CS:GO: Danilo Avelar, do Corinthians, é banido por cometer ato racista no jogo

Danilo Avelar é banido da plataforma Coliseum.gg após ofender outro usuário em partida de Counter-Strike: Global Offensive

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 5 meses
Danilo Avelar (Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Danilo Avelar (Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Danilo Avelar, ex-jogador de futebol do Corinthians, cometeu um ato racista enquanto jogava Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), na última terça-feira (22). Hoje (23), o atleta foi banido da plataforma Coliseum.gg após ter assumido a autoria das ofensas em um post no Twitter. Já o Corinthians encerrou o contrato de Avelar com o clube.

Danilo Avelar assumiu o ato racista em CS:GO
Na partida em que a ofensa ocorreu, Avelar chamou outro jogador de “fih (filho) de rapariga preta”. No CS:GO, o atleta usava o apelido “D.A35”, mesmo nome registrado em sua conta do Steam. No Twitter, o jogador assumiu a autoria do comentário racista, se desculpando em seguida.

Danilo Avelar foi denunciado pelo usuário @obdfps (Imagem: Reprodução/Twitter @obdfps)
Danilo Avelar foi denunciado pelo usuário @obdfps (Imagem: Reprodução/Twitter @obdfps)

“Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que escrevi durante a partida não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho”, disse Avelar. “Errei, falhei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade temos que abolir qualquer forma de racismo”, concluiu.

Na mensagem, Avelar ainda alegou ter ofendido o jogador por ter sido alvo de comentários xenofóbicos. “Todos sabem que eu jogo CS:GO e, em uma das partidas, fui ofendido por um jogador estrangeiro na minha condição de brasileiro. Perdi a cabeça mas, infelizmente, piorei a situação: cometi o grave erro de escrever a um adversário uma frase de conotação racista”, falou o atleta.

Comunicado de Danilo Avelar na íntegra (Imagem: Reprodução/Twitter @DaniloAvelar)
Comunicado de Danilo Avelar na íntegra (Imagem: Reprodução/Twitter @DaniloAvelar)

Coliseum.gg baniu Danilo Avelar e o argentino “Zetta”

Após a confissão de Avelar, a Coliseum.gg publicou um comunicado dizendo que havia banido da plataforma não só Avelar, como também o argentino “Zetta”, que estava com o atleta na partida. A Coliseum.gg é uma ferramenta que permite aos jogadores encontrarem pessoas com o mesmo nível de habilidade para entrarem juntos nas partidas em games competitivos.

O Corinthians decidiu encerrar o contrato de Avelar com o clube. No Twitter, o time informou estar em contato com o atleta para “formalizar as medidas cabíveis para o encerramento do vínculo”. Em seguida, a conta se posicionou sobre o caso. “O Corinthians reafirma que repudia toda e qualquer manifestação de conotação racista, coerentemente com sua história de defesa da igualdade e da democracia”.

Nota de repúdio da Coliseum.gg (Imagem: Reprodução/Twitter @ColiseumGG)
Nota de repúdio da Coliseum.gg (Imagem: Reprodução/Twitter @ColiseumGG)

Danilo Avelar é sócio da organização Bears e-Sports
Além de jogador, Avelar é sócio da organização Bears e-Sports, que conta com uma line-up profissional de CS:GO. A Bears foi revelada no início deste ano e conta com nomes como Matheus “mawth” Gonçalves, Thiago “tifa” França e Matheus “Kaos” Nicolau. Avelar apresentou a organização em uma live do streamer Gaules. Até o momento, a Bears e-Sports não comentou sobre o caso de Avelar.

Com informações: The Enemy, Globo Esporte.

Receba mais sobre Danilo Avelar na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados