Google Imagens usa checagem de fatos para avisar sobre montagens

O Google utiliza uma ferramenta de checagem de fatos colaborativa que já está presente no YouTube no Brasil, Estados Unidos e Índia

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google imagens checagem de fatos

O Google anunciou nesta segunda-feira (22) que está inserindo avisos de que uma imagem passou por checagem de fatos, que pode alertar o usuário se a notícia for falsa. A iniciativa do gigante das buscas chega pouco tempo depois de indicadores semelhantes aparecerem em outros serviços da empresa.

A novidade funciona assim: se você faz uma busca por algum termo ou frase que oferece imagens que foram checadas, poderá notar um aviso logo abaixo do nome do site que está hospedando o arquivo. Mais informações podem ser averiguadas ao tocar na miniatura do resultado, com indicações do responsável pela checagem e uma explicação do fato checado.

O Google diz que a inserção de checagem de fatos nas imagens não altera a posição que elas aparecem no resultado da busca, que ainda leva em conta a relevância na exibição do mosaico. A empresa utiliza um site colaborativo chamado ClaimReview para listar os resultados que foram checados, que também já é utilizado pelo YouTube para levantar informações sobre vídeos que são publicados no Brasil, Estados Unidos e Índia.

Este aviso já começou a aparecer a partir desta semana, mas eu não consegui encontrar o alerta mesmo que buscando exatamente o mesmo termo utilizado como exemplo pelo Google. Outros serviços do gigante das buscas também recebem ajuda para checagem de fatos, como é o caso do Google Notícias.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados