Google decide encerrar serviço de VPN no fim do ano

Big tech anuncia que vai passar o facão na VPN do Google One, seu serviço de armazenamento em nuvem. VPN é nova integrante da lista de “mortes” do Google

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 semanas
Logotipo do Google
Google One perderá serviço de VPN, que será encerrado em dezembro deste ano (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Resumo
  • O Google anunciou o encerramento do serviço de VPN integrado ao Google One, previsto para dezembro de 2024, devido à baixa utilização.
  • Originalmente disponível apenas no plano premium de 2 TB, a VPN foi posteriormente estendida a todos os planos pagos do Google One.
  • Após o encerramento, somente os usuários de smartphones Google Pixel 7 em diante ainda terão acesso à VPN, o que exclui os usuários no Brasil, onde os dispositivos Pixel não são vendidos oficialmente.
  • O encerramento da VPN do Google One se soma a uma série de outros serviços descontinuados recentemente pela empresa, como o Google Podcasts, que foi substituído por funcionalidades integradas ao YouTube e YouTube Music.

O Google anunciou que irá descontinuar a VPN do Google One, serviço de armazenamento em nuvem da empresa. Segundo a big tech, o motivo para encerrar a funcionalidade é que as pessoas não a utilizam. O fim oficial da VPN do Google One será em dezembro de 2024. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira (11).

O serviço de VPN do Google One foi lançado em outubro de 2020. No início, o produto só era disponibilizado na assinatura do plano premium de 2 TB. Depois, a big tech liberou a VPN para todos os planos pagos.

No email enviado aos usuários do Google One, a big tech informou que clientes com smartphones a partir do Google Pixel 7 continuarão com acesso à ferramenta. Ou seja, o recurso se tornará história no Brasil, já que os smartphones Pixel não são comercializados oficialmente por aqui.

Email do Google explicando para usuários do Google One que VPN será descontinuada (Imagem: Reprodução/Android Authority)
Email do Google explicando para usuários do Google One que VPN será descontinuada (Imagem: Reprodução/Android Authority)

Cemitério do Google dá inveja em Odorico Paraguaçu

O histórico do Google em descontinuar seus serviços já virou um meme entre as pessoas que acompanham o mercado de tecnologia. Existem pelo menos dois sites – KilledByGoogle e Google Cemetery – com cemitérios virtuais para listar todos os produtos encerrados pela big tech.

Seguindo a brincadeira, podemos dizer que o cemitério do Google é tão movimentado que daria inveja no prefeito Odorico Paraguaçu, personagem da novela O Bem-Amado que constrói um cemitério na cidade, mas falta morto para inaugurar o local.

Na semana passada, quem chegou de vez ao cemitério do Google foi o Google Podcasts. Assim como em outros casos, a empresa optou por fortalecer outro serviço similar — não foi um concorrente mais forte que chegou e o destronou.

A big tech apostou no YouTube e no YouTube Music como plataformas mais amigáveis para podcasts, o que deixou o Google Podcast enfraquecido. Assim como a VPN, o Google disse que o serviço tinha poucos adeptos.

Com informações: 9to5Google, Android Authority e MacRumors

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados