Samsung PM1633a

Eu já imaginava que um dia os SSDs superariam a capacidade de armazenamento dos HDs. Eu só não esperava que isso fosse acontecer tão prontamente. Mas aconteceu: durante o evento Flash Memory Summit, realizado nesta semana na Califórnia, a Samsung revelou uma unidade com quase 16 TB de capacidade (15,36 TB, para ser preciso).

Batizada como PM1633a, a novidade é, até o momento (e continuará sendo por muito tempo, imagino), a unidade interna de armazenamento com a maior capacidade do mundo — os HDs mais poderosos da atualidade não têm mais do que 10 TB.

Como a Samsung pôde colocar tantos terabytes em uma unidade com formato padrão de 2,5 polegadas? Com tecnologia de ponta. A companhia participou do evento para promover um novo tipo de memória, a V-NAND de 256 gigabits (32 gigabytes). Na prática, isso quer dizer que a companhia coreana conseguiu adicionar mais capacidade aos chips de memória sem, no entanto, aumentar o tamanho físico deles.

A Samsung utiliza memórias V-NAND há cerca de dois anos. Nesse tipo de tecnologia, as camadas de células são posicionadas verticalmente, formando blocos, daí o nome: V-NAND é um encurtamento de Vertical NAND (há companhias, como a Intel, que chamam a técnica de NAND 3D).

Os chips que a Samsung utiliza atualmente em seus SSDs mais sofisticados contam com densidade de 128 gigabits. Para conseguir os 256 gigabits do novo SSD, a companhia implementou 48 camadas de células (cada célula armazena 3 bits). Até então, a quantidade máxima era de 32 camadas.

Além de armazenar mais dados, a nova versão do V-NAND trabalha melhor com a questão da eficiência enérgica. Segundo a Samsung, o consumo de energia dos chips é até 30% menor na comparação com a tecnologia de 128 gigabits.

Samsung PM1633a

Estima-se que, no PM1633a, a Samsung tenha utilizado entre 480 e 500 dies de 256 gigabits para alcançar os quase 16 TB de capacidade, embora não se saiba exatamente como a companhia fez isso.

Por ora, a única certeza que temos é que não poderemos colocar as mãos em uma unidade como essa nem tão cedo. Sim, como esperado, a Samsung desenvolveu o PM1633a para equipar data centers ou servidores potentes. No Flash Memory Summit, a companhia chegou a demonstrar um servidor com 48 unidades do modelo, totalizando quase 738 TB de capacidade e rendimento de 2 milhões de IOPS (para que modéstia, né?).

Não há informações sobre data de lançamento, tampouco sobre preços (mesmo porque o SSD deve ser negociado em lote), mas é bastante provável que uma unidade como essa não saia por menos de US$ 5 mil. Eu nem queria mesmo.

Com informações: ExtremeTech, Ars Technica, Golem.de

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados