusive nos celulares é semelhante a relatada: quando a Mi Box fica sem conexão (apesar de conectada normalmente ao wifi) os celulares ficam com a conexão ao roteador instável, ora funciona, ora não. Desativei e reativei a conexão sem fio da Mi Box várias vezes e a rede voltava. Reiniciei o roteador várias vezes e a rede também voltava. Mas nos dois casos parava de funcionar pouco tempo depois. Estou aguardando um adaptador de rede USB/LAN chegar para ver se no cabo ela vai tomar vergonha na cara, mas estou prevendo o desuso desse equipamento que mesmo com seu abandono por parte da fabricante e do fornecedor do sistema operacional, estava me satisfazendo no uso de alguns apps de mídia. Triste fim.
Felipe Xavier
Engraçado, faço parte do time beta de atualizações e não notei isto aqui não.
Magnosama
Agora entendo porque. O Google dá atenção zero à Android TV.
Magnosama
Os aplicativos estão lá, consigo vê-los e atualiza-los, só não consigo abri-los... É bizarro. Principalmente o Google fotos, que seria a melhor forma de manter meus álbuns integrados. Por essas e outras desanimo com o Google. Na Apple TV tenho tudo integrado.
Sckillfer
Afeta porque ela age como um Chromecast, mas ela é o receptor de conteudo e o problema tá no telefones/tablets que enviam conteudo, então só atualizar eles deve resolver. Mas mesmo que não, Elas também rodam Play services que pode ser atualizado; O próprio "chromecast integrado" não passa de um app que tb pode ser atualizado (e que eu adoraria que funcionasse no Android comum).
Sckillfer
A Android TV é um receptor Chromecast igual o Chromecast...
Sckillfer
Não é a toa que LG e Samsung preferem gastar fazendo sistemas próprios. E fazem tão melhor que a Google que agora o webOS (LG) terá apps da Google(!).
ial
Aí é uma informação nova pra mim. Também não tenho tanto conhecimento no assunto, estava emitindo uma opinião com base na minha experiência. A Play Store da Mi Box nem exibe Chrome e Google Photos (e muitos outros). Na verdade uma das primeiras frustrações que tive com o sistema Android TV foi justamente a quantidade limitada de aplicativos mais conhecidos... Sendo assim seu problema é claramente outro e pode mesmo estar relacionada à Sony. E sim, Google é totalmente desleixado com seus próprios softwares. São tantos os erros que já vi passar anos sem solução que não poderia nem listar... E o Android TV é especialmente um desses desleixos. Aparenta abandono, mesmo com tanto potencial. Falta empenho e interesse em difundir a ideia, as marcas de TVs que tinha no site ao invés de aumentar fez foi diminuir.
Magnosama
Eu consigo instalar os aplicativos pela Play Store, os aplicativos constam como compatíveis, só que depois de instalados eles não abrem. E se for mesmo este o caso, só reforça o quanto o Google é desleixado com seu próprio software.
ial
Não é a Sony, é a própria Google, que só exibe na Play Store da versão do Android para TV os aplicativos que são compatíveis. Então depende do desenvolvedor do aplicativo disponibilizar compatibilidade com o formato de tela e navegação das TVs.
ial
Mesma dúvida minha (até comentei no post anterior) e pelo visto vamos ficar sem resposta, inclusive da Google. No meu caso, não tenho uma TV com Android, mas tenho uma Xiaomi Mi Box, que utiliza o mesmo sistema operacional Android TV, na versão 6.0.1 (se não me engano). A questão é que tenho experimentado problemas um tanto parecidos, até perdi o encanto com a box recém comprada, nem uso mais. Ela apresenta problemas com a funcionalidade do Chromecast built-in tanto na hora de conectar quanto durante o uso, perdendo a conexão. Mas não somente, a diferença é que ocorre também durante o uso comum dos apps como YouTube e Plex, com problemas de comunicação com o roteador. Suspeitei de ser ou problema do software Android ou problema técnico do hardware. Um detalhe importante é o ping altíssimo da Mi Box. Outro sintoma que também ocorre é de derrubar o próprio Wi-Fi, perdendo a conexão em todos os dispositivos. Aí me vem essa notícia, onde no link oficial do Google afirma que o problema está nos celulares Android ("bug in the cast software on Android PHONES") que estão na mesma rede que dispositivos com Chromecast built-in, mencionando o próprio Chromecast e o Google Home, mas ignorando totalmente os dispositivos Android TV, que também possuem o recurso Chromecast built-in. Com base no artigo da ajuda, minha expectativa agora é que a correção seja de fato aplicada aos celulares, assim eles parariam de afetar minha Mi Box e ela voltaria ao funcionamento normal. Afinal, só experimentei esse problema após alguns meses de uso, dando a entender que foi alguma das constantes atualizações no Google Play Services que trouxe a "novidade".
Wellington Gabriel de Borba
Aqui em casa não atualizou ainda.
Magnosama
Uma Sony, funciona perfeitamente. Tudo roda muito liso.
CtbaBr©
Você usa Android TV? Qual a marca e modelo? Ha um tempo atras eu comprei uma no ML, o Hardware para a época era excelente, mas os videos "viviam engasgando", tentei tudo mas não consegui resolver o problema, acabei encostando, muitos diziam ser um problema de Codec!
Lucas Santos
Bem que havia notado uns problemas na conexão enquanto o Chromecast executava os vídeos normalmente uns meses atrás.
Gustavo Rotondo
creio que nao, por google home e chromecast fazem isso para descobrir dispositivos compativeis com esses devices. acho que o android TV seria "um dispositivo final"
Magnosama
Esse problema afeta as Android TVs tbm????