Início » Internet » Google vai destacar nos sites trechos que podem te interessar

Google vai destacar nos sites trechos que podem te interessar

O Google já começou a exibir o realce em amarelo para algumas buscas no desktop e em dispositivos móveis

Victor Hugo Silva Por

Uma mudança no Google deve ajudar você a encontrar com mais rapidez os trechos de seu interesse em sites. Agora, ao te encaminhar para o endereço desejado, o buscador pode rolar a página até o trecho exibido na pesquisa e realçá-lo em amarelo. A novidade vale apenas para os chamados trechos em destaque, isto é, as caixas especiais que aparecem acima dos demais resultados.

Segundo o SearchEngineLand, a atualização já pode ser percebida no desktop e em dispositivos móveis. Em nossos testes, o Google exibiu o realce para informações em buscas no computador e no Android. No entanto, a opção ainda não está disponível para todos os trechos em destaque, o que indica que a alteração ainda está sendo implementada.

A empresa informa que começou a oferecer o direcionamento para um trecho específico do site em 2018, para páginas AMP. Os testes de páginas comuns, em HTML, se iniciaram em 2019 e, desde a semana passada, o uso da solução foi ampliado. “Podemos determinar com confiança onde está o texto para navegadores que suportam a tecnologia”, indicou a companhia em um de seus perfis no Twitter.

O Google afirma que os desenvolvedores não precisam fazer nenhuma atualização em sites e que a funcionalidade depende apenas de uma mudança no link exibido na busca. Como a empresa aponta nesta página de documentação do Chrome, o realce nas páginas depende da inclusão de atributos na URL.

Exemplo do destaque feito pelo Google

“Se um navegador não for compatível com a tecnologia subjacente necessária ou se nossos sistemas não puderem determinar com precisão para que local na página o clique deve ser direcionado, clicar em um trecho em destaque levará o usuário ao topo da página”, indica o Google em uma página de suporte.

A mudança deve simplificar especialmente visitas a páginas com artigos longos, que podem te obrigar a perder alguns segundos para encontrar o que você realmente deseja. Além disso, a decisão do Google de rolar a página até o trecho mais relevante tem o potencial de levar os sites a mudarem a forma como exibem anúncios, já que a publicidade no topo da tela poderá perder relevância.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gsctt (@gsctt)

Há tempos eles tentam implementar esse recurso. Quando o Google Chrome passou a suportar extensões, lá em 2010 com a versão 4.0, a própria Google lançou uma extensão muito útil nesse sentido, chamada “Google Quick Scroll”. Ela fazia exatamente isso que a matéria descreve, permitindo com o que o usuário seguisse diretamente ao trecho relevante da página, conforme a busca realizada…

Pelos comentários da página, aparentemente o recurso parou de funcionar:

chrome.google.com Google Quick Scroll

This extension has been deprecated and can be safely removed.

Vê-lo ressuscitado via critérios na URL, sem necessidade de qualquer instalação, é realmente positivo…