Como funciona um amplificador de som de madeira

Entenda como funciona um amplificador passivo ou caixa de som de madeira, que usa Acústica para potencializar o som do celular

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Amplificador de madeira (Imagem: Divulgação/Mangobeat)
Amplificador de madeira (Imagem: Divulgação/Mangobeat)

Um amplificador passivo é um dispositivo capaz de aumentar a potência de uma fonte de som, como de um celular, sem usar energia elétrica. Nessa categoria entram desde megafones simples, aos amplificadores de madeira, que potencializam a capacidade sonora de seus gadgets. Confira neste artigo o que é e como funciona uma caixa de som de madeira.

Como uma caixa de som funciona

Uma caixa de som dinâmica, que precisa de energia elétrica, funciona transformando sinais elétricos em sonoros. O cone de um woofer, por exemplo, se move graças a um eletroímã, que força a película a se mover e deslocar o ar.

Ao fazer isso, uma caixa de som dinâmica reproduz sons, como no vídeo abaixo:

Um amplificador, por sua vez, não precisa converter sinais, pois sua função principal é pegar um áudio sendo reproduzido e aumentar a potência de seu sinal. Embora hoje existam diversos modelos dinâmicos, que usam energia para funcionar, o princípio em si é bastante antigo e não depende de uma tomada.

A Acústica (ramo da Física que estuda o som e suas propriedades) é aplicada a uma série de soluções para que o som possa ser ampliado e ouvido, e isso inclui desde um megafone feito com cartolina, uma vitrola caseira e até um projeto arquitetônico como um teatro.

Antigamente, as casas de espetáculos não dispunham de dispositivos eletrônicos para ampliar os sons, assim, toda a sua estrutura era pensada para ampliar os sons dos músicos e dos atores, para que todos no teatro pudessem ouvir.

Observe como a acústica do teatro de Epidauro, na Grécia, permanece perfeita mesmo tendo se passado mais de 2.400 anos desde sua inauguração. O som se propaga de forma tão uniforme e amplificada, que até os espectadores nas fileiras de trás (capacidade original: 14 mil pessoas) podem ouvir os atores, ou o palestrante no caso.

Como um amplificador de madeira funciona?

O princípio de uma caixa de som de madeira ou amplificador passivo, que usa apenas a Acústica para aumentar o som, se baseia no seu formato. As ondas sonoras emitidas pela fonte, como um celular, batem nas paredes da estrutura e reverberam, que são empurradas em uma ou duas direções, ao invés de para todos os lados, o que aumenta a potência do som.

Assim como acontece com um megafone, o som direcionado para a saída ou saídas de som é concentrado, permitindo que ele seja amplificado. O uso de madeira na construção se dá por sua alta densidade, o que explica seu uso na construção de instrumentos musicais, como violões e pianos de cauda. A resistência da madeira permite que o som seja melhor direcionado e concentrado.

Claro que há tipos e tipos de madeira, e quanto mais densa, maior e melhor será o som final do amplificador.

Estrutura de um amplificador de madeira (Imagem: Divulgação/AudioBLOCK) / caixa de som de madeira
Estrutura de um amplificador de madeira (Imagem: Divulgação/AudioBLOCK)

A origem do som pode ser qualquer uma, mas hoje em dia é muito comum encontrar amplificadores de madeira cortados no formato para acomodar aparelhos celulares. Na parte de cima, há um sulco onde o dispositivo é acomodado, de modo que seus alto falantes fiquem posicionados dentro da estrutura.

Ao posicionar o celular dentro do amplificador, o som será direcionado pelos canais talhados na madeira até a saída, ao invés de se dispersar pelo ar em todas as direções. O resultado é um som amplificado naturalmente, sem a necessidade de um dispositivo eletrônico.

É possível comprar amplificadores de madeira já prontos, por valores bem mais em conta do que o de uma caixa de som Bluetooth, ou, caso você tenha habilidade com madeira, fazer o seu próprio. Confira um exemplo:

Lembre-se que o resultado final de uma caixa de som de madeira pode variar bastante, dependendo do formato do amplificador, de como os canais de saída foram talhados, e de qual tipo de madeira foi usada em sua confecção.

No Brasil, caixas tradicionais são construídas geralmente em MDF ou compensado, este normal ou naval, mas você pode também usar madeira maciça, que oferece melhores resultados, mas exige mais perícia e claro, o custo final será mais elevado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados