O que é MagSafe?
Você já deve ter ouvido esse nome: MagSafe; Apple reviveu no iPhone 12 marca que ficou de lado nos carregadores de Macbook
Você já deve ter ouvido esse nome: MagSafe; Apple reviveu no iPhone 12 marca que ficou de lado nos carregadores de Macbook
Você já deve ter ouvido esse nome: MagSafe. Trata-se de uma marca da Apple que foi introduzida em 2006, em um conector de energia do MacBook Pro. A peça era conectada através de magnetismo (dando aquela sensação de puxar ao se aproximar).
Com isso, o conector ficava mantido no lugar magneticamente e, mesmo que fosse puxado, soltaria-se facilmente sem danificar o conector ou o soquete de alimentação do computador e sem dar um solavanco no Macbook, derrubando de onde estava.
Apesar de muito útil, o MagSafe como conhecíamos foi descontinuado em todas as linhas de produtos da Apple, entre os anos de 2016 e 2019, e substituído por um conector USB-C. Contudo, o nome do encaixe magnético reviveu no iPhone 12 (2020).
Antes de falar do MagSafe no iPhone 12, vale lembrar que havia dois modelos do MagSafe. O MagSafe 1 (em dois formatos: T ou L), usado entre 2006 e 2012; e o MagSafe 2, usado de 2012 a 2015. A partir de 2016, novos carregadores já vinham com USB-C.
Você ainda encontra carregadores MagSafe à venda na própria loja da Apple, de 45 e 85 W. A diferença de um para outro, além do formato, era uma leve alteração nos pinos do conector. Se você ainda tem um Mac antigo e precisa de um Magsafe, observe isso.
Existe, também, um conversor de MagSafe 1 para MagSafe 2, também na Apple Store.
Eis que, no lançamento do iPhone 12, em 2020, o MagSafe voltou totalmente novo, oferecendo um carregamento sem fio de alta potência e um novo ecossistema de acessórios que podem ser facilmente conectados ao iPhone por meio de magnetismo.
De acordo com a Apple, a tecnologia oferece uma experiência única para o iPhone 12, com uma série de ímãs ao redor da bobina de carregamento sem fio, otimizado para alinhamento e eficiência, que se conecta perfeitamente ao corpo do iPhone 12.
Os carregadores por indução fornecem com eficiência até 15W de energia, respeitando o padrão Qi existente. Ou seja, também podem ser usados com outros aparelhos.
As novas soluções de carregamento com a tecnologia magnética incluem o MagSafe Charger (pequeno e redondo, que se gruda ao iPhone) e o MagSafe Duo Charger (com um estojo) para uso com iPhone e Apple Watch, além de porta-cartões e capas de silicone, couro ou transparentes que se encaixam na parte de trás do iPhone.
A Apple afirma que será possível comprar acessórios MagSafe de outras marcas.
A Belkin, especializada em acessórios, está entre os parceiros com novos carregadores.
É a hora e a vez de abandonar o velho carregador do iPhone de 5W.