Notebook Samsung Style S51 Pro: mais leve e versátil do que parece

Leve e potente, Style S51 Pro é um dos notebooks mais avançados da Samsung no Brasil, mas cobra o seu preço

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 10 meses
Samsung Style S51 Pro

A Samsung já não figura entre as marcas que causam desconfiança quando o assunto é notebook. Ficam visíveis, em cada geração de laptops, os esforços da companhia para fincar raízes no segmento. O sofisticado Samsung Style S51 Pro é prova de que esse trabalho vem dando resultado.

Será mesmo? O Style S51 Pro chama atenção por conta do design “clean” e compacto, e da ficha técnica generosa: temos aqui um processador Core i7-8550U de oitava geração, 16 GB de RAM e GPU Nvidia GeForce MX150 com 2 GB de memória. Já a tela, um painel de 15 polegadas full HD, atrai os olhares por exibir imagens vívidas e bem definidas.

Mas como esse notebook se sai no dia a dia? O desempenho é tudo isso mesmo? A bateria tem boa autonomia? O teclado vem no padrão americano, então, como é a experiência de uso dele? Compensa pagar os R$ 7.199 que a Samsung sugere? Usei o Style S51 Pro por alguns dias e conto os detalhes sobre ele a seguir.

Em vídeo

Design e acabamento

A primeira impressão que eu tive do Style S51 Pro é a de que ele é uma opção perfeita para quem busca um laptop portátil, mas não pequeno. É assim — ou deveria ser — como qualquer notebook compacto, mas o modelo reforça essa sensação por ser mais leve do que parece (1,29 kg) e aproveitar bem os espaços: as bordas da tela não são avantajadas, o teclado tem boa distância entre as teclas e o touchpad é amplo.

O Style S51 Pro é um notebook relativamente grande, mas fácil de transportar. Nesse sentido, vale dizer que a leveza é efeito de um atributo que a Samsung não hesita em destacar: o Metal 12, uma combinação de liga de magnésio e alumínio que faz a carcaça do notebook pesar pouco, mas sem perder resistência.

O Samsung Style S51 Pro só está disponível nessa cor prateada
O Samsung Style S51 Pro só está disponível nessa cor prateada

Bom, é o que a Samsung diz, pois, ao toque, esse material parece plástico.

Já as portas aparecem em quantidade suficiente para atender às necessidades da maioria dos usuários e estão bem distribuídas: o lado esquerdo traz uma porta USB 3.0 (padrão A), uma USB-C Com Thunderbolt e a conexão para fones e microfone; já o direito conta com porta HDMI, porta USB 3.0, USB 2.0 e leitor de microSD.

Conexão Ethernet? Não tem.

O S51 Pro tem 1,5 cm de espessura
O S51 Pro tem 1,5 cm de espessura

Teclado e touchpad

A primeira impressão é a que fica? Não no caso desse teclado. Nas primeiras horas com o notebook, as teclas me pareceram um tanto moles, mas bastou eu começar a trabalhar (ou seja, escrever pra valer) para notar que elas são firmes o suficiente para uma digitação rápida.

Leve em conta ainda que as teclas têm uma textura fosca agradável ao toque e, por esse motivo, digitar no Style S51 Pro acaba sendo uma experiência bastante positiva, de modo geral.

Mas há duas ressalvas. A primeira é que, como o S51 Pro vendido no Brasil vem com teclado no padrão americano, a tecla [ç] não existe aqui e os botões de acentuação seguem um padrão diferente do que estamos habituados.

Samsung Style S51 Pro - teclado

Não que isso atrapalhe: em questão de horas você se acostuma com esse layout e a usar [‘] mais [c] para fazer o cedilha. Só que muita gente se incomoda com isso, razão pela qual eu não poderia deixar esse detalhe passar batido.

A segunda ressalva pende para uma questão de gosto, admito: assim como o Style S51 Pen que eu testei em 2018, o S51 Pro tem retroiluminação LED no teclado em um tom verde claro que me pareceu esquisito.

Essa característica não prejudica o uso, mas um tom azulado ou branco ficaria esteticamente melhor, imagino. Bom, pelo menos os LEDs não são intensos a ponto de fazer o notebook lembrar uma árvore de Natal à noite e, para completar, você pode ajustar a luminosidade [Fn mais F9].

