Início » Legislação » Esse sujeito roubou um MacBook (e está sendo vigiado pelo dono) [atualizado]

Esse sujeito roubou um MacBook (e está sendo vigiado pelo dono) [atualizado]

Por
8 anos atrás

Triste é recorrer a um aplicativo para descobrir onde o seu equipamento de informática foi parar depois de ser roubado por um gatuno qualquer. Um designer americano colocou no ar um Tumblr especificamente para divulgar as atividades do bandido enquanto possui o MacBook que foi roubado em 21 de março.

Joshua Kaufman diz que o notebook foi roubado do seu apartamento em Oakland, na Califórnia. Ele até procurou a polícia, mas os oficiais dizem não ter recursos para ir atrás do bandido. No desespero, ele apelou para o aplicativo Hidden, disponível para Mac, que monitora as atividades não autorizadas no computador. Inclusive, o Hidden faz fotos de quem está usando a máquina com a iSight presente em todo Mac.

iSight fotografa suspeito de ter roubado MacBook

O This Guy Has My MacBook (Esse cara está com o meu MacBook, em tradução livre) foi a maneira encontrada pelo proprietário do aparelho para mostrar ao mundo que tem um ladrão mexendo nas suas coisas. De acordo com Kaufman, o bandido até já tentou apagar a conta dele no MacBook, provavelmente para instalar tudo novo e fingir que a máquina é sua.

Homem deleta perfil no MacBook roubado

Se alguém encontrar com esse sujeito na rua, pode avisar imediatamente o Joshua Kaufman via Twitter: @jmk. Boa sorte para ele na busca pelo tão adorado MacBook.

Hidden

Hidden é o nome do aplicativo usado por Kaufman para monitorar as atividades do bandido. Depois de assinar o serviço, que custa US$ 15 anuais com direito ao monitoramento de uma máquina, o usuário fica sabendo de tudo o que é feito com o computador a partir do momento que ele é marcado como “roubado” no site. Claro que, para isso, é necessário que o equipamento continue se conectando à internet.

O aplicativo faz capturas de tela do Mac e também fotografa a pessoa que está usando a máquina com a iSight. Em alguns casos, inclusive dá informações sobre localização geográfica, similar ao Find My iPhone que a Apple oferece para seus consumidores.

Atualização em 01.06.2011 às 09:25 | Segundo uma atualização no Tumblr criado por Joshua Kaufman, a polícia de Oakland conseguiu rastrear o ladrão pelas fotos publicadas na internet e prenderam o sujeito. O MacBook já está em poder da polícia e será devolvido ao seu verdadeiro dono. Hooray, internets!

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.