Como usar uma VPN grátis no celular
ProtonVPN é um exemplo de VPN grátis que pode ser usada no seu celular; recurso permite acessar servidores de outros países
ProtonVPN é um exemplo de VPN grátis que pode ser usada no seu celular; recurso permite acessar servidores de outros países
Usar uma VPN no celular pode ser útil caso você deseje um pouco mais de privacidade na internet. Apesar de existirem diversos aplicativos pagos, algumas empresas oferecem o serviço de graça aos usuários, como a ProtonVPN, por exemplo. Veja, a seguir, como se conectar em um servidor de outro país usando o recurso.
O objetivo de se usar uma VPN é fazer com que sua conexão se transforme em algo privado, ou seja, aumentar sua privacidade e segurança em servidores de determinado país. Como se fosse um disfarce, por exemplo.
Isso por conta da possibilidade de usar uma rede de outro país para acessar serviços disponíveis somente naquela região. É possível conectar uma VPN de forma manual ou automática a partir de apps, sendo que, na maioria das vezes, essas empresas cobram para disponibilizar o recurso.
Mas, tem como usar grátis?
Sim, isso é possível com o ProtonVPN, por exemplo.
Porém, importante lembrar que, como se trata de um aplicativo grátis, é arriscado que sua conexão não seja totalmente privada quanto você imagina. Por isso, use por sua conta e risco.
Tempo necessário: 5 minutos
Para usar o ProtonVPN no seu celular é preciso seguir alguns passos. Basicamente, o app faz tudo para você, sendo preciso somente permitir e criar uma conta, caso ainda não tenha. Veja o passo a passo a seguir.
Primeiramente, procure pelo app na sua loja de aplicativos e faça a instalação. Ele está disponível para Android e iOS;
Assim que instalado, abra o aplicativo e crie uma conta para usar a VPN de graça. Caso já tenha, basta fazer login;
Toque no X, localizado no canto superior esquerdo da tela, para acessar o ProtonVPN de forma gratuita.
Selecione a opção “Mais rápido”, localizada no topo da tela, para se conectar automaticamente.
O método é bem semelhante em dispositivos Android e para quem deseja usar o recurso em um computador
A principal diferença entre uma VPN e um proxy é a segurança. Uma VPN protege todo o tráfego dos seus dados enquanto você usa o serviço para se conectar à internet, sendo que suas informações não podem ser lidas por outros.
O proxy também é um serviço voltado para quem deseja ser um anônimo, porém, não há criptografia dos dados. Dessa forma, você continua sujeito à pessoas ou instituições que desejam rastrear todo seu histórico na internet.
Com informações: Kaspersky.