Sucesso nos PCs de duas décadas atrás, o código-fonte do jogo Prince of Persia original agora está em um lugar de respeito: o Github. E, ainda mais, é possível baixar e compilar o jogo, se você quiser.

no meu tempo essa tela era monocromática

A história por si só já é fanstática: Jordan Mechner, o designer responsável pelo jogo lançado no começo da década de 1990, havia perdido o código-fonte original. E esse código permaneceria esquecido por um pouco mais de duas décadas, quando o pai de Jordan – compositor da trilha sonora do jogo – resolveu que já estava na hora de dar uma organizada na casa.

Dentro de caixas esquecidas em algum canto, o pai de Jordan encontrou vários discos Apple ProDOS de 3,5”. E adivinhem o que estava dentro de alguns desses discos? Isso mesmo, o código-fonte perdido do jogo!

Mas como recuperar esse código em uma mídia já esquecida pelo tempo? Jordan chamou a ajuda de algumas pessoas, conforme ele relata no GitHub (tradução livre):

Agradecimentos a Jason Scott e Tony Diaz, por extrair com sucesso o código-fonte de um disquete de 3,5” com 22 anos de idade, uma tarefa que levou um dia inteiro e uma noite,  e que não seria possível sem a incrível experiência, perseverança e bem conversada coleção de hardware antigo da Apple que Jason possui.

E o código agora está disponível para download e cópia, para quem quiser brincar. Mas vale lembrar, os direitos autorais ainda pertencem à Ubisoft, empresa que publicou o jogo.

Com Informações: TechCrunch

Nota do Editor: Uma nova edição de Prince of Persia apareceu há dois anos especialmente para usuários de iPhone. Nosso colunista de games, Izzy Nobre, tratou do assunto. ^TV

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Estudante Computacional
Nunca vou me sentir um ser humano completo enquanto não zerar esse jogo. Acho que só fui até a fase que aparace um clone do protagonista. E o tempo sempre acabava.
Roberto Lemos
Nooossa! Me lembro certinho quando jogava Prince of Persia no meu PC 486! Com certeza vou dar uma olhada no código fonte, para tentar melhorar ainda mais as coisas nesse jogo fantástico! Parabéns a todo pessoal do tecnoblog =)
@LBKatan
Antes de ler eu estava "méh..." (Não achem que eu estou desmerecendo o jogo, por favor. Mas era "só mais um código fonte") Mas depois, fiquei profundamente impressionado. A forma como isso foi achado e recuperado já é incrível! Só isso já valeu a notícia. \o/
G.Holmes
Olha, Assembly geralmente se compila no prompt de comando pra quem usa Windows, através do comando "cmd", porém não funciona no Windows 7 64bits se não me engano. Tem que usar uma máquina virtual. Enfim, odeio Assembly. SALVE O JAVA!!
Zarohpyel Nefilim (@rodrigorsena)
Obrigado Tecnoblog, eu ia para uma festinha hoje de tarde, mas cancelaram, em vez de beber vou mexer com Assembly!!!!!!!
carol_kellerman
Um classico. Vou tentar fazer uns mods! hahhahahahaah Tentarei por a cara do demostenes/cachoeira nos inimiigos
gokernel
oba, diversão para o final de semana !!! Cara, valeu mesmo pela dica, brigadaaaaaaaaao !!!
Tiago Gabriel
Mais um motivo para não jogar meu floppy fora, vai que aparece mais algum código pra recuperar... :D
Vitor
Alguém sabe como compila isso pra poder rodar no windows?
@thiago_citeli
Alguém ai conseguiu compilar o código fonte no assembler?
@jeloyalmajid
Quem diria, hein! Tenho o código fonte do melhor dos games da década de 90. o/ Eu amo Assembly!!!!!!!!!!!!!!!
Gus Fune
Vale lembrar que Jordan Mechner foi um dos primeiros a conseguir usar com sucesso a técnica da Rotoscopia em um game. Roto what? Sabe as animações fluidas de personagens? Basicamente é feita uma filmagem dos movimentos pra entrar no jogo, e dai é desenhado por cima do filme quadro a quadro pra se ter o resultado desejado. Trabalheira não?
Rodrigo Timpani
Jogo de respeito :D
Leandro Alonso
Nossa, em Assembly! :O
Yangm