Qual a diferença entre HD e SSD?
Descubra qual a diferença entre HD e SSD, como eles gravam e leem dados, e as principais vantagens e desvantagens de cada um
TB Responde
Qual a diferença entre HD e SSD? A tecnologia de armazenamento de dados evolui bastante, e hoje utilizamos dois formatos básicos: os HDs, que suportam grandes volumes, e os SSDs, mais velozes. Mas, afinal, são as diferenças entre eles?
Tanto o HD quanto o SSD são unidades de armazenamento de dados, mas eles possuem diferenças cruciais entre si, e vantagens e desvantagens.
Os HDs, ou discos rígidos (também conhecido como “Winchesters“, porque os primeiros tinham duas faces de 30 polegadas, e foram chamados de “3030”, o mesmo apelido usado para os rifles Winchester, por causa do calibre dos mesmos) utilizam basicamente a mesma tecnologia desde 1956, quando o IBM 350 (um monstro de uma tonelada e incríveis 5 MB de capacidade) foi introduzido: conta com discos móveis, utilizados para armazenar os dados, e um braço mecânico, que faz a leitura e escrita.
Cada disco do HD, que pode ser de alumínio, cerâmica ou vidro, é revestido com um material magnético que fica a nanômetros de distância da cabeça magnética fixada no braço mecânico, que conta com um conjunto de ímãs. Essa cabeça detecta a magnetização nos setores do disco, ou muda os padrões conforme os mesmos giram, a uma velocidade que normalmente varia entre 5.400 e 7.200 RPMs (Rotações Por Minuto). É assim que um HD realiza o processo de escrita e leitura de dados.
Vantagens
Desvantagens
Os SSDs, ou unidades de estado sólido, têm esse nome por não contarem com partes móveis. Embora o desenvolvimento desse tipo de memória não-volátil ter sido iniciada nos anos 1970 (na forma das boas e velhas EEPROMs), os primeiros SSDs para uso por usuários comuns e empresas chegaram ao mercado nos anos 2000. A principal diferença para o HD, é que o SSD é mais rápido.
Um SSD armazena dados em células de memória Flash, as mesmas presentes em smartphones e tablets. Cada célula é formada por um controlador, o responsável por fazer a comunicação com o computador, e um transístor de porta flutuante, ou floating gate, que é o que armazena os dados.
Quando uma carga elétrica é aplicada no controlador, a tensão empurra alguns elétrons para o floating gate, onde permanecem por conta de duas camadas de óxido de silício, com carga negativa, que isolam o circuito. É assim que os dados são escritos, e podem ser lidos várias vezes, enquanto uma nova carga não for aplicada.
Vantagens
Desvantagens
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Tem várias matérias do TB que não vão pra página principal, na home vão apenas os destaques
Porque essa materia só aparece pesquisando pelo google?