Início » Internet » Google Imagens usa checagem de fatos para avisar sobre montagens

Google Imagens usa checagem de fatos para avisar sobre montagens

O Google utiliza uma ferramenta de checagem de fatos colaborativa que já está presente no YouTube no Brasil, Estados Unidos e Índia

André Fogaça Por

O Google anunciou nesta segunda-feira (22) que está inserindo avisos de que uma imagem passou por checagem de fatos, que pode alertar o usuário se a notícia for falsa. A iniciativa do gigante das buscas chega pouco tempo depois de indicadores semelhantes aparecerem em outros serviços da empresa.

google imagens checagem de fatos

A novidade funciona assim: se você faz uma busca por algum termo ou frase que oferece imagens que foram checadas, poderá notar um aviso logo abaixo do nome do site que está hospedando o arquivo. Mais informações podem ser averiguadas ao tocar na miniatura do resultado, com indicações do responsável pela checagem e uma explicação do fato checado.

O Google diz que a inserção de checagem de fatos nas imagens não altera a posição que elas aparecem no resultado da busca, que ainda leva em conta a relevância na exibição do mosaico. A empresa utiliza um site colaborativo chamado ClaimReview para listar os resultados que foram checados, que também já é utilizado pelo YouTube para levantar informações sobre vídeos que são publicados no Brasil, Estados Unidos e Índia.

Este aviso já começou a aparecer a partir desta semana, mas eu não consegui encontrar o alerta mesmo que buscando exatamente o mesmo termo utilizado como exemplo pelo Google. Outros serviços do gigante das buscas também recebem ajuda para checagem de fatos, como é o caso do Google Notícias.

Com informações: Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação