Início » Celular » iPhone serve para games e Android para apps, revela levantamento

iPhone serve para games e Android para apps, revela levantamento

Avatar Por

Você já parou para pensar qual é o perfil de quem usa o iPhone e de quem usa smartphone rodando Android? Um levantamento feito pela empresa Xyologic considerou as lojas de aplicativos de ambas as plataformas, cada um tendo os 150 aplicativos mais baixados mapeados em uma listagem para procurar pontos em comum. A conclusão: o iPhone serve para games enquanto o Android está mais voltado para apps normais.

Primeiro, o iPhone. Dos 150 aplicativos mais baixados, nada menos do que 100 são títulos de jogos. Tem de tudo, com produções de empresas como Ngcomo, Gameloft, Big Fish, Chilingo, Rovio (a do Angry Birds) e várias outras. No ano passado, o mesmo levantamento mostrou que 79 dos apps mais baixados eram jogos. Durante o período de um ano, o interesse por jogos parece ter aumentado na loja da Apple.

Já o Android Market teve 85 aplicativos convencionais entre os mais baixados. Os jogos figuram na lista com 65 títulos, bem menos do que no iOS. Foram 91,5 milhões de downloads de apps normais em novembro contra 33,4 milhões de jogos. Um ano antes havia ainda menos games na lista do top 150 fornecida pela Xyologic: apenas 34 jogos, com 116 apps normais.

Entre as empresas líderes em produção de apps no Android figura o Google (proprietário da plataforma), Adobe, Skype, Rovio (Angry Birds!), Yahoo, Pandora e a operadora americana Verizon, entre outros.

Alguns especialistas dizem que a Nintendo deveria apostar no iOS como plataforma de games. Por sua vez, a gigante diz que produz hardware e software dos jogos dela. Ao que parece, está perdendo o bonde, tendo em vista o interesse dos donos de iPhones em títulos de entretenimento para o smartphone.

Com informações: GigaOM

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Priw
"Não se compara". Matou as aulas de português, pelo visto. :-p
Thiago Piacenso
Falando besteira cara. o mercado de games pra smartphones cresce a cada dia. Não tem só jogos casuais não. faça sua lição de casa primeiro. o motivo dos gráficos de smartphones evoluirem são pra isso.
Thiago Piacenso
Vai chorar? tem jogo no Google play pq então?
Thiago Piacenso
Era só o q me faltava usuário de Android soltar uma pérola dessas q se quiser jogar procure um console. Puro ressentimento pq sabe que iOS é a plataforma mais visada pelos developers de games móveis. E quanto aos jogos, tá falando mais besteira q só tem jogo casual. Gameloft, Ubisoft e várias outras fazem jogos ótimos pra iPhone e a tendência é aumentar ainda mais com o aumento de tela. O choro é livre, e se a Nintendo desenvolver com a Apple cabou com o Travoid.
Thiago Sacramento
vish
Marcos
Comprem um console, nada mais.
Thássius Veloso
Maurício, acho que você entendeu errado. O levantamento fala, para ambos os sistemas, dos 150 softwares mais baixados nas respectivas lojas. Android: 85 apps convencionais; 65 jogos (total de 150) iOS: 50 apps convencionais; 100 jogos (total 150)
@mauriciomdea
Peraí, vocês mostram uma pequisa que aponta que 100 dentro das 150 apps mais baixadas para iOS são jogos. Isso dá 66,66% de jogos. Aí dizem que, na mesma pesquisa, 65 das 85 apps mais baixadas para Android também são jogos. Isso dá 76.47% de jogos. Daí vocês chegam a conclusão que usuários de iOS baixam mais jogos do que usuários de Android? Oi? Não sei se vocês mataram as aulas de matemática no colégio porque, afinal, iriam fazer ciências humanas, comunicação, jornalismo e tal, mas aqui fica uma dica: Não se comparam valores absolutos entre universos de amostragem distintos. Traduzindo para os leigos: não se comparam maçãs com laranjas.
Rodrigo Fante
"-Em informática, um vírus de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios." Qual desses "malwares" tem esse comportamento? Concordo que o Market é um ambiente de ninguém, sem dono e deixa os usuários a escura, porém vírus não existe, ainda.
Rodrigo Fante
Do seu comentário, talvez se respondesse com mais de uma linha e argumentasse ajudasse, há tempo ainda de tirar a imagem que passou.
TatoGomes
Um jogo "de verdade" pra mim é aquele que oferece todas as opções para um jogabilidade comparável a de um console portátil, por exemplo. Não sei como está essa versão portada do GTA3 (que é um jogo de muitos anos atrás, btw), então vou comentar sobre um que tenho e gosto de jogar: PES 2012 (Android) O jogo te oferece um direcional e dois botões. Você consegue, basicamente, correr, tocar, cruzar e chutar. E só. É uma evolução e tanto, de fato. Mas comparar com o jogo "de verdade" é demais pra mim. Só minha opinião, aliás. Não sou dono da verdade e nem quero ser...
TatoGomes
Espero que esse comentário bastante imbecil e hostil não tenha sido dirigido a mim. Não sei de onde vc tirou isso.
Ramon Melo
Penso exatamente a mesma coisa. :)
Ramon Melo
A tela poderia estar com defeito, o que seria um problema da unidade e não do aparelho. E se o aparelho era ruim, por que a pessoa ficou com ele? O que não faltam são bons aparelhos com Android, nas mais diversas faixas de preços possíveis. Não existe nenhum desincentivo aos jogos no Android, além, obviamente, da pirataria e da competição desleal dos apps gratuitos.
Daniel
Que não roda nem Android nem iOS. Eu jogo no meu PSP véio, versão 2003.
Daniel
Pra jogar sério com um celular desse preço prefiro esperar sair o PS Vita ou comprar um DS mesmo que sai mais barato.
Kowalski
Why? Give us more details. ;)
@iJeanCarlos
"alguns eu baixei da Android market e outros eu encontrei em sites na internet"...Ou seja,os FREE tu baixou na Android Market e os pagos vc baixou de algum site com Apps Crackeados. Desenvolvedores da plataforma Android devem sofrer.
@iJeanCarlos
Esse foi o maior OWNED! que vi em toda minha vida na internet.
@iJeanCarlos
Não,não doeu nada. Kkkk.. E sim,existe vírus para Android,porque segundo a Wikipédia: " Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de troia) e spywares são considerados malware." Agora o que me intriga,é como o Google deixa entrar tantos Apps assim sem nenhum tipo de seleção minuciosa para separa o joio do trigo. Dá pra ver que está jogado as traças.
Diego Rocha
Tentou lucrar com Ads, ao invés de cobrar pelo App? Obs: Antes que venham falar que isso não funciona, vocês pagam pra usar o Tecnoblog? Ele se sustenta com publicidade.
Renan
iOS e o melhor e ponto.
Diego Rocha
Cara, o aplicativo precisa da sua permissão pra ser instalado. Nem mesmo um aplicativo já instalado pode instalar outro sem a minha autorização. Se eu vou baixar uma calculadora e vejo que ela pede acesso aos meus contatos, minha agenda, ao GPS e a internet. Ai fica ÓBVIO que é um malware, e como eu não quero um Malware digo "Não" no diálogo de instalação. Outra coisa, "Ah, preocupação tola, Android desatualizado é o que menos existe! =)", veja mais detalhes em: http://developer.android.com/resources/dashboard/platform-versions.html
Ramon Melo
Se você está fazendo essa pergunta, é porque não sabe mesmo. Eu jogo Fruit Ninja no Kinect (excelente, BTW), mas não tenho a cara de pau de considerá-lo um "jogo de verdade" (mesmo sendo numn console). O mesmo vale para todos esses joguinhos onde só o que você precisa fazer é enfiar o dedo esporadicamente em algum lugar da tela (Angry Birds, Cut the Rope, Doodle Jump, Infinity Blade, etc). Até tem um ou outro jogo nos celulares que vão além disso e oferecem uma jogabilidade razoável (principalmente os RPGs e emuladores), mas não dá para ir além disso sem nenhum botão que ofereça resposta tátil. Imagina um Mario 3D, um Mass Effect ou um Skyrim numa tela de 3" onde seus dedos cobrem metade dela enquanto você "pressiona" um botão virtual que nem sequer oferece controle de intensidade, simplesmente impensável. E depois ainda perguntam por que a Nintendo faz questão de passar longe...
Ramon Melo
Mas aí já deixou de ser uma "microtelinha"...
Rodrigo Fante
Doeu escrever como uma pessoa civilizada? Continuando o debate, vírus? não existe no Android. Malware? sim, existe e é um problema que está começando e espero que o Google aja o quanto antes evitando que se torne um problema maior, hoje apenas alguns ataques esporádicos ocorreram. Fragmentação, problema conhecido, fato. Ninguém disse que gostamos disso, gostamos de um debate com pessoas inteligentes, que debatem, que explicam os motivos de terem uma opinião, que acrescentam algo ao tema.
@iJeanCarlos
Eu não gosto do Android,bem por isso só tenho gadgets com iOS. Porque eu não gosto? Bom,pra começar tem o incomodo de Malwares,vírus e por isso tem que ter um anti-vírus no SmartPhone,outro pontos é que a fragmentação de hardware gera uma desordem geral na Android Market,tu não sabe que Aplicativo vai funcionar em tal gadget e assim por diante,e também tem outro ponto muito importante,vc não sabe se vai poder atualizar ou não seu Android,ele não vem puro,sempre com roms da empresa que fábrica o hardware. É muito instável,travando e assim por diante... Mas se vcs,junto com vc @fabiano gostam disso,quem sou eu pra mudar a sua ideia...Tem gente que gosta de ser masoquista.
fabiano ?
Essa réplica foi desnecessária, ele não conhece o Android como o conhecemos. :P
Rodrigo Fante
Jogo de verdade é aquele que ele gosta, qualquer um que discorde é um idiota jogador casual.
Gabriel
Tenho metade dos títulos de jogos que saíram para IOS no meu Galaxy S, alguns eu baixei da Android market e outros eu encontrei em sites na internet, e todos rodam perfeitamente no celular, ate o Shadowgun, que e um jogo bastante pesado, roda muito bem no aparelho e quase todos os dias eu instalo e acho jogos interessantes, tanto no Market como na web, na minha opinião esta pesquisa e furada, tem muito jogo bom para Android e só procurar que acha!!!
Yangm
Nisso eu concordo, para desenvolver para android só sendo um gigante ou desenvolvedor de aplicativos simples. As donate keys são uma ótima sacada para softwares free, porém "revolucionários". Dois bons exemplos disso são o Titanium Backup e o Clockworkmod.
Kowalski
Boa! Nem me lembrava mais desse "jogo". Vou praticar novamente com meus 15 gatos aqui. :lol:
Alessandro Johnny
O que é "jogo de verdade" pra você? Quais são os requerimentos para um jogo ˜ser de verdade˜? Ser um GTA3? Que é a versão idêntica a versão pra PC/PS2/Xbox?
Marcio Maciel
Eu jogo no HTC Ultimate! =)
Marcio Maciel
Melhor se atualizar: o que mais tem no market do Android é malware disfarçado de calculadora que se aproveita das brechas dos Androids desatualizados para obter root sem fazer uma mísera pergunta ao usuário. Toda hora o Google corre atrás e remove dezenas de pragas do market e dos celulares. Ah, preocupação tola, Android desatualizado é o que menos existe! =)
Rodrigo Fante
Quanto argumento, olha, eu não gosto de Android, como desenvolvedor gosto menos ainda. Mas com esse tipo de comentário você não vai provar nada além de que você é um fanático cego. O Android é um bom sistema, tem seus problemas sim, mas é um bom sistema. Mais, você dizer que o Android não vai decolar desse jeito, como assim? ele já decolou, vende mais que todos os demais, seja pelos motivos que for, é um sucesso de vendas. Você não gosta do sistema? perfeito, você tem esse direito, mas explique os motivos, argumente, use o cérebro.
Rodrigo Fante
Não conheço o do Android, mas o do iPhone é muito bom, tenho mais de 40 horas de jogo no FIFA 2012 por exemplo.
@iJeanCarlos
iOS é para Apps e games,e o Android é para Vírus e instabilidade. A android Market não é boa,porque todo mundo sabe que os Droids users baixam Aplicativos piratas. E o Sistema Operacional Mobile da Google do jeito que está não decola nem se tivesse um conjunto de hardware dos computadores da Nasa dentro do Gadget.
Rodrigo Fante
Acho legal a quantidade e qualidade dos argumentos contra os usuários de iPhone, coisa linda.
@leozacche
Apontar o facho de luz para o chão e fazer o gato correr atrás não é jogo. Apesar de ser bem divertido!
Camilo
A nintendo lucra mais usado o modelo atual
@leozacche
Não é que a gente seja desprovido de inteligência... é que ela é menos requisitada, já que os nossos telefones *SÃO* inteligentes! ;-) Calma... amigo... amigo...
@leozacche
Outro detalhe é que a resposta ao toque, nos iPhones, é muito boa em todos os modelos. O mesmo não dá para dizer em todos os Android. Eu já peguei dois diferentes, de amigos, que tinha que fazer força com o dedo na tela. E eram novos! E jogar assim é impraticável. Não, não acho que ESTE seja o motivo, só acho que seja, às vezes, desincentivo a baixar jogos no Android.
Mateus
Jogo na tela 2,5'' do meu X10 Mini =( Ainda bem que irei comprar um Xperia Play em breve,dai vou jogar sério!
Kowalski
Geralmente, usuários de iPhone gostam mais de usá-lo como "videogame". Isso é uma consequência da modernidade. As fabricantes e as desenvolvedoras de sistemas se esqueceram de que a finalidade básica e principal de um telefone ou smartphone é fazer chamadas...
Rardgi
É, além de fúteis (como um amigo acima mesmo disse), usuários de iOS são desprovidos de inteligência =/
Rardgi
É, além de fúteis, usuários de iOS são desprovidos de inteligência =/
TatoGomes
Eu conheço o NFS e o PES do Android. Se o do iPhone for igual, vc está de sacanagem de querer comparar um com o outro. Só o nome é igual aos de consoles portáteis. Isso sem contar a jogabiligade, os botões, a empunhadura... Na minha visão, hoje, é incomparável.
Rodrigo Fante
Eu jogo need for speed, FIFA 2012, F1 2012, tudo no iPhone.
Rodrigo Fante
Mas claro, se todos Androids tivessem hardware para rodar esses jogos ele não seria o sistema mais vendido hoje.
Rodrigo Fante
O que ele quer dizer não é que é impossível no iOS mas que culturalmente uma plataforma tem mais esse comportamento que a outra. Como desenvolvedor que largou desenvolvimento para Android por causa da fragmentação e baixos rendimentos comparados com a App Store, não posso discordar.
Rodrigo Fante
Ou sabem se divertir melhor.
Felipe W. Smith
Ja vi gente rodando GTA 3 no Galaxy 5.... é sofrivel.... mas roda: http://www.youtube.com/watch?v=_5Fy8of7KN8
@williambraz
Tá aí a resposta. Não tem jogo bom pra Android, podem pesquisar.
TatoGomes
Pra mim, ainda existe a máxima: Jogo de celular não é jogo de verdade. Angry Birds, Fruit Ninja... Isso é tudo "evolução" do Snake. Quer jogo de verdade? Olha o PS Vita chegando aí... Olha o Nintendo 3DS bombando aí... Olha o PSP e o NDS barateando aí...
TatoGomes
Foi o "efeito TouchPad", né? Quando o preço foi reduzido para a normalidade, começou a vender.
Rafael
Existem jogos e JOGOS né...
Kowalski
Eu jogo no Nokia "lanterninha". :D
Kowalski
"Jailbreak", Professor. ;) :mrgreen:
fabiano ?
Eu uso meu smartphone da SE pra jogar e utilizar uma variedade de aplicativos, não gosto de ficar preso a uma só atividade. O mesmo potencial que o iOS tem para jogos o Android também tem - considerando obviamente suas capacidades de hardware. Hoje existem muitos smartphones que não rodam jogos legais em 3D do Android - algo notável nos comentários do Android Market... GTA, é um exemplo que chegou a um número limitados de modelos rodando o robozinho... Se todos os aparelhos Android tivessem especificações dignas de consolar a demanda dos games móveis, teriamos uma controvérsia nessa pesquisa. A Apple, pelo contrário, tem um padrão de hardware no iPad, iPhone e iPod touch... fazendo com que todos os jogos da App store rodem nos mesmos.
Caio Everton
Entendemos, você faz parte da minoria.
Diógenes
Vírus? Programas maliciosos que precisam da sua permissão para serem instalados e executados são vírus?
@yagogabriell
Geralmente o que mais tem na Appstore são coisas pagas o que leva o usuário a jogar pq é oq resta, já no Android há mais aplicativos grátis; alguns que na Apple vc tem que pagar pra usar.
Caio
Vamus todo mundo destravar o iphone ou se ñ e melhor comprar logo um android, pq aq no brasil games sem chance
Marzano
Concordo com você Bernardo, tambem tenho mais apps do que jogos no meu iPhone e iPad. Esqueceram de comentar o recorde de vírus do Android. Estranho não?
Ramon Melo
Eu sei que tem maluco para tudo, só expressei minha opinião de incredulidade.
7megas
Se você quer um pseudovideogame portátil é realmente melhor um iPhone. Os jogos bons do Android geralmente vêm de lá.
@bernardomed
Tenho LogMeIn, Dropbox, Box.Net, SugarSync, Pages, Keynote, Numbers, Photoshop, Instagram, Camera+, sem contar os de monitoramento de rede. Usuários de Android não pagam por Apps. Por isso o desenvolvedor do Instapaper decidiu abandonar a plataforma.
@bernardomed
Se houvesse mais jogos para Android além de Super Rolimã 3D e Mestres da Bola de Gude, talvez até teriam mais jogos baixados no Android.
Alessandro Johnny
O hardware de um Android é tão fragmentado e mal aproveitado que jogos não rodam como deveriam rodar. Veja o Xperia Play, por exemplo, o hardware é bem aproveitado e os jogos são testados nele, logo, temos um desempenho agradável e fluído. Não há fragmentação, é só um aparelho. Foi bem o que o Yangm disse acima, fragmentação e API. Btw, GTA3 roda até no iPhone 3GS, com desempenho arrastado, sem sombras e iluminação dinâmica. E mesmo com a Rockstar dizendo que ele não é suportado... Nos Androids, o GTA3 só funciona nos smartphones top.
@amandaclarck
Jogo no 5230. I know the feeling
C. Emanuel Laguna Jr
Nintendo gosta de ter o controle sobre a plataforma, inclusive sobre como lutar contra a pirataria: me parece que o raciocínio dela é não seguir nem de perto os passos da Sega… :-|
Pedro Moura
Os usuários de iPhone são mais fúteis...
John Dalton
Por enquanto, diga-se de passagem.
Lucas Braga
Sempre disse que a produtividade no Android é muito maior/melhor. A pesquisa acabou de confirmar isso :)
Thiago Santos
Você não quer que o pessoal do android fique jogando Tetris e Pacman, né?
Thiago Leite
Enquanto isso o 3DS atingiu a marca de 4 milhões de unidades vendidas no Japão. Tá indo mal, né?
Yangm
Eu jogo em um Siemens A57 e não reclamo do tamanho da tela.
@juninho_farias
Como a Nintendo é voltada para público casual, seria interessante produzir versões móveis das suas franquias bem sucedidas para não só o iOS mas para o Android também.
Yangm
Jaibreak, oi?
Thiago Leite
Eu jogo num Nokia 5530, que é quase metade do tamanho do iPhone 4/4S
Thiago Leite
Eu explico com uma (baseada nos droid users que eu conheço): pirataria.
jonathas
da pra jogar normalmente no ipod/iphone sem problemas cara. ainda mais quando sao jogos com giroscopio como os de corrida em que nao precisa apertar nada. apenas girar a tela eu jogo em uma tela 3.0 do xperia mini pro e nao reclamo assim
Ramon Melo
Eu ainda não consigo acreditar que alguém jogue naquela microtelinha sem nenhum botão de verdade. No iPad ainda dá para entender (fazendo um esforço, dá para jogar), mas no resto é impossível.
@oroshy
Oi?
Yangm
"Nós queremos ter uma morte sofrida igual a da Sega para ressuscitar depois com jogos mais do que saturados, como Super Mario, Mario Kart, Zelda.. Depois que nossa linha de consoles de casa e portáteis falirem nós vamos deixar de ser teimosos e vamos lucrar com outras plataformas." Palavras da Nintendo. Sobre o android ser plataforma para Apps, e iPhone a plataforma de jogos, eu explico isso com duas palavras: fragmentação e API.
Elton Khievsh
Realmente, a Nintendo deveria apostar nos jogos para iOS, mas também para Android. Quem não quer jogar um Bomberman, um Zelda, e um Mario que preste no smartphone?
Paulo
Pior que se for reparar, é bem isso que acontece mesmo. Os iPhones dos meu amigos são forrados de joguinhos, enquanto os que tem Android (eu incluso) temos dropbox, LogMeIn entre outros aplicativos.