Início / TB Responde / Gadgets /

O que é MagSafe?

Você já deve ter ouvido esse nome: MagSafe; Apple reviveu no iPhone 12 marca que ficou de lado nos carregadores de Macbook

Melissa Cruz Cossetti

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Você já deve ter ouvido esse nome: MagSafe. Trata-se de uma marca da Apple que foi introduzida em 2006, em um conector de energia do MacBook Pro. A peça era conectada através de magnetismo (dando aquela sensação de puxar ao se aproximar).

Com isso, o conector ficava mantido no lugar magneticamente e, mesmo que fosse puxado, soltaria-se facilmente sem danificar o conector ou o soquete de alimentação do computador e sem dar um solavanco no Macbook, derrubando de onde estava. 

MagSafe, da Apple - Imagem: Divulgação/Apple Store

MagSafe, da Apple – Imagem: Divulgação/Apple Store

Apesar de muito útil, o MagSafe como conhecíamos foi descontinuado em todas as linhas de produtos da Apple, entre os anos de 2016 e 2019, e substituído por um conector USB-C. Contudo, o nome do encaixe magnético reviveu no iPhone 12 (2020).

Os tipos de carregadores MagSafe

Antes de falar do MagSafe no iPhone 12, vale lembrar que havia dois modelos do MagSafe. O MagSafe 1 (em dois formatos: T ou L), usado entre 2006 e 2012; e o MagSafe 2, usado de 2012 a 2015. A partir de 2016, novos carregadores já vinham com USB-C.

Você ainda encontra carregadores MagSafe à venda na própria loja da Apple, de 45 e 85 W. A diferença de um para outro, além do formato, era uma leve alteração nos pinos do conector. Se você ainda tem um Mac antigo e precisa de um Magsafe, observe isso.

Adaptador MagSafe, da Apple - Imagem: Divulgação/Apple Store

Adaptador MagSafe, da Apple – Imagem: Divulgação/Apple Store

Existe, também, um conversor de MagSafe 1 para MagSafe 2, também na Apple Store.

MagSafe no iPhone 12

Eis que, no lançamento do iPhone 12, em 2020, o MagSafe voltou totalmente novo, oferecendo um carregamento sem fio de alta potência e um novo ecossistema de acessórios que podem ser facilmente conectados ao iPhone por meio de magnetismo.

 iPhone 12 (Imagem: Apple)

MagSafe no iPhone 12 – Imagem: Apple

De acordo com a Apple, a tecnologia oferece uma experiência única para o iPhone 12, com uma série de ímãs ao redor da bobina de carregamento sem fio, otimizado para alinhamento e eficiência, que se conecta perfeitamente ao corpo do iPhone 12.

Os carregadores por indução fornecem com eficiência até 15W de energia, respeitando o padrão Qi existente. Ou seja, também podem ser usados com outros aparelhos.

MagSafe no iPhone 12 - Imagem: Apple

MagSafe Charger no iPhone 12 – Imagem: Apple

As novas soluções de carregamento com a tecnologia magnética incluem o MagSafe Charger (pequeno e redondo, que se gruda ao iPhone) e o MagSafe Duo Charger (com um estojo) para uso com iPhone e Apple Watch, além de porta-cartões e capas de silicone, couro ou transparentes que se encaixam na parte de trás do iPhone.

MagSafe no iPhone 12 - Imagem: Apple

MagSafe no iPhone 12 – Imagem: Apple

A Apple afirma que será possível comprar acessórios MagSafe de outras marcas.

A Belkin, especializada em acessórios, está entre os parceiros com novos carregadores.

MagSafe no iPhone 12 - Imagem: Apple

MagSafe no iPhone 12 – Imagem: Apple

É a hora e a vez de abandonar o velho carregador do iPhone de 5W.