Início » Computador » Nvidia RTX 3070 pode ser mais rápida que RTX 3080 em notebooks

Nvidia RTX 3070 pode ser mais rápida que RTX 3080 em notebooks

Confusão sobre desempenho das GPUs Nvidia RTX 3000 poderá ser causada pelo fim da exigência dos selos Max-Q e Max-P

Emerson Alecrim Por

Qual GPU é mais rápida: a GeForce RTX 3070 ou a RTX 3080? A resposta parece óbvia, mas, em notebooks, poderá ser “depende”. Isso porque, com a série RTX 3000 (Ampere Mobile), a Nvidia não obrigará mais os fabricantes de laptops a indicarem se o equipamento é Max-Q ou Max-P, especificações estas que influenciam no desempenho gráfico.

Notebook com chip gráfico GeForce RTX 3000 (imagem: divulgação/Nvidia)

Notebook com chip gráfico GeForce RTX 3000 (imagem: divulgação/Nvidia)

Max-Q é uma técnica apresentada pela Nvidia em 2017 que permite ao fabricante otimizar o TGP (Target Graphic Power — parâmetro que mede o consumo de energia) para evitar que a autonomia da bateria do notebook seja severamente reduzida.

Já a denominação Max-P indica que a GPU opera em sua configuração padrão, ou seja, trabalha com todos os recursos disponíveis sempre que necessário.

Recentemente, o site NotebookCheck descobriu que essas duas nomenclaturas deixarão de ser obrigatórias. Isso significa que, para o usuário saber qual o desempenho máximo que seu laptop poderá alcançar com gráficos RTX 3000, terá que depender da boa vontade do fabricante de passar informações detalhadas sobre isso.

Tomemos como exemplo a GeForce RTX 3080. Essa GPU pode ter o TGP ajustado para algo entre 80 W e 150 W. Se o fabricante optar por um ajuste de 80 W, o notebook poderá ter desempenho inferior em determinados jogos quando comparado a um laptop com uma GPU RTX 3070 ajustada para 125 W, por exemplo.

Após a repercussão do assunto, a Nvidia explicou ao site PC Gamer que a marca Max-Q não vai desaparecer, pois, se originalmente ela indicava uma limitação de TGP, hoje ela corresponde a um conjunto de tecnologias para gráficos em notebooks finos e de alto desempenho.

A companhia explica ainda que o usuário poderá obter informações detalhadas a respeito da GPU de seu equipamento no painel de controle da própria Nvidia.

O problema é que, para o usuário que ainda não decidiu pela compra, a falta da indicação Max-Q ou Max-P poderá tornar a escolha de um notebook mais trabalhosa.

Quanto a isso, a Nvidia explicou apenas que incentiva os fabricantes a fornecerem detalhes sobre as especificações da GPU. Incentiva, não condiciona. No fim das contas, a decisão caberá a cada marca.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando