Como descobrir o nome de um livro usando Google Books
Google Books (Google Livros) tem busca avançada que ajuda a descobrir o nome de obras literárias, jornais e revistas
Google Books (Google Livros) tem busca avançada que ajuda a descobrir o nome de obras literárias, jornais e revistas
No começo, havia o Google Books. Ou quase. Em 1998, quando nasceu, o Google ainda não trabalhava com livros. Mas o projeto de digitalizar obras impressas é tão antigo quanto o próprio buscador. Em 1996, Sergey Brin e Larry Page, eram estudantes e trabalhavam em um projeto apoiado pelo Stanford Digital Library Technologies Project.
O objetivo era fazer as bibliotecas digitais funcionarem, prevendo um futuro em que haveria enormes coleções de livros digitalizadas e as pessoas usariam um “rastreador da web” para indexar o conteúdo e analisar as conexões entre eles para pesquisar.
O tal rastreador que acabaram criando se chamava BackRub, e foi essa reviravolta na análise de citações literárias tradicional que inspirou os algoritmos de PageRank do Google — a principal tecnologia de pesquisa que faz o Google ser, bem, ele mesmo.
Mas, foi só em 2002, que um grupo de funcionários iniciou oficialmente um projeto secreto de “livros”. Eles começam a conversar com especialistas sobre uma questão simples, mas crucial: quanto tempo levaria para digitalizar cada livro? Larry Page e Marissa Mayer (à época, ainda no Google) usaram um metrônomo para manter o ritmo enquanto escaneavam metodicamente um volume de 300 páginas. Demorou 40 min.
Em 2004, nasceu o Google Books, um serviço global que procura textos completos de livros que a Google escaneia, converte em texto digital utilizando o reconhecimento ótico de caracteres, e armazena no banco de dados digital.
Anos se passaram e, em 2007, Mayer apresentou a “pesquisa universal” nos EUA e a “pesquisa de livros” se tornou parte mais integrada da experiência de pesquisa do Google. E é exatamente isso que vai ajudar você a descobrir o nome de um livro.
OU
Na versão do Books, parece que o Google esqueceu de atualizar a interface do sistema, mas ele funciona muito bem. Lá você pode fazer buscas avançadas usando algumas das seguintes informações. Ou pode navegar usando a interface da busca universal atual.
Se você não se lembra o nome de um livro, tente usar palavras que vieram à cabeça, o nome do autor, o nome da editora ou trechos internos do livro (busque citações antes).
Você pode ainda…
*O International Standard Book Number (ISBN), é um sistema de identificação de livros e softwares com números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição.
**O International Standard Serial Number (ISSN), ou Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (em português), é um serial de oito dígitos, usado para identificação única de uma série. É especialmente útil na distinção entre séries com o mesmo título na ordenação, catalogação e empréstimo entre as bibliotecas.
A “pesquisa de livros” do Google Books está disponível hoje em mais de 35 idiomas.
A Microsoft deu o start em um projeto semelhante, chamado Live Search Books no final de 2006. A iniciativa funcionou até maio de 2008, quando foi abandonada. A boa notícia é que todos livros do Live Search Books estão disponíveis no site da Internet Archive.