Samsung Style S51 Pro - teclado

Já o touchpad é um dos mais agradáveis que eu já testei. Ele é amplo, medindo cerca de 10 x 8 cm, e fica centralizado em relação ao teclado, de modo que você pode alcançá-lo facilmente com qualquer uma das mãos.

Além disso, o touchpad responde de maneira rápida e precisa, inclusive com gestos envolvendo mais de um toque simultâneo.

Tela

A Samsung manda tão bem nas telas de smartphones e TVs que seria uma decepção o Style S51 Pro ter um display chinfrim. E não tem, pelo contrário: estamos falando de um dos pontos forte do notebook.

Samsung Style S51 Pro - tela

Do tipo LED, o painel tem 15 polegadas e 1920×1080 pixels (full HD), resolução suficiente para os objetos serem mostrados com ótima definição, mesmo se você não estiver bem de frente ao laptop.

A coloração, vívida que é, soma pontos. O brilho máximo é bem forte e você ainda pode ativar o Modo Externo, que aumenta a intensidade para 450 nits, permitindo que o conteúdo do display seja visualizado mesmo se você estiver em um ambiente aberto.

O modo HDR, que pode ser ativado no aplicativo Samsung Settings, deixa a sua experiência com vídeos mais interessante. Não muito, mas deu para notar tons mais quentes em vídeos da Netflix e YouTube.

É, o Style S51 Pro consegue fazer "espacate"
É, o Style S51 Pro consegue fazer “espacate”

Áudio, webcam e leitor de digitais

Enquanto eu curtia alguns vídeos, prestava atenção no áudio. O Style S51 Pro vem com dois alto-falantes de 1,5 W na parte inferior, perto das bordas. O som tem bom volume, é claro e dificilmente distorce. Só os graves não são lá aquelas coisas, mas para um notebook fininho como este, essas saídas convencem bastante.

Já a webcam, nem tanto. Ela gera imagens em 720p, o suficiente para uma conferência via Skype ou Hangouts. Mas um notebook dessa categoria (e preço) merecia uma câmera mais avançada, até porque tem muita gente por aí que precisa de imagens mais caprichadas para reuniões ou aulas online, por exemplo.

Para piorar, o microfone embutido gera um áudio abafado, às vezes com um tom robotizado, mesmo se você estiver bem perto do notebook.

Samsung Style S51 Pro - leitor de impressões digitais
Leitor de impressões digitais

Ah, o Samsung Style S51 Pro traz ainda leitor de impressões digitais. Esse componente funciona bem com o Windows Hello, fazendo o desbloqueio do sistema rapidamente. De vez em quando ele falha. Mas é só de vez em quando mesmo.

Desempenho, bateria e software

Processador quad-core Intel Core i7-8550U de 1,8 GHz (oitava geração), GPU Nvidia GeForce MX150 com 2 GB de memória GGDR5, 16 GB de RAM DDR4 e SSD de 256 GB. Essa é a configuração básica do Samsung Style S51 Pro. Com ela, executei todas as tarefas da minha rotina com absoluta fluidez.

Chrome com várias abas abertas, Google Earth, Photoshop, Netflix em 1080p, ferramentas do Office, enfim, esses e outros softwares rodaram com desenvoltura no S51 Pro.

Não notei fechamentos inesperados ou lentidão na alternância entre os softwares, tampouco vi a máquina pensando demais para abrir determinados programas ou executar comandos mais complexos, como filtros no Photoshop. Já o tempo para carregar o Windows gira em torno de 10 segundos.

Só não dá para esperar milagres no quesito jogos. O Style S51 se sai bem em títulos casuais ou que não demandam tanto da GPU. Agora, games mais exigentes, como Asphalt 9: Legends, só rodam sem tropeços com configurações gráficas em nível médio ou baixo; no máximo, você pode notar alguns engasgos nas cenas mais movimentadas.

Essa limitação não tira pontos: o Style S51 Pro não é um laptop gamer, mas um notebook para quem precisa de bastante desempenho em aplicações do dia a dia ou profissionais. Nesses segmentos, ele se sai muito bem.

Digo o mesmo da bateria. Esse é o tipo de notebook que você vai levar em viagens ou usar em cafeterias, por exemplo. O problema é que, fora de casa ou do escritório, nem sempre é fácil achar tomada. Nos meus testes, deu para perceber que o S51 Pro tem autonomia para pelo menos 10 horas diretas de processamento moderado para pesado.

O componente tem 75 Wh. Para testá-lo, rodei duas horas de vídeo na Netflix com brilho máximo na tela, trabalhei por quatro horas (Chrome e editor de textos, basicamente), joguei Asphalt 9: Legends por 20 minutos, brinquei no Google Earth por outros 20 minutos, deixei o Spotify tocando via navegador e alto-falantes por duas horas e finalizei com um vídeo de quase uma hora no YouTube (também com brilho máximo).

Os testes foram feitos ao longo de um dia, começando com a bateria em 100% e modo de espera desativado. À noite, por volta das 22:00, a bateria ainda tinha cerca de 40% de carga, percentual correspondente a 8 horas de autonomia, nas estimativas do Windows. Muito bom!

A Samsung diz que, com apenas 20 minutos de tomada, o S51 Pro consegue duas horas de autonomia — o notebook vem com carregador rápido. Olha, se a bateria não proporciona tudo isso, chega perto. Já o tempo de recarga completa, partindo de 10% com o laptop em standby, foi de 1h40min.

Com relação ao software, o laptop vem com o Windows 10 Home e, felizmente, poucos aplicativos duvidosos — uma exceção é o McAfee Live Safe, mas ele pode ser removido facilmente.

Samsung Settings

Há alguns softwares próprios da Samsung aqui, mas, de modo geral, eles são úteis. É o caso do Samsung Settings, que dá acesso a várias configurações do S51 Pro, e do Samsung Gallery, gerenciador de imagens que é especialmente interessante para quem tem um smartphone Galaxy e sincroniza fotos com a Samsung Cloud.

Conclusão

Equilíbrio é uma palavra que define bem o Style S51 Pro. Ele não é grande nem pequeno demais. A tela não é uma 4K da vida, mas de ruim não tem nada. O hardware não é o ideal para jogadores exigentes, mas atende com folga aos demais perfis de uso.

É claro que nem tudo é perfeito. O teclado no padrão americano pode incomodar muita gente. O equipamento merecia uma webcam melhor. O acabamento externo, apesar de proporcionar leveza, dá uma sensação de fragilidade da qual é difícil se desvencilhar, pelo menos nos primeiros dias de uso — provavelmente, é só sensação mesmo.

Samsung Style S51 Pro

No fim das contas, os pontos positivos são muito superiores aos negativos. Só tem um porém: o notebook é leve, menos para o bolso. Na data de publicação desde review, a Samsung sugeria R$ 7.199 por ele (sem contar os eventuais descontos de redes varejistas).

Não tem jeito. Um notebook com esses atributos dificilmente vai sair barato no Brasil. De todo modo, esse é o tipo de equipamento que deve durar pelo menos uns cinco anos. Se levarmos esse fator em conta, dá para considerar o Samsung Style S51 Pro um bom negócio.

Especificações técnicas

  • Processador: quad-core Intel Core i7-8550U de 1,8 GHz
  • GPU: Nvidia GeForce MX150 com 2 GB de GDDR5
  • RAM: 16 GB de DDR4
  • Armazenamento: SSD de 256 GB
  • Bateria: 75 Wh
  • Conectividade: 802.11ac, Bluetooth 4.1, 1 HDMI, 1 USB-C com Thunderbolt, 2 USB 3.0 padrão A, 1 USB 2.0 padrão A, leitor de microSD
  • Áudio: conexão para fones de ouvido + microfone, duplo alto-falante (1,5 W + 1,5 W)
  • Dimensões (L x P x A): 34,8 x 22,9 x 1,5 cm
  • Peso: 1,29 kg
  • Teclado: padrão US com retroiluminação verde claro
  • Tela: LED LCD de 15 polegadas, full HD (1920×1080 pixels)
  • Sistema operacional: Windows 10 Home Single Language (64-bits)
  • Webcam: resolução de 720p

Notebook Samsung Style S51 Pro

Prós

  • Ótima tela
  • Bateria com bastante autonomia
  • Desempenho geral consistente

Contras

  • Quem prefere teclado ABNT2 vai ficar desapontado
  • Webcam basicona
Nota Final 8.7
Bateria
10
Desempenho
9
Design
8
Software
8
Teclado
8
Tela
9

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados