Em 2015, a Samsung anunciou o maior SSD do mundo, com quase 16 TB de capacidade. Agora, ela está quebrando o próprio recorde com uma unidade de armazenamento de 30,72 TB. Isso é o bastante para gravar cerca de 500 dias de vídeo sem parar.

Como a Samsung conseguiu? Ela está usando aqui sua tecnologia 3D Vertical NAND (V-NAND), que permite armazenar mais dados e também traz desempenho maior.

O SSD, conhecido como PM1643, é composto por 32 pentes de memória flash NAND de 1 TB, e cada um deles contém dezesseis camadas de chips V-NAND de 64 GB.

Esta é a unidade de armazenamento com a maior capacidade do mundo no formato de 2,5 polegadas. A Seagate fez um SSD maior de 60 TB há alguns anos, porém no formato de 3,5 polegadas; era uma “tecnologia de demonstração” que não foi posta à venda.

O SSD da Samsung atinge até 2.100 MB/s em velocidade sequencial de leitura, e 1.700 MB/s de gravação, no protocolo Serial Attached SCSI (SAS). É o triplo do que vemos em SSDs voltados para consumidores.

A Samsung oferece garantia de cinco anos para uma gravação completa na unidade por dia. No entanto, ela ainda não revela preço nem disponibilidade para o PM1643. Claro, ele é voltado para empresas e deve custar bem caro.

Com informações: Samsung, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Formate o seu PC

eu já estou de boa aqui com meu de 120GB rsrs, imagina com um desses.

atenciosamente: Formate o seu PC

raphaela1

Cabe todos os vídeos do XVinagrete?

Wellington Gabriel de Borba

Me chame quando a notícia for: Samsung lança SSD que custa a metade do preço da concorrência.

lucas.lop

30TB? Eu ficaria satisfeito só com 1TB. Dependendo do C/B, claro.

Lord Cheetos

500 dias de vídeo em qual resolução? UHD nem brincando, então FullHD? HD? SD?