Início » Computador » Como saber o modelo da sua placa-mãe

Como saber o modelo da sua placa-mãe

Veja como saber o modelo da sua placa-mãe; essa informação pode ser importante na hora de comprar um novo hardware

Por

Conhecer o modelo da placa-mãe do seu PC é importante na hora de atualizar os drivers ou verificar a compatibilidade com um novo hardware. Felizmente, há maneiras de descobrir esses números, seja utilizando o próprio sistema operacional ou softwares específicos. Abaixo, vou te mostrar como saber o modelo da sua placa-mãe.

Placa-mãe (Imagem: Alexandre Debiève/Unsplash)
Placa-mãe (Imagem: Alexandre Debiève/Unsplash)

O que é a placa-mãe e qual sua função

A placa-mãe é uma peça essencial em qualquer computador. Ela serve para conectar e interligar todos os componentes inseridos, como o processador, memória RAM, disco rígido e placa de vídeo, por exemplo. Além de permitir a troca de informações, a placa também é responsável por alimentar alguns periféricos com a energia que recebe da fonte de alimentação.

Com a placa-mãe, todos os componentes do PC recebem a informação necessária que é gerada durante os processos realizados pelo usuário. Ou seja, cada clique que você dá registra um comando que se difunde pela peça a todos os dispositivos que devem participar daquela ação.

Em outras palavras, a placa-mãe funciona por meio de redes e caminhos que alimentam os outros componentes, tanto com energia quanto com comandos. Basicamente, ela serve como um “transmissor” de dados, sendo vital em qualquer máquina.

Por que saber o modelo da placa-mãe

Se você está pensando em atualizar seus drivers ou comprar um novo hardware para melhorar a potência do PC, como uma placa de vídeo, por exemplo, é importante saber o número de modelo da placa-mãe para evitar qualquer incompatibilidade.

Normalmente, essa informação vem na papelada do computador (ou dos componentes individuais, caso você mesmo tenha construído). Ainda assim, é sempre bom verificar se a documentação está correta. Para isso, você não precisa procurar a caixa do PC, basta utilizar ferramentas do sistema operacional ou recorrer a outros softwares.

Como saber o modelo da sua placa-mãe

  1. Aperte a tecla Windows + R para abrir o “Executar”;
  2. Digite “msinfo32” (sem aspas) e pressione “Enter”;
  3. Uma nova janela será aberta mostrando as informações do sistema. O modelo da placa-mãe estará ao lado de “Produto Baseboard” — você também pode conferir qual a versão e fabricante.

Não é tão comum, mas existe a possibilidade do Windows não exibir os dados. Se esse for o caso, você deve recorrer ao CPU-Z, que mostrará vários detalhes dos componentes. Veja abaixo:

  1. Acesse cpuid.com/softwares/cpu-z.html;
  2. Na seção “CLASSIC VERSIONS”, clique no botão “SETUP ENGLISH”;
  3. Clique em “DOWNLOAD NOW” e siga as instruções para instalar o programa;
  4. Abra o CPU-Z;
  5. Clique na aba “Mainboard” e, em “Model”, estará o modelo da placa-mãe.

Pronto, agora você já sabe como identificar o modelo da placa-mãe do seu computador.