A principal notícia dos últimos dias, em todos os veículos de tecnologia que acompanhamos, é o lançamento do Kindle 2. Trata-se da segunda geração do leitor de e-books da gigante Amazon.

O Kindle 2 apresenta melhorias notáveis em relação ao seu irmão mais novo. Ele é mais fino (apenas 8mm), e tem 2GB de memória interna para armazenamento de texto e imagens. Com essa memória, estima-se que seja possível guardar cerca de 1500 livros ao mesmo tempo.

kindle-2-amazon

Kindle 2 - mais fino e atraente

Ele tem autonomia de 4 dias em uso, e conectado à internet EVDO. A bateria pode durar ainda até duas semanas, caso a conexão com a internet não esteja ativa.

Tenho que admitir que o Kindle 2 até parece ser legalzinho, mas você pagaria 360 dólares em um leitor de e-books? (responda a enquete abaixo)

[polldaddy poll=”1355427″]

Como não sou um grande amante da literatura, a minha resposta tende a ser negativa. Mas meu ponto de vista envolve outros fatores que vão além do gosto por livros.

O que já ouvi de pessoas que gostam de ler, é que elas não trocam um livro por uma tela de computador. E há vários motivos que vão desde a sensação de trocar as páginas, até o cheiro do livro. Mas eu também costumo refletir sobre a quantidade crescente de gadgets que carregamos na mochila.

Você se lembra quantos eletrônicos carregava com você todos os dias alguns anos atrás? Atualmente eu ando com um notebook, dois celulares, e todos os acessórios que são indispensáveis (tais como carregadores e cabos USB). Isso quando a câmera digital não vem junto.

Minha intenção com este post não é prover a resposta para nenhuma dessas questões. Eu sei que não sou o target para o consumo de um leitor de e-books, então a resposta é com vocês. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Santos
Pois eh eu leio mangá no notebook mas não é nada confortável.. fica aquele peso e esquentando no colo.. com um leitor mais leve seria uma beleza e não ficaria esquentando o meu saco...o que já se provou fazer mal à saúde....
Vanessinha_Th
SIM, com certeza! Amo ler e costumo comprar 3 livros por mês, mas minha biblioteca fica lotada pq tem livros que não quero doar de jeito nenhum. Fora que o Kindle tem aquele tipo de tela que não cansa os olhos, diferentes do Ipad e Notebooks da vida. A única coisa que me desanima pra comprar leitores de e-books é essa necessidade de comprar o livro pelo site da Amazon e com isso, a maioria dos livros que costumo ler demorariam pra aparecer por lá em português. O que mais me seduziu até hoje foi o E60 da Samsung, mas como sempre, não tem previsão de chegada ao Brasi...
@bzofxD
Só não votei "sim" porque a alternativa ao Kindle é o iPad, que além de funcionar perfeitamente como leitor de ebooks também funciona como iPod. Mas se o único disponível fosse o Kindle, sem dúvida eu pagaria esse valor.
Almir de Oliveira
Eu não posso passar a vida sem ler, de revistas de quadrinhos a livros; de manuais a folhetos que a gente em semáforos. Sou louco por leitura e estou aqui pensando quando o brasileiro vai ter acesso ao mesmo. Não suporto mais essa agonia. Estive doente recente, ficando internado mais de 20 dias, sem poder fazer nada. Já pensou na agonia. Se pudesse, sequer dormia, porque não posso ficar parado. Quero este livro antes que eu faça a grande viagem.
Swellen
Sou alucinada por literatura, adoraria ter um desses, mas sinceramente é um custo muito alto a se pagar. Neste preço, prefiro ler no notebook mesmo, ñ tenho nenhum problema com isso.
Rafinha
Compraria SIM ! muito pratico . pra qm tem o habito da leitura vale a pena..
tatiane
Lógico que eu pagaria,até mais caro, não tem como ler deitada, com notbook, nem no vaso sanitário ou na fila do banco e outros tantos lugares assim, rsrsrsrs, nesses lugares eu leio no celular, mas a tela é muito pequena. Vai perder feio quem não acreditar nessa tecnologia, quem gosta de ler realmente, abrova 100%. já vou começar a economizar p/ comprar o meu.
Julian
Concertesa eu gastaria $ 360 em um desses xD, e não so fã de literatura, mais é que é muito desconfortavel lê textos muito longo no monitor do computador ..... e pq não usa um notbook? primero pq eu não tenho um :p e depois pq é bem mais compacto e pratico usa um desses do que fica andando no onibos com um notbook aberto.
CARLOS
PREZADOS, ALGUMAS DÉCADAS ATRÁS O CEO DA APPLE PERGUNTOU DE QUE SERIA ÚTIL UM PC NA CASA DAS PESSOAS, HOJE VIVEMOS EM MEIO A COMPUTADORES NA FORMA NOTEBOOKS, CELULARES, PLAYERS DE MÚSICA ENTRE OUTROS. A INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA ARMAZENAMENTO DE DADOS É APENAS UMA QUESTÃO CULTURAL, ESTE NOVO EQUIPAMENTO VAI CHEGAR AOS MERCADOS COM PREÇO MENOR DO QUE OS NETBOOKS DE HOJE. ESCOLA JÁ ESTÃO EQUIPADAS COM QUADROS DIGITAIS, CIDADES JÁ POSSUEM SINAL PARA INTERNET GRATUITA, E MAIS, VOCÊ PREFERE LEVAR DOIS A TRÊS LIVROS PARA A FACULDADE OU ESCOLA QUE VAI PESAR UNS 1500g NO MÍNIMO OU UM SIMPLES KINDLE.
Marcelo
Puxa-vida, Ana !!! Até eu me interesso em comprar algum e-book reader nos EUA, se tivesse alguém que trouxesse de lá para mim... Porém a minha escolha não seria o Kindle, mas um Reader mais "democrático" do que ele. Esse negócio de e-book reader que só lê um tipo de arquivos não é bom. Também não aceito a condição de ter que comprar o livro diretamente do fabricante ou de autorizados por ele, nada disso ! Quero mais liberdade de escolher o que eu quiser ler... O aparelho tem que aceitar DOC, PDF etc. Além disso, eu gostaria de gravar o documento que eu quisesse na memória dele (por exemplo: uma cópia livre de livros em domínio público, ou até livros editados por algum escritor amigo da família, ou ainda aqueles gentilmente cedidos pelos autores para download gratuito em alguns sites, etc... Se o Sony PRS505, PRS700 ou PRS900 atender a essas exigências, eles seriam a minha escolha. Caso contrário, ainda fico esperando chegarem os leitores chineses, no Brasil ou Paraguay. ;)
Ana
Claroo...!! Com esse preço eu eu nao ia comprar o tanto de livro que quero!!! Minha amiga esta indo para u.s.a e eu pedi ele para comprar um para mi...xD~ Eu vou amarr!!!!
Marcelo
Desculpe usar esse blog pra enviar 03 comentários seguidos !!! Embora a pergunta seja outra: "Se gastaria U$360,00 pra comprar um e-book" Achei muito útil esse site onde há uma comparação com os leitores de e-book fabricados por diversas empresas. Ainda não sei os valores, mas como diria Shakespeare "Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia." Existem sim, outros fabricantes, inclusives russos !!! Não sei se eu posso deixar aqui o link da página, se for proibido, por favor Thiago Mobilon, pode apagar esse post. Mas veja o que eu encontrei pesquisando por "ebook reader" no Google: http://wiki.mobileread.com/wiki/E-book_Reader_Matrix Espero ter sido útil àqueles que iguais a mim, se interessam por uma boa leitura, desfrutando das comodidades da tecnologia eletrônica.
Marcelo
Ah, vou deixar aqui uma sugestão: Pra que gastar os U$360,00 num leitor digital? De repente já existe um leitor fabricado por outras empresas, quem sabe ??? A Bak, Foston, Orange e outras empresas desse porte tem fabricado "clones" do iPod, aparelhos MP3, MP4, MP7, etc. etc. talvez uma pesquisa no mercado acaba revelando leitores fabricados por essas empresas. Se alguém descobrir, eu ficaria muito contente. O preço, claro deverá ser bem menor.
Marcelo
Eu não gastaria ainda os U$360,00 porque os fabricantes parecem estar apenas EXPLORANDO A NOVIDADE. A tecnologia em sí, não emprega assim tantos custos para estar disponível nas prateleiras de informática por esse preço !!! por exemplo, um NETBOOK One da Acer com 160Gb. de HD + 2Gb. de memória RAM, processador 1.6 custa em torno de U$350,00 no Paraguay. Mas a vantagem desse gadget (no quesito leitura de textos) em relação mesmo ao Netbook (um mini-notebook) é muito grande; Veja só: Seu consumo de energia é bem menor. A última folha lida pode ficar na tela por muito tempo, talvez dias, até a retomada da leitura. A tela usa tecnologia clear type e o texto - inclusive com ilustrações - é exposta numa tela sem luz (igual os display de calculadoras digitais - só que bem melhor, claro) sem aquela claridade chata, que machuca os olhos de qualquer leitor de e-book´s após 1:30hs. de leitura. Obs: acredito ser essa a principal causa de que os leitores não se adaptarem bem ao livro digital. Quem aguenta fixar os olhos numa leitura de horas a fio numa tela de computador ? Seu peso também conta na balança (desculpem o trocadilho) Porque vai pesar bem menos que um Notebook - e como a função é exclusivamente para leitura - quanto mais leve, melhor. Mas assim que os concorrentes da Sony e da Amazon começarem a produzir seus próprios leitores digitais, tal como aconteceu com os concorrentes do iPod, etc. acredito que os preços tendem a cair. Então, vou tentar adquirir o meu também, se aguentar esperar até lá !!!!
Ailton Jr
ah, acabei de achar um mais apropriado às minhas preferências: Amazon Kindle, só tem capacidade autônoma para 200 livros, mas reproduz mp3... sem falar um designer inglês, Daniel Alexander, está desenvolvendo um PDA flexível que ainda por cima tem mp3 player, celular, plataforma para jogos, tv... se eu fosse o cara, ainda enfiava uma câmera pra completar o pacote. daí a vida seria bela, num único equipamento ter tudo o que se pode desejar em termos de entretenimento.
Exibir mais comentários