Samsung Style S51 Pen: um notebook multiuso, leve e potente

Samsung Style S51 Pen é um notebook 2 em 1 com bom conjunto de hardware, tamanho compacto e caneta S Pen, mas cobra caro por tudo isso

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 10 meses
Samsung Style S51 Pen

Anunciado no Brasil em maio de 2018, o Samsung Style S51 Pen é um notebook premium, mas que pode se passar facilmente por um modelo de categoria intermediária. Mérito — ou culpa — do acabamento externo que lembra plástico e do design simplificado.

Mas não se deixe enganar: as especificações do laptop incluem tela full HD de 13,3 polegadas sensível a toques, processador Intel Core i7, 8 GB de RAM e SSD de 256 GB.

Outro detalhe que não passar despercebido: o Style S51 Pen é um modelo híbrido — a tela pode ser girada para transformar o notebook em tablet — e, como o nome indica, traz uma caneta (stylus) S Pen para facilitar o trabalho dos criativos de plantão.

A questão é: vale a pena pagar os R$ 8.499 que a Samsung pede por ele? Eu usei o Style S51 Pen por duas semanas e conto as minhas impressões a partir de agora.

Em vídeo

Design e acabamento

Metal 12. Esse é o nome que a Samsung deu para o material que recobre o Style S51 Pen. Nas palavras da própria, trata-se de uma liga de magnésio e alumínio que faz o corpo do laptop ser bem leve, mas sem perder resistência. Leve o equipamento é mesmo: ele não pesa mais do que 1 kg.

Samsung Style S51 Pen

Por outro lado, quando você pega o notebook, pode ter a sensação de estar segurando um plástico: além de a textura causar essa impressão, se você der batidinhas com os dedos embaixo do Style S51 Pen, vai sentir vibrações típicas de superfícies plásticas.

Isso é o que faz o modelo parecer uma opção não tão sofisticada. Mas logo você se acostuma com esse acabamento e percebe que, na verdade, está segurando um notebook bem construído. Se resistente, como sugere a Samsung, tenho lá minhas dúvidas, mas ele é mesmo bem-acabado.

O S51 Pen tem 1,4 cm de espessura
O S51 Pen tem 1,4 cm de espessura

No lado direito a gente encontra o botão Liga / Desliga, uma porta USB 3.0 e uma ranhura para microSD — você vai ter que usar um adaptador USB se quiser inserir um cartão SD aqui.

Samsung Stylus S51 Pen

Já o lado esquerdo abriga uma porta HDMI, uma USB-C no padrão USB 3.0, entrada para headset, além de conector para o carregador da bateria. Um detalhe interessante é que a porta USB-C também pode ser usada para recarga. O laptop vem com um adaptador micro-USB caso você só tenha um cabo nesse padrão.

Samsung Stylus S51 Pen

E a S Pen, onde fica? Eu rodei o notebook umas três vezes até perceber que a stylus fica guardada na parte da frente. Mas não é um local necessariamente prático. Mais à frente eu digo o porquê.

Teclado e touchpad

O teclado me agradou. As teclas são feitas de um plástico que combina com o tal do Metal 12, o que me fez pensar que elas são frágeis. Mas essa foi só a impressão inicial: é só começar a digitar para perceber que, de modo geral, o teclado é bem firme.

Samsung Style S51 Pen - teclado

As teclas têm bom tamanho e o espaçamento entre elas está na medida certa para evitar que você pressione o botão errado na intenção de apertar outro. Acredito que tanto pessoas com mãos pequenas quanto grandes não terão dificuldade para digitar aqui.

Samsung Style S51 Pen - teclado

Além disso, as teclas não são moles, mas, ao mesmo tempo, não exigem uma pressão exagerada. Há uma discretíssima curvatura na superfície delas que, de acordo com a Samsung, proporciona mais conforto. Eu não acho que seja por causa disso, mas, de fato, o teclado é mesmo confortável.

Logo abaixo do botão Enter está o leitor de impressões digitais. Você pode usá-lo para desbloquear o Windows ou fazer autenticação em outras aplicações. Funciona com rapidez e precisão. Durante todo o tempo em que estive com o Style S51 Pen, a leitura não falhou nenhuma vez.

Samsung Style S51 Pen - impressões digitais

Seria um erro grave um laptop como esse não ter retroiluminação no teclado. Ele tem. Só que eu estranhei a cor: é difícil notar na imagem, mas os LEDs têm uma tonalidade verde clara que gera um efeito opaco que não me causou boa impressão, não. Dependendo do ângulo de visão, o brilho da tela é capaz até de ofuscar a luz dos LEDs. Acho que retroiluminação branca ou azul seria mais interessante.

"Ao vivo" essa retroiluminação é estranha
“Ao vivo” essa retroiluminação é estranha

Mas o que deve desagradar mesmo é o layout do teclado. Apesar de o Style S51 Pen ter sido montado no Brasil, ele vem com teclado no padrão dos Estados Unidos. É por isso que você não vai achar a tecla [ç] aqui, por exemplo.

Felizmente, é um problema fácil de contornar. É só configurar o teclado como inglês internacional e aprender a combinação certa de teclas para acentos e caracteres especiais. [‘] + [c], por exemplo, é o conjunto para cedilha.

Samsung Style S51 Pen - touchpad

Quanto ao touchpad, nada a reclamar. Me pareceu apenas que ele tem um pouco mais de profundidade quando pressionado, mas essa é só uma característica, não um detalhe que atrapalha. O que mais importa é que ele tem bom tamanho, responde rápido e funciona perfeitamente com os gestos do Windows 10 — arrastar dois dedos juntos para fazer rolagem de tela, por exemplo.

Tela

A tela tem 13,3 polegadas, tamanho suficiente para usar o notebook com o mínimo de conforto visual. As bordas em torno do componente não são exatamente finas, mas também não são exageradas — o aproveitamento de espaço está longe de ser um ponto fraco.

O painel também não é. O componente é feito de um LED LCD que exibe cores com vivacidade e bastante nitidez. O brilho máximo é bem forte e fica ainda mais intenso quando o Modo Externo é ativado [Fn] + [F10]. A visualização sob ângulos variados gera pouca perda de tonalidade, ou seja, tampouco é ruim.

Samsung Style S51 Pen

Já a resolução é de 1920×1080 pixels. Esse é um detalhe que pode dividir opiniões: por um lado, a resolução é bastante adequada para o tamanho de tela e, ao menos teoricamente, ajuda a poupar bateria; por outro, se considerarmos o preço pedido pelo equipamento, não seria exagero esperar por um painel com mais pixels.

Neste ponto, vale relembrar que este é um laptop 2 em 1: a tela pode ser rotacionada em 360 graus para transformar o Style S51 Pen em tablet. É uma funcionalidade legal porque também prevê outras possibilidades de uso. Por exemplo, você pode manter o teclado virado para baixo ou em formato de ‘V’ invertido para deixar somente a tela em evidência.

Samsung Style S51 Pen

Ah, e não se preocupe em pressionar alguma tecla acidentalmente enquanto usa o equipamento como tablet: após certo nível de rotação da tela, o teclado e o touchpad são desativados automaticamente.

S Pen

A tela é sensível a toques. Isso significa que você pode ativar o Modo Tablet do Windows 10 na área de notificações e ficar usando o dispositivo só com toques no display. Mas não é só por isso que esse recurso existe: como você já sabe e o nome denuncia, o Style S51 Pen vem com uma stylus.

Ela fica guardada na borda frontal do notebook, à direita. Por conta das conexões, eu pensei que o acessório estaria em alguma das laterais, por isso, demorei alguns instantes para achar a S Pen.

 S Pen + S51 Pen

Assim que você descobre onde ela está, problema resolvido, certo? Mais ou menos. É preciso dar um empurrãozinho com o dedo para a caneta se soltar. Depois, para tirá-la dali, você precisará levantar o laptop caso esteja com ele sobre uma mesa. Como o item é um dos destaques do modelo, a Samsung deveria ter desenvolvido um jeito mais fácil de acessá-lo.

O acessório é quase igual à S Pen do Galaxy Note 8. Não por acaso, você vai encontrar alguns aplicativos da Samsung no S51 Pen que são semelhantes aos que existem no smartphone. Basta remover a stylus do equipamento que o Air Command aparece — um menu com ferramentas para criação de notas, escrita na tela e outras ferramentas.

Air Command
Air Command

De modo geral, a experiência com a S Pen é positiva. Como ela tem uma ponta fininha, de 0,7 mm, você pode usá-la para escrever à mão com a sua letra em tamanho habitual ou fazer desenhos com detalhes bem pequenos, por exemplo.

É claro que a S Pen não se limita aos apps da Samsung. Você pode usá-la para usufruir dos recursos do Windows Ink ou como apontador de uma apresentação de slides de PowerPoint, por exemplo.

S Pen + S51 Pen

Mas, provavelmente, quem trabalha com imagens é que vai aproveitar mais a caneta. Ela reconhece níveis de pressão (4.096 ao todo, de acordo com a Samsung) e diferentes inclinações, permitindo refinar determinados trabalhos. Não acho que ela pode substituir completamente uma mesa digitalizadora ou outro dispositivo próprio para criação, mas pelo menos dá para fazer um retoque ou outro com ela.

Nem tudo é perfeito, porém. A S Pen é uma excelente caneta, mas o seu tamanho a torna adequada apenas para smartphones. Para mais conforto e praticidade, o ideal seria que o S51 Pen tivesse uma stylus do tamanho de uma caneta comum, afinal, a tela é maior e, portanto, permite muito mais movimentos com a mão.

S Pen + S51 Pen

Desempenho, software e bateria

A Samsung colocou no Style S51 Pen um processador Core i7-8550U de 1,8 GHz (oitava geração) com GPU Intel UHD Graphics 620, 8 GB de RAM DDR4 e SSD de 256 GB. Agora, se você acha que essa configuração faz o notebook ter ótimo desempenho, saiba que achou certo.

Eu usei diversos softwares para testar o desempenho: abri várias abas no Chrome, assisti a filmes via Netflix, brinquei um pouco com o Google Earth Pro, entre outros. Tudo rodou perfeitamente bem, sem lentidão, congelamentos ou qualquer outro problema do tipo. Não espere, porém, gráficos a todo vapor em jogos pesados: o UHD Graphics 620 não é uma GPU para games.

Pontuação no Geekbench 4
Pontuação no Geekbench 4

Você sabe, SSD também faz muita diferença no desempenho. Só para dar um exemplo, o tempo de boot completo foi de 10 segundos — o Style S51 Pen liga automaticamente quando a tela é levantada, mas, se você não gostar disso, é possível desativar essa funcionalidade no software de configuração da Samsung.

Falando em software, o notebook vem com o Windows 10 Home e alguns programas que, provavelmente, pouca gente usará, como Samsung Gallery, Studio Plus e McAfee Live Safe (trial). Tudo bem colocar programas para uso da S Pen, mas o resto é dispensável para a maioria dos usuários.

A bateria não é ruim, mas eu esperava um pouco mais dela. O componente tem 5.120 mAh e, de acordo com a Samsung, autonomia de até 9 horas. No dia de testes, rodei dois filmes via Netflix com tela cheia e brilho máximo por pouco mais de quatro horas. Depois, fiquei usando o Chrome com o Spotify executando em segundo plano.

Samsung Style S51 Pen

Após quase três horas, a bateria apontava carga de 5%. Somando essas duas tarefas, o notebook precisou de 6h50min para ficar quase sem energia. O tempo de recarga foi satisfatório: 1h36min de 5% para 100% com o laptop ligado sem modo de descanso para a tela, mas nenhum aplicativo rodando.

O S51 Pen tem duas saídas de áudio na parte inferior. O volume máximo não é dos mais altos, mas pelo menos o som é claro e não distorce. Como esperado, as saídas só não têm reforço dos graves.

Samsung Style S51 Pen - áudio

Já a webcam, com a sua resolução de 720p, não impressiona, mas dá conta de videoconferências e funciona muito bem com o Windows Hello, inclusive com pouca luz, graças ao seu módulo de infravermelho.

Conclusão

O Style S51 Pen coloca a Samsung em uma posição interessante: nos Estados Unidos, mercado em que o modelo é chamado de Notebook 9 Pen, ele pode fazer frente à linha Surface Book, da Microsoft, por exemplo; já no Brasil, laptops 2 em 1 com stylus não são comuns, o que o torna apto a ser a primeira escolha de quem procura algo com essa proposta.

Ou não, pois o preço sugerido de R$ 8.499 é proibitivo para a maioria das pessoas. É verdade que, por esse valor, o notebook oferece ótimo desempenho, um número minimamente decente de portas, tela com cores vívidas e excelente brilho, vários modos de uso, facilidade de transporte (dimensões compactas e leveza) e um conjunto útil de complementos (leitor de digitais, S Pen e retroiluminação, principalmente).

Em contrapartida, o acabamento externo transmite uma sensação de fragilidade que não é esperada em um laptop avançado como esse, por mais que o tal Metal 12 reduza o peso e, nas palavras da Samsung, tenha bastante resistência.

Samsung Style S51 Pen

Além disso, o teclado com layout americano pode desagradar a muita gente (embora não seja difícil se adaptar a ele), a bateria deveria ter um pouquinho mais de autonomia (afinal, esse é um dispositivo feito para ser levado para todos os lados) e a S Pen, apesar de funcionar muito bem e ser útil em várias situações, não tem tamanho apropriado para um notebook.

Aí fica difícil justificar um valor tão alto. No fim das contas, a principal função do Style S51 Pen é mostrar que, pelo menos nos aspectos técnicos, a Samsung já alcança marcas mais tradicionais quando o assunto é notebook.

Especificações técnicas

  • Processador: quad-core Intel Core i7-8550U de 1,8 GHz;
  • Armazenamento: SSD de 256 GB;
  • Bateria: quatro células (5.120 mAh);
  • Conectividade: 802.11ac, Bluetooth 4.1, 1 HDMI, 1 USB-C, 1 USB 3.0 padrão A, fones de ouvido + microfone, microSD;
  • Dimensões (L x P x A): 30,9 x 20,8 x 1,39 cm;
  • Memória RAM: 8 GB de DDR4 com 2.400 MHz (expansível);
  • Peso: 995 gramas;
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 620;
  • Teclado: padrão US com retroiluminação verde claro;
  • Tela: LED LCD de 13,3 sensível a toques;
  • Resolução: 1920×1080 pixels;
  • Sistema operacional: Windows 10 Home Single Language (64-bits);
  • Webcam: resolução de 720p.

Samsung Style S51 Pen

Prós

  • Ótimo desempenho geral
  • Leve e compacto

Contras

  • A S Pen é pequena para um notebook
  • Um pouco mais de autonomia na bateria seria legal
Nota Final 8.2
Bateria
8
Desempenho
9
Design
7
Software
8
Teclado
8
Tela
9

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados