Arquivo Celular

Google ativa atualizações incrementais de apps no Android

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Durante o Google I/O foram demonstradas algumas das novidades do Android que seriam implementadas não só na então futura versão, o 4.1 Jelly Bean, como nas demais versões. Uma dessas novidades é a atualização incremental (ou ‘Delta’) de aplicativos, que permite que os programas sejam atualizados sem a necessidade de se baixar a versão nova inteira. Essa funcionalidade, pelo que parece, foi ativada na tarde de ontem.

O Android Police notou a mudança e diz que chegou com as atualizações 3.8.15 e 3.7.15 da Play Store, que dá acesso à loja de de aplicativos. E eles também citam exemplos: o Instagram para Android (que por sinal foi atualizado ontem) tem 13 MB mas foram baixados apenas 3 MB e o leitor de PDFs ezPDF Reader que tem 6,43 MB foi atualizado depois de ter baixado entre 2,7 e 3 MB da rede.

O vídeo abaixo, gravado pelo Android Police, mostra quatro aplicativos sendo atualizados usando os Delta Updates. Nele também é mostrado o que parece ser um bug fácil de resolver: a barra de progresso da atualização mostra o tamanho inteiro do aplicativo, não só o que está sendo baixado.


(Vídeo no YouTube)

A óbvia e grande vantagem dessa novidade para os usuários do Android é a rapidez de atualização dos aplicativos. E isso também será bom para as operadoras de telefonia, para desafogar suas redes de dados. Em suma, todos ganham, ninguém perde.

Ao que parece as atualizações Delta estão ligadas aos servidores do Google e à nova Play Store, então há uma alta probabilidade de todos os celulares com o sistema terem recebido essa funcionalidade. Mas entramos em contato com a assessoria de imprensa do Google só para confirmar e atualizaremos o post quando receber uma resposta.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque