Gradiente ressuscita e lança Oz, um tablet Android para crianças

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

Quem se lembra da Gradiente? Os mais novos talvez não se recordem, mas ela era uma marca brasileira até bem conceituada e além de ser uma das responsáveis pela Nintendo no Brasil, produzia vários eletrônicos como TVs, aparelhos de som e até mesmo computadores. Depois de passar por um tenebroso período que começou em 2007, a marca retorna ao mercado ao lançar um tablet Android destinado ao público infantil.

Ele se chama Tablet Oz Meu Primeiro Gradiente, com tela capacitiva de 8 polegadas e Android Gingerbrad 2.3.1. As especificações são bem simples: processador de 1 GHz, câmera (frontal apenas) de 2 MP e capacidade para filmar em alta resolução, saída HDMI, porta mini USB e tem memória interna de 4 GB, expansíveis para até 32 GB com cartão de memória SD. O tablet é destinado para crianças a partir de 3 anos e vem com diversos aplicativos pré-instalados.

O aparelho acompanha uma caneta stylus, e dentre os vários aplicativos embutidos, se destacam o do Cartoon Network, Galinha Pintadinha, Cocoricó e os leitores de e-book da Saraiva e Gato Sabido. A marca reforça que os pais também podem utilizar o tablet, que tem navegador web. O Oz também possui aplicativos de portais o UOL, bem como o Nimbuzz, aplicativo de bate-papo por texto.

Uma função interessante é o controle parental já implementado no dispositivo. Os pais preocupados podem acompanhar as ações dos filhos, bem como restringir o acesso à determinadas aplicações. Ao que tudo indica o tablet não possui acesso ao Google Play, mas conta com uma loja de aplicativos própria. No vídeo de apresentação é notável a presença de títulos como Angry Birds, Cut the Rope, Talking Tom Cat e até mesmo Opera Mini.

O tablet já está disponível para venda na loja online da Gradiente, e custa R$ 999. Acho caro, principalmente com a queda de preços desde o lançamento do novo iPad no mercado brasileiro. O tablet é preto, mas ele é vendido com uma capa na cor rosa e que eu acho que tem um certo editor aqui que vai gostar com certeza.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados