Falha no iOS 12.1 permite acessar contatos com iPhone bloqueado

Apple ainda não comentou a existência da falha e não há previsão para sua solução

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Junto de iPad, novo Macbook Air e até um renovado Mac Mini, a Apple lançou o iOS 12.1 nesta semana e ele já tem uma falha de segurança na tela de bloqueio. De acordo com Jose Rodriguez, pesquisador de segurança, é possível acessar todas as informações dos contatos no iPhone a partir de uma chamada do Facetime.

A falha encontrada funciona apenas no iOS 12.1 e para chegar até os contatos, a pessoa precisa iniciar uma chamada de grupo do Facetime, que é um dos novos recursos que estão presentes apenas nesta versão do sistema operacional móvel da Apple. Para iniciar, é só pedir para a Siri ligar e, enquanto a chamada é feita, acionar o modo avião e escolher mais pessoas para o grupo.

Pronto, toda a lista de contatos está aberta e exibe telefone, endereço de e-mail e todos os dados que o usuário cadastrou em sua agenda. Esta falha aparece depois de outra, no iOS 12.0.1 e que permitia acessar as fotos recentes que foram tiradas com o aparelho em questão.

Não é exatamente uma falha catastrófica, já que o acesso da pessoa que não deveria ter os dados dos contatos exige que o smartphone esteja nas mãos dela. Ou seja, basta deixar o iPhone sempre no bolso, com você, que nada de ruim poderá acontecer. Claro que seria mais interessante a Apple liberar uma correção para o bug, né?

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados