Onde descartar lixo eletrônico corretamente

Veja onde descartar seu celular, componentes do PC, notebook, TV e outros produtos eletrônicos antigos, para preservar o meio ambiente

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano
Componentes eletrônicos (Imagem: Sahand Babali/Unsplash)
Componentes eletrônicos (Imagem: Sahand Babali/Unsplash)

A geração de lixo eletrônico aumentou bastante devido à popularização dos smartphones e computadores pessoais. Esses e outros aparelhos contêm materiais que, se não forem eliminados corretamente, podem contaminar o meio ambiente. Abaixo, vou te mostrar onde descartar lixo eletrônico para evitar problemas ambientais.

Logística reversa

De acordo com o Artigo 33 da Lei N° 12.305/2010, conhecida como Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), toda fabricante de eletrônicos é obrigada a fazer a logística reversa dos produtos que comercializa. Isso significa que elas devem recolhê-los e descartá-los de forma ecologicamente correta.

Portanto, caso queira descartar seu lixo eletrônico, entre em contato com a fabricante do dispositivo para saber mais detalhes a respeito do sistema de logística reversa. Assim, você garante que o material será reciclado ou eliminado corretamente.

Abaixo, segue a página de contato de algumas empresas:

Pontos de coleta de operadoras

Loja da TIM
Loja da TIM (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

As operadoras oferecem pontos de coleta de lixo eletrônico. A TIM, por exemplo, disponibilizou novos coletores para que qualquer pessoa se desfaça dos seus aparelhos antigos.

Os pontos de coleta estão disponíveis em mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil, com a maior parte no estado de São Paulo. Também há pontos localizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, entre outros.

Para saber mais detalhes, como a lista com todos os estados e o endereço dos pontos, confira a notícia que publicamos sobre o assunto.

Outras operadoras também entregam um programa semelhante. Confira a página dedicada para mais informações:

Cooperativas

As cooperativas são outra forma de descarte. Entregando seu eletrônico antigo em um local adequado, ele vai ser separado e descartado corretamente, evitando qualquer tipo de contaminação ao meio ambiente.

A plataforma eCycle pode te ajudar na hora de encontrar uma cooperativa. Inserindo o tipo de objeto e o CEP, o site exibe as unidades mais próximas de você. No entanto, antes de levar qualquer produto, recomendo que entre em contato para se inteirar dos horários de funcionamento e demais procedimentos. Veja abaixo como usar a ferramenta:

  1. Acesse ecycle.com.br;
  2. Clique em “Onde descartar?” no canto superior direito;
  3. Escolha o que vai ser descartado, insira o CEP e digite seu e-mail. Feito isso, clique em “Buscar onde descartar”;
  4. O site vai mostrar os pontos de coleta mais próximos. Selecione uma unidade e clique em “Ver mais” para exibir outras informações.

Outra alternativa é a Green Eletron, que possui pontos de coleta espalhados por várias cidades do Brasil. Fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a plataforma entrega um sistema de localização bem completo, sendo possível descobrir até as dimensões de um determinado coletor para saber se o produto que será descartado cabe no espaço. Veja como usar a ferramenta:

  1. Acesse greeneletron.org.br/localizador;
  2. Insira seu endereço, selecione a área de cobertura e depois clique em “Veja a lista de todos os PEV’S em sua cidade”;
  3. Os pontos de coleta serão exibidos no mapa. Clique em um deles para visualizar o endereço e o horário de funcionamento — o tamanho dos coletores (pequeno, médio ou grande) estará na lateral esquerda.

Pronto, agora você já sabe onde descartar lixo eletrônico corretamente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados