Claro começa a vender API que valida localização de clientes

Device Location utiliza triangulação de antenas para saber onde consumidor está. Startups poderão solicitar degustação da tecnologia.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Mão segurando smartphone. Na tela está a marca da Claro.
Claro é a segunda maior operadora de telecomunicações do país (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

(Rio de Janeiro) A Claro anunciou durante o Web Summit Rio que disponibilizará ao mercado uma API para validação de localização de clientes. Na prática, bancos e empresas financeiras poderão confirmar se o acesso ao app de finanças está sendo feito de onde o cliente diz estar. A implementação ocorrerá até o fim de abril, de acordo com executivos. A ideia da API não é exatamente nova, mas só agora a companhia de origem mexicana deu detalhes sobre seu funcionamento.

A empresa participa do evento e promove a iniciativa internacional Open Gateway, em que alguns dados de operadoras de telecomunicações passam a ser registrados de forma uniforme. Eles também se transformam num produto a ser comercializado no mercado. Mais de 40 empresas ao redor do mundo fazem parte da iniciativa.

Como funciona a API Device Location

O gerente de análise de dados Ageu Dantas explicou que a empresa solicitante deste dado não fica sabendo a localização exata do cliente. Em vez disso, um banco poderia, por exemplo, fazer uma consulta à base de dados no seguinte formato: “o cliente Thássius diz estar no Rio de Janeiro. Ele está mesmo?” A partir daí, o sistema da Claro utiliza informações de triangulação de antenas para determinar a localização do smartphone. Na sequência, responde à consulta com “sim” ou “não”.

Como fica a privacidade do consumidor? Ageu disse que a Claro utiliza criptografia para “blindar” a informação do cliente. Também disse que a API passou por etapas de checagem e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o cliente deverá dar seu consentimento, mas o executivo não entrou em detalhes sobre este trâmite.

Claro no Web Summit Rio

A Claro participa do Web Summit Rio, o maior evento de inovação e tecnologia do Brasil. A empresa anunciou que startups poderão solicitar acesso gratuito às APIs. Será necessário cumprir diversas exigências. A partir daí, as empresas iniciantes terão seis meses de meses de consultas grátis às APIs.

Receba mais sobre API na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados