Microsoft revela novos recursos do Windows Phone 8

Apollo tem nova tela inicial e captura screenshots nativamente.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A Microsoft revelou os novos recursos que estarão presentes no Windows Phone 8. Além do suporte aos processadores de múltiplos núcleos e a mudança do kernel, anunciados anteriormente numa conferência para desenvolvedores, a empresa de Redmond divulgou melhorias no aplicativo de câmera e revelou que o Apollo poderá capturar screenshots nativamente.

Joe Belfiore, diretor da divisão de Windows Phone, subiu ao palco em Nova York para tweetar a primeira screenshot pública do Windows Phone 8. A imagem, hospedada no SkyDrive, mostra a nova tela inicial do sistema, que será capaz de exibir blocos dinâmicos em diferentes tamanhos e está disponível em mais cores.

Aplicativo de câmera do Windows Phone tem novas ferramentas

O recurso de screenshot nativo já estava sendo especulado há meses. Agora, será possível capturar a tela sem aquelas gambiarras usadas na versão anterior. Para isso, basta pressionar simultaneamente as teclas Home e Power, mesma combinação adotada no iOS. A imagem será gravada num álbum específico do hub de fotos do sistema.

O aplicativo de câmera ganhou novas funcionalidades. No Apollo, as fotos poderão ser enviadas automaticamente em alta resolução para o SkyDrive. A tecnologia do PhotoSynth, aplicativo que tira fotos panorâmicas, agora está integrada ao sistema por meio do Lens, que reúne algumas ferramentas de terceiros para melhorar as imagens.

Lens são ferramentas para criar e melhorar fotos no Windows Phone

Um dos aplicativos da câmera é o Blink Lens, desenvolvido pela própria Microsoft, que captura várias fotos da pessoa e escolhe automaticamente a melhor delas. Em conjunto com o Nokia Lumia 920, que traz câmera PureView, o resultado deverá ser bem satisfatório. Também há o Smart Shoot, que analisa e remove objetos indesejados na imagem, além do Cinemagraph, uma ferramenta que cria imagens animadas, como o Cinemagram.

O Windows Phone 8 será lançado em vários smartphones no último trimestre do ano. A Samsung já anunciou seu topo de linha Ativ S na semana passada. A Nokia mostrou hoje dois novos membros com Apollo: o Lumia 820 e o Lumia 920. Em breve, a HTC também deverá entrar no bolo. Como dissemos ontem, o mês de setembro promete muitos lançamentos de smartphones.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados