Início » Cultura » Oscar 2021 aceitará filmes lançados somente por streaming

Oscar 2021 aceitará filmes lançados somente por streaming

A permissão vale somente para o Oscar 2021 e apenas enquanto cinemas estiverem fechados

Victor Hugo Silva Por

A organização do Oscar aceitará pela primeira vez a participação de filmes que foram lançados somente em serviços como Netflix, Amazon Prime Video e Apple TV+. No cenário da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e de cinemas fechados por conta das medidas de isolamento social, os filmes não poderiam cumprir a exigência de ficarem em cartaz em salas de Los Angeles.

afra32 / streaming / Pixabay / bitrate

A permissão para filmes exclusivos de plataformas de streaming vale apenas para o Oscar 2021 e deixará de existir quando os cinemas reabrirem. Em edições anteriores, os filmes precisavam ficar em cartaz nos cinemas de Los Angeles por pelo menos sete dias para poderem ser nomeados. Ao anunciar a decisão, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas explicou que a situação atual exige mudanças.

“A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los em um cinena”, indica a organização, em comunicado. “Porém, a pandemia historicamente trágica da COVID-19 exige essa exceção temporária nas nossas regras de eligibilidade para premiação”.

No momento em que as salas estiverem novamente disponíveis, a permissão para filmes de streaming será cancelada e a Academia premiação vai considerar a exibição em salas de cinemas de mais cidades. Além de Los Angeles, o Oscar 2021 também permitirá filmes que estiveram em cartaz em Nova York, Chicago, São Francisco, Miami ou Atlanta.

O fim da exigência para exibição em cinemas ajuda tanto os serviços como a Netflix, que precisavam retirar a exclusividade dos filmes para seus assinantes, quanto as produtoras, que foram obrigadas a mudar seus planos. A Disney, por exemplo, pretendia levar a animação Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica aos cinemas e, agora, o exibe apenas em seu serviço de streaming.

Além da permissão para filmes exclusivos do streaming, o Oscar 2021 também integrará as categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Para 2022, a Academia proibirá filmes lançados em DVD, com o objetivo de reduzir a emissão de carbono da indústria cinematográfica.

Com informações: The Guardian.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

Esse oscar é uma piada de mal gosto. Se a pessoa quer curtir o filme em casa sem um monte de criança e Karens, que curta. Enchessão de saco alheia não faz parte da experiência de curtir um filme. :\