Mistério do Duolingo triste: app fica xoxo, capenga, frágil e inconsistente

Esta não é a primeira vez que a plataforma de ensino de idiomas muda de mascote. Diretora deu pistas sobre jogada de marketing.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas
Coruja mascote do Duolingo aparece cabisbaixa e triste
Coruja mascote do Duolingo aparece cabisbaixa e triste (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • O mascote do Duolingo, uma coruja verde, apareceu com uma aparência envelhecida e frágil nos ícones do aplicativo em celulares e lojas de aplicativos, tanto no iPhone quanto no Android.
  • A motivação para a mudança do ícone ainda não foi claramente divulgada, mas especula-se que seja parte de uma campanha de marketing da empresa. Em 2023, uma alteração semelhante resultou em um aumento na taxa de execução do aplicativo.
  • Usuários nas redes sociais relataram que estão realizando mais lições no Duolingo, embora não tenham notado mudanças no funcionamento do aplicativo.
  • A diretora de marketing do Duolingo mencionou que o mascote aparece exausto como uma forma de “lembrar os alunos de fazerem as aulas” e estimulou os seguidores a buscarem por pistas nos canais oficiais do app
  • Os fundadores do Duolingo, Luis von Ahn e Severin Hacker, estão vivos e ativos no desenvolvimento da plataforma, contrariando quaisquer rumores sobre o falecimento de algum deles.

Por que o Duolingo está velho? Seu criador morreu? É só comigo que ele está xoxo? Essas são algumas perguntas que emergiram na internet nos últimos dias por causa do ícone do aplicativo de idiomas no celular.

Em resumo: a corujinha verde do Duolingo aparece xoxa, anêmica, frágil, envelhecida, quase como se tivesse ido de arrasta pra cima. Este visual se repete tanto no iPhone quanto no Android. Há todo um mistério em torno do assunto.

O que sabemos sobre o Duolingo velho?

A verdade é que sabemos muito pouco sobre o motivo de o mascote do Duolingo aparecer envelhecido também nas lojas de aplicativos. Certamente a empresa está com uma campanha de marketing em curso, mas a motivação por ora não está clara. Em 2023, uma mudança no app fez com que a taxa de execução do app aumentasse. Pode ser que estejam repetindo a estratégia.

Os usuários contam nas redes sociais que estão entrando no Duolingo e realizando mais lições. Mesmo assim, até agora não há nenhuma mudança no funcionamento do aplicativo para smartphone.

Executiva quer surpreender os alunos

Nós entramos em contato com a equipe de comunicação do Duolingo para saber a estratégia por trás deste movimento. A empresa não deu detalhes, mas disse que o mascote está exausto de “fazer tudo o que pode para lembrar os alunos de fazerem as aulas”. Agora, apelou para a “honestidade”.

Numa rede corporativa, a diretora de marketing Analigia Martins comemorou o “trabalho incrível” com o objetivo de “encantar e surpreender nossos alunos”. Ela também instigou os seguidores a contarem suas teorias para a mudança no app e sugeriu que buscassem por pistas nos canais oficiais da plataforma de aprendizado.

Print de postagem de Analigia Martins diz o seguinte: "Nos últimos dias, muitos alunos do Duolingo ficaram preocupados com o Duo, nossa corujinha mascote. Ele apareceu um pouco "diferente" nos ícones das redes sociais e do aplicativo, e essa mudança gerou comentários sobre o que teria acontecido e muitas teorias engraçadas. Mas, além das conversas e de todo o buzz gerado nas redes sociais, também fez com que muitos lembrassem de estudar conosco para manter as suas ofensivas em dia ou até baixassem o aplicativo. Um trabalho incrível da nossas equipes de Design e Produto, sempre em busca de encantar e surpreender nossos alunos. E você, qual a sua teoria sobre a nova carinha do Duo? Será que nas nossas redes sociais você encontra alguma pista?"
Alunos estão preocupados, segundo gerente de marketing do Duolingo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A boa e velha cartilha da curiosidade se repete. E você, notou que o app está diferente?

Criador do Duolingo morreu?

A história nos conta que o projeto do Duolingo começou pelas mãos dos acadêmicos uis von Ahn e Severin Hacker. Ambos estão na faixa dos 40 anos e vivem bem de saúde. Também continuam trabalhando na plataforma digital e têm fortuna de milhões de dólares (mas nada absurdo como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Tim Cook).

Receba mais sobre Duolingo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados