Início » Curiosidades » Pesquisa comprova: programar em C++ gera mais xingamentos

Pesquisa comprova: programar em C++ gera mais xingamentos

Avatar Por

A mente de um programador entediado me fascina. Eu já programei na faculdade, mas fiz o básico apenas para passar na matéria. Ainda assim não consigo entender de onde o programador sem um projeto nas mãos tira inspiração para criar o que criam. Vejam por exemplo o caso do programador Andrew Vos. Ele estava entediado no final de semana passado e por isso quis descobrir qual linguagem de programação gera a maior quantidade de xingamentos entre programadores.

E descobriu: C++ leva a medalha de ouro. Para descobrir isso, Vos criou um código que rastreou quase 1 milhão de commits do repositório de projetos Github. O commit é uma área onde os programadores deixam registrados quais mudanças fizeram no código, como a implementação de novas características, remoção de outras e reparos em geral. E o Github é um dos maiores diretórios de projetos nas mais variadas linguagens de programação. O resultado foi o gráfico abaixo.

Logo atrás da C++ estão Ruby e JavaScript. O número de xingamentos cai um pouco, mas também estão presentes em códigos criados nas linguagens C, Java e Python. Veja aqui a lista completa de todos os commits com xingamentos encontrados pelo desenvolvedor.

Para deixar registrado, o rastreamento de Vos foi bem justo: ele pegou a mesma quantidade de projetos em todas as linguagens. No total, encontrou 210 xingamentos em inglês, além das expressões LOL, ROFL, WTF, OMG e ZOMG. E como bem nota um dos comentários no post do blog de Vos, nem todos os xingamentos acabam indo para o commit. "Eu programo em Python, mas xingo mais por causa do IE" disse Madigan.

PS.: Hoje é sexta-feira. Não me cobrem pesquisas ou estudos sérios. 😛

Com informações: Webmonkey. Dica do Caio Felipe via Google Reader. Valeu, batatas metálicas!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rafaelsdesouza
Uma pesquisa inútil com comentários que demonstram falta de conhecimento no ramo também... A pronúncia para C++ é C plus plus em qualquer lugar... Quanto a desenvolver soluções e colocar em prática ideias sem um projeto prévio, isto ocorre em muitos ramos diferentes e daí saem as melhores coisas...
Felipe Tomaz
E essa é a forma correta de se pronunciar. Ele está certo
Felipe Tomaz
É só saber configurar o seu editor de código
@orochichris_
eu programo em ruby e em C++...
@julianleno
uma vez em uma palestra ví o palestrante falando "Bom dia eu sou o fulano de tal e vou falar um pouco para vocês de C plus plus...." noooossa foi tão estranho (para não falar outra coisa) kkkkkkkkkk uma linguagem que o cara já chega falando "C plus plus" não deve ser boa coisa!!!! LOL
Gabriel Fernandes
O marido de minha prima é norueguês e la ele trabalha com programação em uma empresa de telecomunicações, ele pronuncia C++ como "Cê plus plus".

Eles so vem aqui ao Brasil uma vez por ano, natal em natal.... nessas conversas conversei com ele, e me disse que lá se pronuncia assim... =/
Gabriel Fernandes
Com certeza a Microsoft é o alvo numero 1.
Victor
Deve ser inveja porque a grande parte dos programadores na verdade são POGamadores(Amadores em POG) que só sabem programar em linguagens simples como Java e Python.

OBS : POG = Programação orientada a gambiarras.
jean
como se pronuncia C++?
Cê mais mais ou Cê maaaaaaaaaaaaaaaais?
Caio Furtado
HAHAHAHA EU RI MUITO!
Caio Furtado
Doritos sempre!
Caio Furtado
De fato. HAHAHA
Gabriel Bemfica
Nem sempre. Vai usar um compilador de Portugol pra você ver (eu sei que não é uma linguagem de fato, mas existe um compilador para Portugol). Se você botar um espaço a mais sem querer, o negócio já dá erro. Meu irmão é formado em ciências da computação e ótimo programador em várias linguagens, porém diz que "pra usar C tem que ser mais macho que pra mexer com cartão perfurado".
Além disso, o cara pesquisou um número igual de projetos em cada linguagem, então essa questão de "tem mais xingamentos porque tem mais gente usando" não é válido.
Gabriel Bemfica
E comendo Doritos, não se esqueça!
Gabriel Bemfica
Não tirem onda, comecei a aprender Pascal na faculdade (era engenharia, acabei largando pra entrar em outro curso), e, na engenharia mesmo, conheci alguns professores que programavam em FORTRAN (aquele que você soletra com maiúsculas, mesmo, não o Fortran 90, que é em minúsculas).
Gabriel Bemfica
MELHOR PIADA EVER!!!
Gabriel Bemfica
Também fiquei surpreso com o Ruby ali. Dizem que ele é tão bacana que chega a ser gostoso programar nele.
Matheus Oliveira
Acho que quem ganha é "Fucking Microsoft, you are kidding with me..."
Gabriel Oliva
AOEHOUAEOUAEAE. Foi mesmo, mas ainda perdeu pra Fortran.
@radrenato
Adorei essa matéria.
Programo em C ++ e xingo mais por causa da OO do que a própria linguagem xD
@nelson_integra
O Delphi é baseado no Object Pascal, uma linguagem que promove bons hábitos de programação: fortemente tipada, estruturada, orientada a objetos, exige declaração de tipos e variáveis, etc.
O Delphi também evita símbolos, que na maioria dos casos seriam evidentes e em outros seriam confusos. Exemplos: *,&,->,===,==,@,^,etc. Alguns desses símbolos podem ser necessários, mas com uma freqüência bem menor do que em outras linguagens, como a C++.
Essas características tornam o código mais legível e compreensível e reduz as chances de confusões e erros em tempo de execução, especialmente erros de conversão de tipos, erros de ponteiro, etc.
Na minha opinião, essas características fazem uma enorme diferença na hora de produzir bom código e poupar tempo com depuração de erros estranhos.
Além disso, a IDE do Delphi é muito poderosa e torna quase automática a codificação de eventos, sem perder a liberdade de fazer as alterações necessárias. Isso reduz muito a curva de aprendizagem.
timber_wolf
Quanto maior o uso, mais pessoas xingando. Se poucas utilizam, poucos xingam. Apenas cientistas da computação que entendem do que estão fazendo são capazes de programar em qualquer linguagens com C++ ou C sem xingar, pois o erro não é do computador, e sim de quem o programa.
@nelson_integra
Se o seu amigo achou Delphi ruim ou difícil, talvez seja hora dele mudar de área.
Rafael Oliveira
Eu já programei em C/C++, e naturalmente passei pro Java, e depois pro C#. Mas até hoje não gosto do Java, a linguagem parece que enrola pra fazer as coisas. Quando cheguei no C# foi um alivio rs.
Hernani
Mentira que Java não esta na liderança, linguagem chata do cacete, e olha só ao PHP lá, simples e o menos odiado hahahaha
Chris
Sim. Saiu na lista de xingamentos de 1986.
Paulo
Pois aqui quem programa em Delphi fica feliz em vez de usar Java e sua sopa de letrinhas. Aliás o Java é campeão de xingamentos onde quer que eu vá.
Guilherme macedo
Pascal está na lista??? ;) =D
Gabriel Silva
Os programadores de PHP são os mais "santos"...
@panveritrax
=D

olha O.o... como o pessoal do PHP é polido... hahahaha... =D

achei o índice da galera do Java até alto... nunca vi xingamentos em códigos O.o... oh wait!... =D

mas C/C++ é foda mesmo... =D
Matheus Wichman
Isso é comum em Ruby, se você usar a tecla TAB para identar já era o seu código, tem que usar o tecla de espaço pra identar certinho.
@gmarcio
E viva o PHP! [2]
Guilherme Carlos
Poxa, cadê o COBOL nessa lista? Haha! Garanto que estaria em primeiro! A cada sinal de compilação gera um palavrão.
@ronoel
"O commit é uma área do código" :P
@FDS13
E viva o PHP!
bawlaw
o que mais da raiva é o computador travando.. e logo em seguida vem a internet lenta.
o combo dos 2 é de jogar o monitor no chao.
Matheus Wichman
Uau! Vejo o PHP no fim do túnel acompanhado de muitos programadores felizes e tomando Coca-cola.
mingomax
Ah tb sou programador PYTHON!!!!! E tb odeio qdo escrevem PHYTON!!!!
@mingomax
Nossa bem interessante, ela não é de toda inútil não!

[]s
Rafael Oliveira
Uma coisa que me irritava no Python era a identação, quantas vezes tive que re-identar varias linhas até achar a com problema
@felipez
Maldito, foi arrumado enquanto eu postava o comentário.
@felipez
Não parece, continua errado :P "(...) Eu programo em Phyton (...)"
Fernando
Nossa, que pesquisa inútil, se pegasse uns 10% dos códigos de um amigo meu, com certeza Delphi estaria na frente! kkkkkk

[]s
Ramon Melo
Natural, Python é uma linguagem tão amigável. A grande surpresa para mim foi Ruby, não espera por essa.
@trsilva
Tchê, ainda tem um "Phyton" ali.

Mas belo post, Javascript realmente faz jus ao resultado, e Ruby não é nenhuma surpresa pra quem já se deparou com algumas porquices da linguagem =)
Rafael Silva
HAHAHAHAH!
@MendelGusmao
E depois dizem que Assembly que é de baixo nível! :P
Rafael Silva
Opa, ainda bem que você avisou. Tenho amor à minha cabeça! :)
elvis ricardo
uiehaeaiuaeh nossa os Ruby foi uma surpresa pra mim, mas python gera muito pouco massa isso =) e quanto ao C++ eu não duvido muito não uehauiheaiuheaiueahea está ai a pesquisa para comprovar =P uiheiauheaiuhea
@trsilva
Tem uma coisa que irrita alguns Pythonistas:

É quando alguém escreve "Phyton".

Escreve-se PYTHON. P, Y, T, H, O, N. Python. Escrito da maneira acima, o nome seria lido "fáiton".

Obrigado.
Micael Silva
Próxima etapa: Categorizar quais xingamentos mais frequentes para o IE.